Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nas questões de 55 a 57, assinale a opção que corresponde a erro gramatical.

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.

A pontuação está inteiramente adequada na frase:

  • A.

    Para evitar fraudes, serão fotografados, todos os candidatos que pretendem beneficiar-se das cotas segundo as regras anunciadas pela UnB.

  • B.

    Manobra que raramente dá certo, é a de que se pode reparar uma injustiça por meio de outra, eis a filosofia, por trás das cotas.

  • C.

    No campo da genômica, já se avançou o suficiente para provar que entre dois indivíduos brancos pode haver mais diferenças que entre um branco e um negro.

  • D.

    A Folha acha, que até mesmo a discriminação positiva, não deixa de ser um tipo de preconceito, não devendo portanto, funcionar como critério de seleção.

  • E.

    Afinal; trata-se ou não de se avaliar "pureza racial", se o critério a ser seguido é o de tirar fotografia; e isso num país com uma grande massa de mestiços.

Nas questões 08, 09 e 10, baseadas em Antenor Nascimento, indique o conjunto de itens que substitui com propriedade e correção as lacunas do texto.

Quando Getúlio Vargas chegou ao Rio de Janeiro, _________ de um exército revolucionário, no final de outubro de 1930, tomou posse como presidente de um recanto _________ e esquecido da América do Sul. Tinha 47 anos. A economia brasileira _______________ na produção e exportação de café. O que havia _____________ revolução social era apenas a lembrança de uma agitação pouco importante que ficou conhecida como a Marcha da Coluna Prestes. No trem militar que o levou do Rio Grande do Sul às portas da Capital Federal, Getúlio usava uniforme cáqui e revólver na cintura, uma roupa que se adequava _____________ dos heróis da época, os tenentes da década de 20.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Leia o seguinte texto para responder às questões 01 e 02.

Assinale a substituição que preserva a correção gramatical e a coerência do texto.

  • A.

    "só"(l.3) -> apenas

  • B.

    "entender-se"(l.4) -> entender

  • C.

    "a partir"(l.10) -> na origem

  • D.

    "mover"(l.11) -> moverem

  • E.

    "muito mais"(l.12) -> sobretudo

Marque a letra que não substitui com correção o item correspondente no texto.

  • A.

    esta é

  • B.

    consensuais

  • C.

    fazem

  • D.

    espécime

  • E.

    Ao Brasil se lhe depara

Assinale a opção que apresenta erro de morfologia, grafia das palavras ou emprego de vocabulário inadequado.

  • A. É possível gerar desenvolvimento em curto prazo. O ganho real de salários aumenta o consumo. Logo, o comércio cresce e gera empregos. A indústria, reativada, gera mais empregos. Os serviços aumentam e criam empregos.
  • B. Novos empregos geram consumo e, então, está formada a aspiral desenvolvimentista do crescimento sustentado.O reverso da medalha é que o achatamento salarial representa uma queda brutal na economia do país
  • C. Uma das estratégias do neoliberalismo é manter alto o nível de desemprego para que os trabalhadores percam, entre outros, o poder de pressão e de negociação, os salários baixem e o lucro das empresas aumente.
  • D. Achatar salários significa concentrar renda. O Brasil é hoje um dos países mais injustos e de maior concentração de renda do mundo.
  • E.

    O achatamento salarial beneficia fortemente as corporações transnacionais. Elas conseguem pagar cada vez menores salários, lucrar cada vez mais e remeter mais lucros para o exterior, empobrecendo o nosso País dia a dia.

    (Fernando Siqueira, Para Gerar Emprego e Desenvolvimento)

É relevante(1) o fato de que (2), na idade de ouro do capitalismo, nos 25 anos do pós-guerra, entre os países industrializados, de cada (3) dez empregos criados, seis o (4) eram no setor público. Essa informação não deve surpreender, não obstante (5) a principal característica do estado de bem-estar social é a existência de um serviço público de qualidade e em quantidade suficiente.

(Adaptado de J. Carlos de Assis, A Crise da Economia enquanto Crise do Trabalho)

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Seria gramaticalmente correta, sem necessidade de outras alterações no texto, a substituição de

  • A. (l.2) "latino-americanos" por latinoamericanos
  • B. (l.5) "em que" por em cujos
  • C. (l.6) "sua" por uma
  • D. (l.12) "não dispunham" por não dispunha
  • E. (l.18) "defendido" por defendida

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Leia o texto abaixo para responder às questões 03 e 04.

Assinale a opção em que, de acordo com a organização do texto, a relação entre os pronomes e os nomes está incorreta.

  • A.

    "aquele"(l.1) remete a "século XX"(l.1)

  • B.

    "que"(l.1) remete a "século XX"(l.1)

  • C.

    "-se"(l.2) remete a "pensamento"(l.2)

  • D.

    "que"(l.9) remete a "círculo hermenêutico"(l.8 e 9)

  • E.

    "sua"(l.11) remete a "interpretação"(l.9)

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...