Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas questões de 55 a 57, assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
1
2
3
4
5
As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.
A pontuação está inteiramente adequada na frase:
Para evitar fraudes, serão fotografados, todos os candidatos que pretendem beneficiar-se das cotas segundo as regras anunciadas pela UnB.
Manobra que raramente dá certo, é a de que se pode reparar uma injustiça por meio de outra, eis a filosofia, por trás das cotas.
No campo da genômica, já se avançou o suficiente para provar que entre dois indivíduos brancos pode haver mais diferenças que entre um branco e um negro.
A Folha acha, que até mesmo a discriminação positiva, não deixa de ser um tipo de preconceito, não devendo portanto, funcionar como critério de seleção.
Afinal; trata-se ou não de se avaliar "pureza racial", se o critério a ser seguido é o de tirar fotografia; e isso num país com uma grande massa de mestiços.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Nas questões 08, 09 e 10, baseadas em Antenor Nascimento, indique o conjunto de itens que substitui com propriedade e correção as lacunas do texto.
Quando Getúlio Vargas chegou ao Rio de Janeiro, _________ de um exército revolucionário, no final de outubro de 1930, tomou posse como presidente de um recanto _________ e esquecido da América do Sul. Tinha 47 anos. A economia brasileira _______________ na produção e exportação de café. O que havia _____________ revolução social era apenas a lembrança de uma agitação pouco importante que ficou conhecida como a Marcha da Coluna Prestes. No trem militar que o levou do Rio Grande do Sul às portas da Capital Federal, Getúlio usava uniforme cáqui e revólver na cintura, uma roupa que se adequava _____________ dos heróis da época, os tenentes da década de 20.
Leia o seguinte texto para responder às questões 01 e 02.
Assinale a substituição que preserva a correção gramatical e a coerência do texto.
"só"(l.3) -> apenas
"entender-se"(l.4) -> entender
"a partir"(l.10) -> na origem
"mover"(l.11) -> moverem
"muito mais"(l.12) -> sobretudo
Marque a letra que não substitui com correção o item correspondente no texto.
esta é
consensuais
fazem
espécime
Ao Brasil se lhe depara
Assinale a opção que apresenta erro de morfologia, grafia das palavras ou emprego de vocabulário inadequado.
O achatamento salarial beneficia fortemente as corporações transnacionais. Elas conseguem pagar cada vez menores salários, lucrar cada vez mais e remeter mais lucros para o exterior, empobrecendo o nosso País dia a dia.
(Fernando Siqueira, Para Gerar Emprego e Desenvolvimento)
É relevante(1) o fato de que (2), na idade de ouro do capitalismo, nos 25 anos do pós-guerra, entre os países industrializados, de cada (3) dez empregos criados, seis o (4) eram no setor público. Essa informação não deve surpreender, não obstante (5) a principal característica do estado de bem-estar social é a existência de um serviço público de qualidade e em quantidade suficiente.
(Adaptado de J. Carlos de Assis, A Crise da Economia enquanto Crise do Trabalho)
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Seria gramaticalmente correta, sem necessidade de outras alterações no texto, a substituição de
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
Leia o texto abaixo para responder às questões 03 e 04.
Assinale a opção em que, de acordo com a organização do texto, a relação entre os pronomes e os nomes está incorreta.
"aquele"(l.1) remete a "século XX"(l.1)
"que"(l.1) remete a "século XX"(l.1)
"-se"(l.2) remete a "pensamento"(l.2)
"que"(l.9) remete a "círculo hermenêutico"(l.8 e 9)
"sua"(l.11) remete a "interpretação"(l.9)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...