Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Assinale a opção em que a seqüência preenche corretamente as lacunas do texto, tornando-o coeso e coerente.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Depois de quase 1.400 turnos de votação ________praticamente todas as palavras do documento, a Assembléia Geral da ONU aprovou, no dia 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Passados 53 anos, o desrespeito e o desprezo _______vida ainda continuam mundo______ , nos massacres de periferia, nas lutas do campo ou no trabalho infantil. Os abusos estão estampados ________ dias nos jornais. Esse fluxo de relatos é em si um tributo à Declaração, _________ possibilitou discussão séria sobre o tema e incentivou forte movimento internacional pelos direitos humanos.

Para completar corretamente o trecho acima é necessário inserir, pela ordem, os seguintes termos:

  • A.

    de - à - afora - todos - em que

  • B.

    sobre - por a - afora - todos os - com que

  • C.

    de - pela - a fora - todos - por que

  • D.

    sobre - pela - afora - todos os - que

  • E.

    em - à - a fora - todos - com que

Leia o texto para responder às questões 07 e 08

Marque a opção correta a respeito do emprego das palavras e expressões do texto.

  • A.

    De acordo com a norma culta, o sujeito da oração em que ocorre a forma verbal "permitiu"( l.3) admite também o emprego no plural: permitiram.

  • B.

    Os substantivos "produtividade"(l.6), "eqüidade"( l.6) e "sustentabilidade"(l.7) e os adjetivos "redistributivas"(l.20) e "autopromotoras"( l.20 e 21) correspondem, respectivamente, aos verbos: produzir, eqüidar, sustentar, redistribuir e autopromover.

  • C.

    O emprego do pronome "se" em "impõese"( l.14) indica que esse verbo está sendo empregado de forma reflexiva; não como se emprega no seguinte exemplo: A situação impõe novas regras.

  • D.

    Embora se subentenda a idéia de Estado como agente de "não abrir mão"(l.18), a palavra "Estado"(l.17) aí explicitada tem a função de completar sintática e semanticamente "Cumpre"(l.17).

  • E.

    Subentendem-se as expressões o mundo empresarial cabe diante de "atuar"(l.23), no sentido diante de "melhoria"(l.25) e cabem diante de "contribuir"(l.29).

Leia o texto para responder, em seguida, às questões 04 e 05.

 

Julgue os itens a respeito do emprego das estruturas lingüísticas do texto e marque, a seguir, a opção correta.

I. Preservam-se as relações semânticas entre as orações e a correção gramatical, simplificando o período, ao substituir "que é hora"(l.2) por a hora. 
II. De acordo com a norma culta, não é recomendada a contração entre "de" e "os"(l.5) porque a preposição e o artigo pertencem a orações diferentes. 
III. A substituição da preposição "de"(l.5) por que, antes de "os países ricos"(l.5), e a conseqüente substituição de "fazerem"(l.5) por fizessem, mantém as relações semânticas e a correção gramatical. 
IV. As regras da norma culta permitem que a forma de infinitivo verbal "fazerem"(l.5) seja também empregada sem flexão: fazer.

  • A.

    Apenas I e III estão corretos.

  • B.

    Apenas II está correto.

  • C.

    Apenas II e IV estão corretos.

  • D.

    Apenas III e IV estão corretos.

  • E.

    Apenas IV está correto.

Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Em relação às lacunas do texto, assinale a opção correta.

 

  • A.

    Como são informações de natureza numérica, o artigo masculino é obrigatório.

  • B.

    Já que todas as informações têm a mesma função sintática, basta preencher as lacunas com o artigo feminino singular.

  • C.

    Devido à regência da forma verbal "diz"(l.7) todas as lacunas devem ser preenchidas com a preposição de.

  • D.

    A regência da palavra "respeito"(l.8) exige que as duas primeiras lacunas sejam preenchidas com em e as seguintes com de.

  • E.

    Todas as lacunas podem ser preenchidas com preposição e artigo masculino plural: aos.

Leia o texto abaixo para responder às questões 03 e 04.

Assinale a opção que continua o texto de forma coesa e coerente.

  • A.

    Com aquela praxe de conciliar o estrangeiro com o autóctone, a convivência familiar e estabilizada entre concepções em princípio incompatíveis esteve no centro da inquietação ideológico-moral do Brasil desde sempre.

  • B.

    A certos intelectuais tal herança colonial de preocupar-se apenas com o que vem do próprio país parecia um resíduo que logo seria superado pela marcha desse progresso.

  • C.

    Outros intelectuais viam naquele movimento o país autêntico, o Brasil genuíno, original, o berço a ser protegido e preservado contra imitações absurdas.

  • D.

    A nenhum deles faltou informação nem abertura para a atualidade. Entretanto, souberam retomar criticamente o trabalho dos predecessores, entendido não como peso morto, mas como elemento dinâmico, subjacente às contradições contemporâneas.

  • E.

    Outros ainda desejavam harmonizar esse progresso com trabalho escravo, para não abrir mão de nenhum dos dois, e outros mais consideravam que esta conciliação já existia e era desmoralizante.

Assinale a opção em que o segmento foi transcrito sem qualquer erro gramatical ou textual.

  • A.

    Ao contrário do ódio, da rivalidade explícita ou do temor diante do adversário que ameaça privarmo-nos do que julgamos fundamental para nossas vidas, o alheiamento consiste numa atitude de distanciamento, em que a hostilidade ou o vivido persecutório são substituídos pela desqualificação do sujeito como ser moral.

  • B.

    Desqualificar moralmente o outro significa, não vê-lo como um agente autônomo e criador potencial de normas éticas, ou como um parceiro na obediência à leis partilhadas e consentidas ou, por fim, como alguém que deve ser respeitado em sua integridade física e moral.

  • C.

    No estado da alienação, o agente da violência não tem consciência da qualidade violenta de seus atos. Se o possível objeto da violência nada tem a oferecê-lo, então não conta como pessoa humana e pouco importa o que venha a sofrer.

  • D.

    Se, ao contrário, tem algo que interessa sobre o violentador, a única qualidade relevante do violentado é a de ser suporte dos objetos ou predicados desejados, e o que quer que lhe aconteça, é igualmente irrelevante para quem deseja apenas apropriar-se daquilo a que cobiça.

  • E.

    No meu entender, a forma de vida das elites, no Brasil, vem progressivamente apoiando-se nesse modelo de subjetivação ou individualização. Isso implica dizer que, da perspectiva desses indivíduos, os pobres e miseráveis são cada vez menos percebidos como pessoas morais.

    (Jurandir Freire, "A ética democrática e seus inimigos – o lado privado da violência pública", em O desafio ético,com adaptações)

No princípio do século XX, Sílvio Romero escrevia o texto abaixo. Leia-o atentamente para responder às questões 05, 06 e 07.

Aponte a opção que não apresenta inferência ou atribuição de sentido corretas e apropriadas em relação às estruturas lingüísticas do trecho dado.

  • A.

    Atribuir a característica relacionada a "entusiasmo" a tarefas cartoriais de tirar pública forma ou copiar formais de partilha é uma estratégia que favorece o emprego da figura de linguagem ironia.

  • B.

    Está presente no segundo parágrafo a antecipação de um argumento do outro, em relação ao qual o autor se posiciona contrariamente.

  • C.

    O terceiro parágrafo contém a força retórica de uma revelação, realçada pela justaposição de expressões em gradação crescente.

  • D.

    No parágrafo quarto, a repetição de estrutura morfossintática semelhante, a recorrência da posposição do sujeito e o gradiente dos atributos negativos são elementos que conferem feição assertiva ao enunciado.

  • E.

    Juntos, os parágrafos 5, 6 e 7 formam um silogismo, ou seja, dedução formal que, partindo de duas premissas, chega a uma terceira, nelas logicamente implicada, chamada conclusão.

Leia o trecho transcrito abaixo para responder às questões 01, 02 e 03.

Assinale a opção que analisa com correção e propriedade os elementos lingüísticos do texto.

  • A.

    Se o autor tivesse optado pela construção "a noção de 'justiça social' e a de 'dívida social'" em vez de "as noções de 'justiça social' e 'dívida social'"(l.2 e 3), a flexão de plural em "vagas" e "contaminadas"(l.1 e 2), obedecida a concordância da norma culta formal, não deveria, a rigor, se aplicar.

  • B.

    Considerando a mesma hipótese do item anterior, o verbo "costumam"(l.4) deveria perder a desinência de plural e se flexionar no singular.

  • C.

    Os termos "dívida"(l.3) e "indébita"(l.7) mantêm traços lexicais e semânticos que também constam do par débito e indevido.

  • D.

    Os adjetivos "nua e crua"(l.5) seguem a mesma regra de formação do feminino dos substantivos grou e guru.

  • E.

    O adjetivo predicativo "forte"(l.14) admite, também, a concordância no plural. Nesse caso, a concordância de número estaria obedecendo à seguinte norma gramatical: "Se os substantivos sujeitos são do mesmo gênero, o adjetivo (...) vai, preferencialmente, para o plural, ainda que os substantivos estejam no singular."

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