Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto para responder às questões 11 e 12.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.Se a expressão "o brasileiro"(l.5) estivesse no plural, a forma verbal "preocupar"(l.5 e 6), para respeitar as exigências de concordância da norma culta, deveria estar na terceira pes-soa do plural.
A expressão "tal fato"(l.9) refere-se ao fato de o brasileiro se preocupar mais com a segurança do automóvel que com a aposentadoria.
O termo "formou-se"(l.10) indica uso da voz passiva, de forma que, gramaticalmente, o agente responsável pela formação não é explicitado
As expressões no futuro do pretérito "seria corroída"(l.11) e "nenhum ... seria suficiente"(l.12 e 13) são utilizadas para indicar certeza de que os fatos referidos ocorreram.
Para que a forma verbal do verbo "pleitear" (l.20) fique correta, deve ser corrigida para "pleiteam".
Assinale a opção em que o texto foi transcrito com erro(s) de sintaxe.
Os instrumentos disponíveis para a execução da política monetária, o mais intensamente utilizado refere-se às operações de mercado aberto, por sua maior versatilidade em acomodar às variações diárias da liquidez.
O segundo instrumento, mediante alterações das exigências de reservas compulsórias sobre depósitos, é aplicado de modo a influenciar a disponibilidade das reservas bancárias e controlar a expansão dos agregados monetários, atuando sobre a sua multiplicação.
E, finalmente, a taxa cobrada na assistência financeira de liquidez determina o custo do nãocumprimento dessas exigibilidades compulsórias, influenciando a atuação dos agentes financeiros.
Na operacionalização desses instrumentos, o BC age sobre a disponibilidade e o custo das reservas bancárias, determinando, em última instância, as condições monetárias e creditícias prevalecentes na economia.
Para melhor entendimento da atuação do Banco Central, é importante ter uma visão geral sobre a política monetária e, particularmente, compreender o mecanismo de funcionamento das reservas bancárias.
(Trechos adaptados de http://www.bcb.gov.br - Histórico)
Leia o texto para responder às questões 11 e 12.
Assinale a opção que está em desacordo com o texto.
A forma verbal "atraíam"(l.15) está no pretérito imperfeito do indicativo para se referir aos "tempos da hiperinflação"(l.10), que, conforme o texto, estão no passado.
O fato de que o seguro é espécie de poupança é um argumento favorável ao pleito das empresas junto ao governo.
A convicção de que a inflação iria corroer a indenização é uma das "outras explicações"(l.9) para a atitude reticente do brasileiro em relação ao seguro de vida.
Durante o período de hiperinflação, apenas os seguros de vida em grupo resistiram à corrosão provocada pela desvalorização da moeda.
A velocidade de crescimento dos investimentos em seguro de vida, mesmo diante da estabilização da moeda, não tem correspondido à expectativa dos empresários.
Leia o texto.
Em relação ao texto acima, assinale a opção incorreta.
A expressão "estão obrigadas"(L.1) pode ser substituída por obrigam-se , sem alterar a correção gramatical do período.
A forma verbal "compreende"(L.3) está sendo utilizada com a mesma significação que no seguinte exemplo: O Código de Ética e Decoro compreende ações tanto públicas quanto privadas de agentes públicos.
Se a expressão "devem funcionar integrados"( L.14 e 15) estivesse no singular, deve funcionar integrado, para concordar com "um conjunto"(L.12), o período estaria igualmente correto.
Em "relativas a derivativos"(L.9 e 10) o uso do sinal indicativo de crase é facultativo.
O trecho "conceitua-se o Sistema de Pagamentos Brasileiro como" (L.11 e 12) pode ser substituído por o Sistema de Pagamentos Brasileiro é conceituado como, sem prejuízo para a correção gramatical do período.
Leia o texto.
Em relação ao texto acima, analise os seguintes itens:
I. Mantém-se o significado e a correção do texto ao substituir a expressão "se ouve apregoar"(L.4) por houve-se dizer.
II. Pelo sentido textual, a vírgula entre "públicos" e "não"(L.3 e 4) admite a substituição pela conjunção embora.
III. "foram submetidos" (L.5) e "Descobriu-se"(L.6) representam duas maneiras diferentes de expressar a voz passiva.
IV. Uma maneira de evitar a repetição do "que"(L.6,7 e 8) e tornar o texto mais correto e formal, mantendo as relações de significação, é reescrevendo: Descobriu-se que os 16 bilhões de reais colocados pelo governo nos bancos em dificuldades...
Estão corretos somente os itens
Assinale a opção em que o trecho foi transcrito com erro de concordância verbal.
Antes da criação do Banco Central, as autoridades monetárias brasileiras eram a Superintendência da Moeda e do Crédito - SUMOC, o Banco do Brasil - BB e o Tesouro Nacional que, em conjunto, exerciam funções típicas de um banco central, paralelamente ao desempenho de suas atribuições próprias.
A SUMOC, criada com a finalidade de exercer o controle monetário e preparar a organização de um banco central, fixava os percentuais de reservas obrigatórias dos bancos, as taxas do redesconto e da assistência financeira de liquidez, bem como os juros sobre depósitos bancários.
Além de receberem os depósitos compulsórios e voluntários dos bancos comerciais, o Banco do Brasil, por sua vez, desempenhava as funções de controlador das operações de comércio exterior, executor de operações cambiais em nome de empresas públicas e do Tesouro Nacional, executor das normas estabelecidas pela SUMOC e pelo Banco de Crédito Agrícola, Comercial e Industrial.
O Tesouro Nacional era o órgão emissor de papel- moeda, cujo processamento, por ser complexo, acabava envolvendo diversos órgãos do governo. No ato da criação do Banco Central, no entanto, não ocorreu o seu completo aprimoramento institucional.
Embora o Tesouro Nacional fosse o banco emissor, realizava as emissões em função das necessidades do Banco do Brasil e não detinha com exclusividade os depósitos das instituições financeiras, que recolhiam suas reservas voluntárias ao Banco do Brasil, além de diversas outras disfunções.
(Trechos adaptados de http://www.bcb.gov.br – Histórico)
Assinale a opção em que o termo sublinhado apresenta incorreção gramatical.
No México e no Chile, persistem expectativas de que a distensão(1) característica de suas políticas monetárias contribuam(2) para a sustentação do nível de atividade. Na Argentina, a operação de troca da dívida exerceu efeitos favoráveis sobre a percepção dos investidores, mas ainda persistem(3) as incertezas em relação à capacidade de retomada do crescimento econômico, para o qual(4) não contribuirá o perfil retrativo(5) da política fiscal.(Trecho adaptado do Relatório de Inflação – Banco Central do Brasil, junho de 2001- volume 3, n
o 2, p. 91)Leia o Texto.
Em relação ao texto acima, assinale a opção incorreta.
A articulação entre os dois primeiros períodos do texto (L.4) pode ser expressa pela idéia de já que.
A forma verbal "transferindo"(L.6) pode ser substituída, sem prejuízo para a correção do período, por e transfere, eliminando-se a vírgula após "pagamento"(L.5 e 6).
Na linha 8, "que" equivale a as quais.
De acordo com o sentido do texto, a forma verbal "ganham" (L.12) refere-se a "câmaras" (L.9).
A coerência e a coesão do texto estariam prejudicadas se a expressão: "Todas essas transformações acarretam..."(L.20) estivesse no singular.
Leia o texto.
Em relação ao texto acima, assinale a opção correta.
Depreende-se do texto que globalização e evolução tecnológica constituem duas importantes conseqüências do crescimento das atividades financeiras dos bancos centrais.
A expressão "têm desempenhado"(L.2) pode ser substituída, sem prejuízo para a correção gramatical do período, por vem desempenhando.
Infere-se do texto que os bancos centrais têm contado com um declínio em sua importância econômico-social, paralelamente ao seu incremento tecnológico.
A articulação entre as idéias dos dois parágrafos pode se realizar inserindo-se no início do segundo parágrafo a expressão: Em consonância com esta evidência e por...
As formas verbais do último período sintático do texto, "Estamos" (L.14) e "podemos" (L.15), estão sendo utilizadas como reforço estilístico para inserir todos os países que têm bancos centrais no esforço da globalização.
Analise os itens a respeito do emprego das formas verbais no texto.
I. Mantém-se a correção gramatical e a idéia de voz passiva ao se substituir a expressão verbal "será promovida" (L.1 e 2) por promover-se-á.
II. O emprego do modo verbal de "adaptem" (L.3) é exigência da estrutura sintática iniciada por "para que"(L.3).
III. O emprego de "prevêem"(L.4 e 5) segue as regras de conjugação de outros verbos do mesmo paradigma, como prevenir e vir.
IV. O emprego do tempo presente em "entra em vigor"(L.6 e 7) desrespeita as regras da conjugação verbal e da coerência textual porque o texto pede que aí se empregue o futuro entrará.
Estão corretos apenas os itens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...