Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Assinale no texto a seguir, o trecho gramaticalmente incorreto.

  • A. Pode-se afirmar que não existe um povo sem um conjunto de regras morais, imprescindíveis para garantir a convivência entre os homens, cujo trabalho coletivo alicerçou-se na concordância entre os partícipes, garantindo, assim, o domínio das forças da natureza e a sobrevivência da espécie.
  • B. A sociedade brasileira há muito já intuiu a serventia dos valores éticos, pelo que, de uma maneira cada vez mais direta e atenta, vem reclamando dos dirigentes e autoridades uma conduta compatível com o mister de bem servir à coletividade.
  • C. Maior transparência conduz forçosamente ao aumento de credibilidade na gestão de recursos públicos, o que resulta no fortalecimento das instituições e da economia do País, de modo a permitir um 'orçamento ético', e, assim, a diminuição das desigualdades sociais - atávica mazela que nos expõem diariamente ao opróbrio do mundo.
  • D. Mais do que justificada desponta a necessidade de se fortalecer, aprimorar e divulgar amplamente os padrões éticos que devem reger a prestação do serviço público, com o objetivo tanto de coibir infrações como de difundir uma mentalidade que, de tão absorvida, torne-se arraigada, um modo de proceder tão usual como a mais rotineira tarefa.
  • E.

    O ideal seria a introjeção completa desses princípios éticos como uma forma inequívoca de proporcionar benefício comum à nação, tanto quanto todos aceitam ser indispensável a obediência às leis de trânsito como única possibilidade de ter-se veículos e pedestres pelas ruas. Não se trata de uma utopia.

    (Adaptado de Marco Aurélio Farias de Mello)

Entre as diferentes versões do mesmo texto, escolha a que representa a melhor opção estilística.

  • A.

    Os portugueses foram pioneiros da conquista do trópico para a civilização e eles tiveram, nessa proeza, sua maior missão histórica. E sem embargo de tudo quanto se possa alegar contra sua obra, forçoso é reconhecer que eles foram não somente os portadores efetivos como os portadores naturais dessa missão. Nenhum outro povo do Velho Mundo achou-se tão bem armado para se aventurar à exploração regular e intensa das terras próximas da linha equinocial, onde os homens depressa degeneram, segundo o conceito generalizado na era quinhentista.

  • B.

    Foram os portugueses os pioneiros da conquista do trópico para a civilização, tendo nessa proeza sua maior missão histórica. Não obstante tudo quanto se possa alegar contra sua obra, forçoso é reconhecer que eles foram não somente os portadores efetivos como os portadores naturais dessa missão. Nenhum outro povo do Velho Mundo achou-se tão bem armado para se aventurar à exploração regular e intensa das terras próximas da linha equinocial, onde os homens depressa degeneram, segundo o conceito generalizado na era quinhentista.

  • C.

    Os portugueses é que foram os pioneiros da conquista do trópico para a civilização, e eles tiveram nessa proeza sua maior missão histórica. Independentemente de tudo quanto se possa alegar contra sua obra, nós temos forçosamente de reconhecer que eles foram não somente os portadores efetivos como os portadores naturais dessa missão. Nenhum outro povo do Velho Mundo achou-se tão bem armado para se aventurar na exploração regular e intensa das terras próximas da linha equinocial, onde os homens depressa degeneram, segundo o conceito generalizado na era quinhentista.

  • D.

    Os portugueses, que foram pioneiros da conquista do trópico para a civilização, tiveram, nessa proeza, a maior missão histórica deles. Sem embargo de tudo quanto possamos alegar contra sua obra, forçosamente nós temos de reconhecer que eles foram não somente os portadores efetivos como os portadores naturais dessa missão. Nenhum outro povo do Velho Mundo achou-se tão bem armado para se aventurar à exploração regular e intensa das terras próximas à linha equinocial, onde os homens depressa degeneram, segundo o conceito generalizado na era quinhentista.

  • E.

    Pioneiros da conquista do trópico para a civilização, tiveram os portugueses, nessa proeza, sua maior missão histórica. E, sem embargo de tudo quanto se possa alegar contra sua obra, forçoso é reconhecer que foram não somente os portadores efetivos como os portadores naturais dessa missão. Nenhum outro povo do Velho Mundo achou-se tão bem armado para se aventurar à exploração regular e intensa das terras próximas à linha equinocial, onde os homens depressa degeneram, segundo o conceito generalizado na era quinhentista.

Entre as diferentes versões do mesmo texto, escolha a que representa a melhor opção estilística.

  • A.

    Não foi, conseqüentemente, uma civilização tipicamente agrícola o que instauraram os portugueses no Brasil com a lavoura açucareira. Não o foi, em primeiro lugar, porque a tanto não conduzia o gênio aventureiro que os trouxe à América; em seguida, devido à escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstância de a atividade agrícola não ocupar, então, em Portugal, posição de primeira grandeza.

  • B.

    Não foi, por conseguinte, uma civilização tipicamente agrícola o que instauraram os portugueses no Brasil com a lavoura açucareira. Não o foi, em primeiro lugar, porque a tanto não conduzia o gênio aventureiro que os trouxe à América; em seguida, por causa da escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstância de a atividade agrícola não ocupar, então, em Portugal, posição de primeira grandeza.

  • C.

    A civilização que os portugueses instauraram no Brasil com a lavoura açucareira não foi, por conseguinte, uma civilização tipicamente agrícola. Não o foi, em primeiro lugar, porque a tanto não conduzia o gênio aventureiro que trouxe os portugueses à América; em seguida, por causa da escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstância de a atividade agrícola não ocupar, então, em Portugal, posição de primeira grandeza.

  • D.

    Não foi, por conseguinte, uma civilização tipicamente agrícola aquela que os portugueses instauraram no Brasil com a lavoura açucareira. Não o foi, em primeiro lugar, porque a tanto não conduzia o gênio aventureiro que trouxe os portugueses à América; em seguida, por causa da escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstância de a atividade agrícola não ocupar, então, em Portugal, posição de primeira grandeza.

  • E.

    Não foi, portanto, uma civilização tipicamente agrícola o que instauraram os portugueses no Brasil com a lavoura açucareira. Não o foi, primeiramente, porque a tanto não conduzia o gênio aventureiro que os trouxe à América; por outro lado, por causa da escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstância de não ocupar a atividade agrícola, então, em Portugal, posição de primeira grandeza.

Se é certo,(1) como afirmava Machado de Assis,(1) que a ocasião faz o furto,(2) pois o ladrão já nasce feito,(2) há de se concordar que determinadas circunstâncias funcionam como autênticos chamarizes, incentivando o desvio de conduta,(3) mormente numa época de apelo fácil ao consumismo desenfreado e de mitigação de valores morais. A capacitação profissional de agentes é condição imprescindível,( 4) para uma boa administração, no mais amplo sentido. Parece ser consenso que os holofotes devem estar voltados, (5) a par do aprimoramento técnico,( 5) à formação humanística dos servidores, o que envolve, necessariamente, a lapidação de valores éticos e morais.

(Adaptado de Marco Aurélio Farias de Mello - Revista Consultor Jurídico, 12 de novembro de 2002)

Assinale a opção que corresponde à vírgula (ou ao par de vírgulas) empregada de forma incorreta.

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Ciclos de alto desemprego foram comuns no capitalismo do século XIX e início do XX, e, (1) embora nenhum deles tenha tido a profundidade da Grande Depressão, revelavam dramas sociais terríveis. No entanto, por que, em geral, não tinham conseqüências políticas maiores?(2) A razão era simples: (3) fora dos Estados Unidos e de parte da França, a maioria dos trabalhadores, (4) era pobre, e pobre não tinha direitos políticos, (5) não votava.

(Adaptado de J. Carlos de Assis, A Crise da Economia enquanto Crise do Trabalho)

Assinale a opção que corresponde a emprego incorreto do sinal de pontuação.

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Ordene os segmentos seguintes de modo a formar um texto coeso, levando em conta os sinais de pontuação necessários para garantir essa coesão. A seguir, marque a ordenação correta.

  • A.

    4, 3, 1, 7, 6, 2, 5

  • B.

    5, 1, 2, 6, 4, 3, 7

  • C.

    2, 3, 7, 5, 4, 6, 1

  • D.

    3, 4, 1, 6, 7, 2, 5

  • E.

    2, 6, 3, 4, 1, 5, 7

Assinale o trecho do texto em que, na transcrição, foi inserido erro gramatical.

  • A.

    Hoje, a elevação da taxa de crescimento da economia só pode ser alcançada se o ritmo de expansão das exportações for maior do que a velocidade de avanço das importações.

  • B.

    Na atual conjuntura de grave restrição externa, a elevação sustentada da taxa de crescimento da economia - acompanhada do aumento simultâneo do investimento e do saldo comercial - só pode ser alcançada se o ritmo de expansão das exportações for maior do que a velocidade em que avançam as importações.

  • C.

    O País marcou passo no que se refere à sua pauta de exportações, concentrando as receitas nos produtos cujas vendas crescem menos quando a demanda externa aumenta (commodities agrícolas e industriais) e tornando as exportações mais dependentes de países (América Latina) que estão em recessão ou com problemas graves de financiamento do balanço de pagamentos.

  • D.

    A desvalorização cambial vai, é claro, melhorar o lucro dos exportadores e permitirem uma concorrência em preços, mas o real mais fraco não estimula necessariamente o crescimento do valor das exportações e ainda encarece as importações.

  • E.

    As dificuldades vão além do estímulo à produção corrente e à ocupação da capacidade já instalada. A dilaceração de algumas cadeias produtivas pelo "real forte" e a longa estagnação dos investimentos nos anos 80 e 90 só serão reparadas com o aumento imediato e discriminado dos gastos na formação da nova capacidade.

Leia o texto para responder às questões 06 e 07.

Em relação ao texto, assinale a opção correta.

  • A. Se os travessões das linhas 1 e 3 forem substituídos por vírgulas, o trecho torna-se incoerente.
  • B. A ausência de vírgula após "especulativo"(l.5) indica que a oração subseqüente é explicativa.
  • C. O emprego de dois-pontos após "Keynes"(l.9) indica a introdução de uma citação literal do texto do pensador.
  • D. O travessão após "economia"(l.16) pode ser substituído por uma vírgula ou por um sinal de ponto-e-vírgula, sem prejuízo para a coerência do texto.
  • E. Provoca-se incoerência textual se a expressão "uma receita fácil de ser aceita"(l.19) for substituída por um paradigma fácil de ser aceito.

Nas questões 14 e 15 assinale a opção que corresponde a palavra ou expressão do texto que contraria a prescrição gramatical.

No século XX, a arte cinematográfica introduziu um novo conceito de tempo. Não mais o conceito linear, histórico, que perspassa(1) a Bíblia e, também, as pinturas de Fra Angelico ou o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. No filme, predomina a simultaneidade( 2). Suprimem-se(3) as barreiras entre tempo e espaço. O tempo adquire caráter espacial, e o espaço, caráter temporal. No filme, o olhar da câmara e do espectador(4) passa, com toda a liberdade, do presente para o passado e, desse, para o futuro. Não há continuidade ininterrupta(5).

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...