Questões de Língua Portuguesa da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No texto, não se provoca erro ou alteração de sentido ao se:

  • A.

    Inserir uma vírgula antes e outra depois da expressão “em tese” (1º§).

  • B.

    Inserir uma vírgula depois da expressão “em tese” (1º§).

  • C.

    Colocar “é em tese” entre vírgulas. (1º§).

  • D.

    Eliminar a vírgula depois da palavra “funcionar”. (1º§).

  • E.

    Colocar uma vírgula depois do termo “conclusão” em “A conclusão é que o problema não está no eleitorado.” (3º§).

Em “Isso foi dito, em 1977, por K. Olsen” (1º§), “Cava-se um túmulo para as editoras e livrarias” (6º§), “Vão-se os anéis” (6º§) e “Abre-se uma caixa de Pandora fascinante?” (6º§), tem-se, respectivamente:

  • A.

    Voz ativa, voz passiva, voz ativa, voz passiva.

  • B.

    Voz passiva, voz passiva, voz ativa, voz passiva.

  • C.

    Voz ativa, voz ativa, voz passiva, voz ativa.

  • D.

    Voz passiva, voz passiva, voz passiva, voz passiva.

  • E.

    Voz passiva, voz ativa, voz ativa, voz ativa.

A expressão “rios de dinheiro” (3º§) é um exemplo de:

  • A.

    Hipérbole.

  • B.

    Catacrese.

  • C.

    Prosopopeia.

  • D.

    Pleonasmo.

  • E.

    Elipse.

A expressão destacada está corretamente analisada em:

  • A.

    “cortou-se o mal pela raiz” (2º§) (agente da passiva)

  • B.

    “só podiam eleger e ser eleitos os ‘homens bons’” (2º§) (objeto direto)

  • C.

    “a mais sujeita à manipulação” (1º§) (objeto indireto)

  • D.

    “exige crítica” (1º§) (sujeito)

  • E.

    “No período colonial” (2º§) (adjunto adverbial de tempo)

O sentido original do texto e a correção gramatical serão mantidos se substituirmos:

  • A. “Diferentemente da universidade, que faz parte da democracia das oportunidades desiguais”. Analogamente à universidade, que faz parte da democracia das oportunidades desiguais.
  • B. “A riqueza intelectual da universidade fica prejudicada pela exclusão de talentos não desenvolvidos e pela acomodação diante da falta de concorrência entre todos”. A exclusão de talentos não desenvolvidos e a acomodação diante da falta de concorrência entre todos prejudicam a riqueza intelectual da universidade.
  • C. “O futebol é o setor das oportunidades iguais, por isso é eficiente”. O futebol é o setor das oportunidades, pois é eficiente.
  • D. “A escola é o ninho onde se constrói a democracia, oferecendo oportunidades iguais a todos”. A escola é o ninho o qual se constrói a democracia, oferecendo oportunidades iguais a todos.
  • E. “Oferecendo oportunidades iguais a todos”. Oferecendo oportunidades iguais à todos.

No trecho “Diferentemente da universidade, que faz parte da democracia das oportunidades desiguais, o futebol é uma atividade de oportunidades iguais”, as vírgulas foram usadas para:

  • A. Separar orações subordinadas adverbiais.
  • B. Separar o adjunto adverbial e a ele dar ênfase.
  • C. Separar orações subordinadas substantivas.
  • D. Isolar uma oração subordinada adjetiva explicativa.
  • E. Separar uma oração substantiva anteposta à principal.

A correção gramatical do texto será mantida caso se substitua o trecho “onde se constrói a democracia” por:

  • A. onde se constrói as democracias.
  • B. onde se constroem a democracia.
  • C. onde constroem-se a democracia.
  • D. onde a democracia constroem-se.
  • E. onde a democracia é construída.

A substituição do segmento grifado pelo pronome está feita de modo INCORRETO em:

  • A. “o privilégio de acessar o caminho da universidade” = o privilégio de acessá-lo.
  • B. “no final têm que saltar o muro do vestibular” = no final têm que saltar-lhe.
  • C. “ficam impedidos de desenvolver seus talentos” = ficam impedidos de desenvolvê-los.
  • D. “perdendo a proteção de escolas especiais desde a infância” = perdendo-a desde a infância.
  • E. “Injusta porque usa seus recursos” = injusta porque os usa.

Nos trechos: “Desde cedo, toda e qualquer criança das cidades brasileiras, desde que alimentada” e, “O futebol é o setor das oportunidades iguais, por isso é eficiente”, as expressões destacadas indicam, respectivamente ideias de:

  • A. Tempo, condição, conclusão.
  • B. Tempo, tempo, conclusão.
  • C. Condição, condição, explicação.
  • D. Tempo, condição, explicação.
  • E. Condição, condição, tempo.

Assinale a alternativa na qual a modificação da frase do texto “É como se houvesse dois caminhos” resulta em concordância que atende à norma culta:

  • A. É como se pudessem haver dois caminhos.
  • B. É como se houvessem dois caminhos.
  • C. É como se pudesse existir dois caminhos.
  • D. É como se existissem dois caminhos.
  • E. É como se pudesse existirem dois caminhos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...