Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto para responder às questões 07 e 08.
Em relação às estruturas e às idéias do texto, assinale a opção correta.
O emprego do futuro do pretérito em "resultaria"( l.1) indica que o fenômeno a que essa forma verbal se refere está impedido de ocorrer.
As vírgulas após "felicidade"(l.1) e "temporal"( l.2) estão sendo empregadas para isolar uma oração de natureza restritiva.
Considerando-se as estruturas oracionais implícitas, as expressões "privatizada"(l.6) e "êxito pessoal"(l.7) têm a mesma função sintática.
A expressão "A vida já não se move por ideais..."( l.7 e 8) tem como pressuposta a idéia de que a vida, anteriormente, se movia por ideais.
A forma verbal "prometem"(l.17) está no plural para concordar com "tribulações"(l.15).
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
Leia o texto para responder às questões 03 e 04.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
A substituição de "no qual"(l.3 e 4) por em que prejudicaria a correção gramatical e a coesão do texto.
Em "reduz-se"(l.6), o "se" é índice de indeterminação do sujeito.
Em "a um joguete"(l.6), a presença da preposição é exigida pela regência da palavra "joguete".
A expressão "o seu avesso"(l.10) refere-se ao antecedente "arte".
Infere-se do texto que as palavras "palilalia"( l.19), "logorréia"(l.20) enfatizam, pejorativamente, características negativas dos discursos a que se referem.
Leia o texto para responder às questões 03 e 04.
Assinale a opção em que a substituição proposta para o trecho sublinhado prejudica a correção gramatical do texto.
Livro tem começo, meio e fim, do mesmo modo que a vida.(l.1 e 2)
nem projetos, e, nessas condições, a vida reduz- se... (l. 5 e 6)
Diante dessas considerações, podemos compreender que, sem literatura, (l.16)
tudo explica, mas quase nada justifica, (l.18 e 19)
o que nos condenariam à (l.21)
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
As orações interrogativas do texto correspondem às seguintes afirmações:
Para a formação da nossa cultura foram imprescindíveis a matemática de Pitágoras, a geometria de Euclides, a filosofia de Sócrates, Platão e Aristóteles.
O teatro de Sófocles, Eurípedes e Ésquilo foi imprescindível para a configuração da teoria de Freud.
O trecho focaliza como direção argumentativa principal a idéia de que o livro de natureza literária é inadequado para o empreendimento epistemológico, ou seja, para o estudo dos postulados, conclusões e métodos das teorias e práticas em geral, avaliadas em sua validade cognitiva e em suas relações com a sociedade e a história.
O emprego da primeira pessoa em "nos dá" (l.5 e 6) e em "nossa cultura"(l.8) confere ao trecho um aspecto interativo em relação ao leitor, inserindo- o no texto.
Mantém-se a correção gramatical do texto substituindo-se o ponto-final após "divina"(l.15) por vírgula e colocando-se a conjunção aditiva subseqüente em minúscula.
Conforme a informação original do texto, subentende- se após a primeira conjunção "e" (l.19) a idéia expressa por qualquer uma das seguintes expressões: em conseqüência, em decorrência disso, então, por causa disso, imediatamente.
Leia o texto para responder às questões 03 e 04.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
A substituição de "no qual"(l.3 e 4) por em que prejudicaria a correção gramatical e a coesão do texto.
Em "reduz-se"(l.6), o "se" é índice de indeterminação do sujeito.
Em "a um joguete"(l.6), a presença da preposição é exigida pela regência da palavra "joguete".
A expressão "o seu avesso"(l.10) refere-se ao antecedente "arte".
Infere-se do texto que as palavras "palilalia"( l.19), "logorréia"(l.20) enfatizam, pejorativamente, características negativas dos discursos a que se referem.
Assinale a frase do texto que constitui uma oração sem sujeito.
O direito nada pode sem a ética.
[....] não pode haver paz sem justiça.
Toda regra de Justiça envolve amor.
que resume [...] a verdadeira idéia da convivência entre os homens.
[...] em seu mais amplo sentido [...]
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
O emprego de verbos na primeira pessoa do plural confere ao texto maior interação com o leitor.
A utilização da expressão "não é mole"(l.6) confere um certo grau de informalidade ao texto.
Em "desistir do que"(l.7) e em "do que é apenas"( l.8) o "do" é combinação de preposição e pronome e pode ser substituído por daquilo sem prejuízo para a correção do texto.
O emprego de "apenas"(l.8) intensifica a idéia de que "razoável"(l.8) é noção qualitativamente inferior a "certo e racional"(l.7e 8).
Pelos sentidos do texto, "reforço retórico"(l.10 e 11) é o oposto de "dose extra de declarações de intenções e de princípios"(l.11 e 12).
Nas questões 08, 09 e 10, baseadas em Antenor Nascimento, indique o conjunto de itens que substitui com propriedade e correção as lacunas do texto.
___________ frouxa existente até 1930, ___________ o chefe regional muitas vezes ______________ impunemente o presidente da República, deu lugar ___________ uma em que o poder da Capital passou a ser _______________.
Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale o que apresenta problema de regência.
dustrialização, mas que acabou enfrentando limites claros e imediatos, que só foram superados quando a restrição externa deu origem, a partir de 1937/38, a um projeto de industrialização liderado pelo Estado e voltado para o mercado interno.
(Adaptado de José Luís Fiori Brasil: Inserção Mundial e Desenvolvimento)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...