Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O texto adaptado de Hindenburgo Pereira Diniz, Advertência importante, (Correio Braziliense, 17/03/2003) foi fragmentado para compor as opções abaixo. Assinale o trecho que foi transcrito desrespeitando as regras gramaticais.

  • A.

    Tendo em vista as limitações da estrutura empresarial brasileira e a conveniência de resguardarem-se certos segmentos sob controle nativo, jamais acreditei que o progresso floresça beneficamente entre nós sem a presença ativa do Estado nas áreas da segurança (interna e externa), educação, saúde, infraestrutura, tecnologia e promoção de fomento financeiro de longo prazo às atividades produtivas conduzidas pela iniciativa privada.

  • B.

    Por certo, a mesma conclusão não é necessariamente válida nas economias ricas, animadas por atores e coadjuvantes sadios e preparados, dotadas de condições estruturais avançadas e eficazes, centros de iniciativas privadas importantes e florescentes.

  • C.

    Da mesma forma, é preciso considerar-se a situação do equilíbrio monetário interno. Sem dinheiro relativamente estável, fica difícil, mesmo para leigos conscientes, imaginar solução respeitável preocupada apenas com a importância maior do crescimento material.

  • D.

    Desequilibrando-se monetariamente demais, as proporções dos valores relativos desaparecem as condições de utilizar a moeda como meio eficiente de promover à expansão econômica. Contudo, não cabe deixar de priorizar melhor destino a metas permanentes.

  • E.

    Portanto, nesta etapa ainda inicial da história da humanidade (do homo economicus), tudo recomenda cuidado com a sanidade desse instrumento essencial à realização completa de nossas necessidades materiais e dos sonhos que estimulam a ação dos empreendedores.

Assinale o item em que são atendidas as prescrições gramaticais da língua culta escrita

  • A.

    O Banco Mundial (Bird) constatou que grande parte dos países gasta mal os recursos que investe no social e, assim, as Metas de Desenvolvimento do Milênio – que prevêm a redução da pobreza a metade até 2015 – correm risco de não ser alcançadas.

  • B.

    Grandes melhoras nas condições humanas, conforme adverte o Bird, só vai acontecer se as camadas de renda mais baixas da população tiverem acesso a serviços essenciais. Embora renda e desempenho dos indicadores sociais estejam fortemente associados, o relatório do Bird garante que seria necessário, para que os países de baixa renda atinjam as metas, taxas altas de crescimento econômico.

  • C.

    Impressionou ao Banco Mundial o fato de que 56% dos estudantes brasileiros esteja no nível um (o mais baixo entre os cinco níveis da escala usada pelo Bird) de leitura, enquanto nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a média é de 18%.

  • D.

    A economista sênior do Banco Mundial evitou polemizar sobre o assunto, mas disse que, embora hajam experiências de sucesso em Cuba, falta por lá o acesso da população ao governo. O que o banco considera uma das perdas fundamentais do processo de ampliação do acesso aos serviços para os pobres.

  • E.

    Para o Bird, não adianta gastar mais se não forem feitas reformas nas instituições que prestam serviço à comunidade, de modo que se passe a dar foco maior à população mais pobre. O relatório dá a entender que se aplicam mal verbas nas áreas de saúde e de educação e desperdiçam-se os recursos.

    (Adaptado de O Globo, 21/9/2003)

Leia o texto seguinte para responder às questões de 01 a 03.

Marque com (V) as afirmações verdadeiras e com (F) as falsas. Indique, em seguida, a seqüência correta.

( ) Mantém-se a correção gramatical substituindose a expressão 'Vinte e quatro séculos atrás'(l.1) por 'Há vinte e quatro séculos' ou por 'Fazem vinte e quatro séculos'.

( ) A oração 'Muito se aprendeu depois disso'(l.3 e 4) poderia ser substituída por 'Aprenderamse muitas coisas depois', preservando-se o sentido e a correção gramatical do texto.

 ( ) Compromete-se a clareza do texto e há prejuízo para a correção gramatical do período se o pronome da expressão 'estas palavras'(l.11) for substituído por 'essas'.

 ( ) A oração 'que é preciso explicar o seu sentido em termos atualizados'(l.12 e 13) expressa conseqüência, sendo correto, portanto, substituir 'que' pelo conector 'porquanto'.

 ( ) No segundo parágrafo, predomina a articulação semântica e sintática de oposição na produção de sentido dos enunciados.

  • A.

    F, V, F, F, V

  • B.

    F, F, F, F, V

  • C.

    V, V, V, F, F

  • D.

    F, F, V, V, V

  • E.

    V, F, F, V, V

Assinale a opção gramaticalmente correta.

  • A.

    Os números falam por si mesmo: com uma alíquota de 0,38% e incidindo somente no débito, a CPMF arrecadou, em 2002, mais de R$ 20 bilhões

  • B.

    Como um tributo de baixa sonegação, o IUF ampliaria a base tributária atual, elevando o número de contribuintes, e promovera a desoneração do setor produtivo e a formalização de milhares de empresas, que se encontram na ilegalidade.

  • C.

    É mais do que uma proposta, o IUF é a reforma desejada por todos os cidadãos. Em recente pesquisa, o Instituto Datafolha comprovou a aceitação do tributo pelos brasileiros. Entre os 40% da população que conhece o projeto, 70% aprova a idéia.

  • D.

    As nossas autoridades devem urgentemente entender que a sociedade não pretende isentar da obrigação de pagar tributos.

  • E.

    A população exige um sistema que respeite a capacidade contributiva do cidadão. Por outro lado, quer que o Estado ofereça serviços públicos de qualidade. Aí estão os princípios plenamente atendidos pelo Imposto Único Federal.

    (Adaptado de Carlos Eduardo Cadoca, Folha de S.Paulo, Dinheiro/ Opinião Econômica, 31/03/2003)

Julgue os trechos do texto a seguir quanto à correção gramatical e assinale a opção correta.

Os itens gramaticalmente corretos são:

  • A.

    I, II, V

  • B.

    II, III, V

  • C.

    III, V, VI

  • D.

    IV, V, VI

  • E.

    II, V, VII

Leia o texto para responder às questões 17 e 18.

Em relação ao texto assinale a opção correta.

  • A.

    Justifica-se inserir após a expressão "incluindo" (l.8) sinal de dois pontos, pois em seguida há uma enumeração de itens.

  • B.

    A palavra "quereres"(l.8 e 9) está entre vírgulas por exercer função de aposto.

  • C.

    O emprego de aspas(l.11, 12 e 13) justifica-se por se tratar de expressões de natureza coloquial.

  • D.

    Caso a palavra "subordinados"(l.17) seja substituída por que se subordinem a coerência e a correção gramatical do período prejudicam-se.

  • E.

    Pelos sentidos do texto, a expressão "suas populações"( l.21) refere-se a "Hemisfério Norte"(l.19 e 20).

Leia o texto para responder às questões 17 e 18.

Em relação ao texto assinale a opção correta.

  • A.

    O emprego da preposição "para"(l.2) apresenta sentido de finalidade.

  • B.

    Caso o artigo masculino em "ao controle"(l.6), seja eliminado, são desnecessárias outras transformações para que o período se mantenha gramaticalmente correto.

  • C.

    O emprego do sinal indicativo de crase em "à homogeneização"(l.7) justifica-se pela presença da preposição que articula a expressão à forma verbal "tende"(l.5).

  • D.

    Em "que se consideram"(l.11) o "se" indica indeterminação do sujeito.

  • E.

    As duas ocorrências de "aqueles"(l.11, 12 e 13) têm um único referente.

Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A expressão "que se encontra na origem do capitalismo"( l.1 e 2) está entre vírgulas por se tratar de oração de natureza explicativa

  • B.

    Pode-se, sem prejuízo para o período, inserir a preposição de antes da palavra "distribuição"( l.3).

  • C.

    De acordo com a norma escrita culta, "em que"(l.4) pode ser substituído por nos quais, e a coesão textual é mantida

  • D.

    A expressão "foram inventadas"(l.6 e 7) pode ser substituída, sem prejuízo para a correção do período, pela estrutura inventaram-se.

  • E.

    A palavra "governo"(l.8) está sendo empregada com o sentido de propriedade oficial.

Assinale a opção em que o texto foi transcrito de forma gramaticalmente incorreta.

  • A.

    Para que as cooperativas de crédito se diferenciem dos bancos convencionais e cumpram a função e os objetivos para os quais foram criadas, elas devem atuar como agentes do desenvolvimento local.

  • B.

    Para que a função das cooperativas de crédito se concretize, cada associado deve ser respeitado como tal, independentemente de sua situação econômica

  • C.

    O empréstimo ao associado deve ser feito com base na análise das condições do crédito, do projeto técnico apresentado e das reais condições de pagamento do agricultor.

  • D.

    A perspectiva da liberação de crédito para um associado não deve definir a ação da cooperativa em relação a ele.

  • E.

    Cabe à cooperativa o atendimento aos agricultores, sejam por meio da liberação de crédito, do debate de idéias sobre o seu projeto técnico, ou de informações sobre as linhas de crédito disponíveis e sobre sua real condição de pagamento.

Assinale a opção que continua de forma coerente e gramaticalmente correta o texto abaixo.

  • A.

    Assim, diversas formas de cooperativas de produção, de serviços, de crédito e de consumo, associações de produtores, empresas em regime de autogestão, bancos comunitários e organizações populares, no campo e na cidade, que conformando em seu conjunto a chamada economia solidária.

  • B.

    São diversas formas de cooperativas de produção, de serviços, de crédito e de consumo, associações de produtores, empresas em regime de autogestão, bancos comunitários e organizações populares, no campo e na cidade, que conformam em seu conjunto a chamada economia solidária.

  • C.

    Diversas formas de cooperativas de produção, de serviços, de crédito e de consumo, associações de produtores, empresas em regime de autogestão, bancos comunitários e organizações populares, no campo e na cidade, embora conformassem em seu conjunto a chamada economia solidária

  • D.

    Conseqüentemente, diversas formas de cooperativas de produção, de serviços, de crédito e de consumo, associações de produtores, empresas em regime de autogestão, bancos comunitários e organizações populares, no campo e na cidade, apesar de conformarem em seu conjunto a chamada economia solidária.

  • E.

    Como diversas formas de cooperativas de produção, de serviços, de crédito e de consumo, associações de produtores, empresas em regime de autogestão, bancos comunitários e organizações populares, no campo e na cidade, conformassem em seu conjunto a chamada economia solidária.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...