Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Leia o texto para responder às questões 07 e 08.

Em relação às estruturas e às idéias do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O emprego do futuro do pretérito em "resultaria"( l.1) indica que o fenômeno a que essa forma verbal se refere está impedido de ocorrer.

  • B.

    As vírgulas após "felicidade"(l.1) e "temporal"( l.2) estão sendo empregadas para isolar uma oração de natureza restritiva.

  • C.

    Considerando-se as estruturas oracionais implícitas, as expressões "privatizada"(l.6) e "êxito pessoal"(l.7) têm a mesma função sintática.

  • D.

    A expressão "A vida já não se move por ideais..."( l.7 e 8) tem como pressuposta a idéia de que a vida, anteriormente, se movia por ideais.

  • E.

    A forma verbal "prometem"(l.17) está no plural para concordar com "tribulações"(l.15).

Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.

  • A. O emprego de "mas também"(l.2 e 3) está sintática e semanticamente vinculado ao emprego de "não ... apenas"(l.1).
  • B. Em "se abateu"(l.4 e 5) a próclise é indicada pela presença do "que" antecedente.
  • C. Caso a expressão "O corpo político"(l.7 e 8) vá para o plural, estaria gramaticalmente correto manter a expressão "havia mudado" no singular, pois o verbo haver é impessoal.
  • D. A expressão "Não levar em conta"(l.8) pode ser substituída por Desconsiderar, sem prejuízo para a correção e o sentido geral do texto.
  • E. A preferência pela forma verbal seria no lugar de "era"(l.9) mantém a correção gramatical do texto.

Leia o texto para responder às questões 03 e 04.

Em relação ao texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A substituição de "no qual"(l.3 e 4) por em que prejudicaria a correção gramatical e a coesão do texto.

  • B.

    Em "reduz-se"(l.6), o "se" é índice de indeterminação do sujeito.

  • C.

    Em "a um joguete"(l.6), a presença da preposição é exigida pela regência da palavra "joguete".

  • D.

    A expressão "o seu avesso"(l.10) refere-se ao antecedente "arte".

  • E.

    Infere-se do texto que as palavras "palilalia"( l.19), "logorréia"(l.20) enfatizam, pejorativamente, características negativas dos discursos a que se referem.

Leia o texto para responder às questões 03 e 04.

Assinale a opção em que a substituição proposta para o trecho sublinhado prejudica a correção gramatical do texto.

  • A.

    Livro tem começo, meio e fim, do mesmo modo que a vida.(l.1 e 2)

  • B.

    nem projetos, e, nessas condições, a vida reduz- se... (l. 5 e 6)

  • C.

    Diante dessas considerações, podemos compreender que, sem literatura, (l.16)

  • D.

    tudo explica, mas quase nada justifica, (l.18 e 19)

  • E.

    o que nos condenariam à (l.21)

Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As orações interrogativas do texto correspondem às seguintes afirmações:

    • Para a formação da nossa cultura foram imprescindíveis a matemática de Pitágoras, a geometria de Euclides, a filosofia de Sócrates, Platão e Aristóteles.

    • O teatro de Sófocles, Eurípedes e Ésquilo foi imprescindível para a configuração da teoria de Freud.

  • B.

    O trecho focaliza como direção argumentativa principal a idéia de que o livro de natureza literária é inadequado para o empreendimento epistemológico, ou seja, para o estudo dos postulados, conclusões e métodos das teorias e práticas em geral, avaliadas em sua validade cognitiva e em suas relações com a sociedade e a história.

  • C.

    O emprego da primeira pessoa em "nos dá" (l.5 e 6) e em "nossa cultura"(l.8) confere ao trecho um aspecto interativo em relação ao leitor, inserindo- o no texto.

  • D.

    Mantém-se a correção gramatical do texto substituindo-se o ponto-final após "divina"(l.15) por vírgula e colocando-se a conjunção aditiva subseqüente em minúscula.

  • E.

    Conforme a informação original do texto, subentende- se após a primeira conjunção "e" (l.19) a idéia expressa por qualquer uma das seguintes expressões: em conseqüência, em decorrência disso, então, por causa disso, imediatamente.

Leia o texto para responder às questões 03 e 04.

Em relação ao texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A substituição de "no qual"(l.3 e 4) por em que prejudicaria a correção gramatical e a coesão do texto.

  • B.

    Em "reduz-se"(l.6), o "se" é índice de indeterminação do sujeito.

  • C.

    Em "a um joguete"(l.6), a presença da preposição é exigida pela regência da palavra "joguete".

  • D.

    A expressão "o seu avesso"(l.10) refere-se ao antecedente "arte".

  • E.

    Infere-se do texto que as palavras "palilalia"( l.19), "logorréia"(l.20) enfatizam, pejorativamente, características negativas dos discursos a que se referem.

Assinale a frase do texto que constitui uma oração sem sujeito.

  • A.

    O direito nada pode sem a ética.

  • B.

    [....] não pode haver paz sem justiça.

  • C.

    Toda regra de Justiça envolve amor.

  • D.

    que resume [...] a verdadeira idéia da convivência entre os homens.

  • E.

    [...] em seu mais amplo sentido [...]

Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O emprego de verbos na primeira pessoa do plural confere ao texto maior interação com o leitor.

  • B.

    A utilização da expressão "não é mole"(l.6) confere um certo grau de informalidade ao texto.

  • C.

    Em "desistir do que"(l.7) e em "do que é apenas"( l.8) o "do" é combinação de preposição e pronome e pode ser substituído por daquilo sem prejuízo para a correção do texto.

  • D.

    O emprego de "apenas"(l.8) intensifica a idéia de que "razoável"(l.8) é noção qualitativamente inferior a "certo e racional"(l.7e 8).

  • E.

    Pelos sentidos do texto, "reforço retórico"(l.10 e 11) é o oposto de "dose extra de declarações de intenções e de princípios"(l.11 e 12).

Nas questões 08, 09 e 10, baseadas em Antenor Nascimento, indique o conjunto de itens que substitui com propriedade e correção as lacunas do texto.

___________ frouxa existente até 1930, ___________ o chefe regional muitas vezes ______________ impunemente o presidente da República, deu lugar ___________ uma em que o poder da Capital passou a ser _______________.

 

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale o que apresenta problema de regência.

  • A. Entre a crise econômica mundial de 1930 e o fim da Segunda Guerra, no espaço aberto pela luta entre as Grandes Potências, o Brasil adotou políticas que acabaram fortalecendo o estado central e a sua economia nacional.
  • B. Sua margem de autonomia, entretanto, foi pequena e curta, e, em 1938, o Brasil já havia se alinhado à nova liderança mundial norte-americana
  • C. Do ponto de vista econômico, contudo, a resposta a crise dos anos 30 obrigou o Brasil a um protecionismo pragmático, para enfrentar o problema da escassez de divisas.
  • D. Esse procedimento acabou estimulando um processo quase espontâneo de "substituição de importações".
  • E.

    dustrialização, mas que acabou enfrentando limites claros e imediatos, que só foram superados quando a restrição externa deu origem, a partir de 1937/38, a um projeto de industrialização liderado pelo Estado e voltado para o mercado interno.

    (Adaptado de José Luís Fiori Brasil: Inserção Mundial e Desenvolvimento)

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