Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa em que os exemplos não correspondem à caracterização apresentada, tendo em vista a norma culta da língua.

  • A.

    Estada = permanência: A estada desse juiz em nossa cidade nos encheu de orgulho. Estadia = prazo para carga e descarga de um navio, no porto: No Brasil, a estada do navio português Funchal será curta.

  • B.

    Ao invés de = oposição: Preso em flagrante, ao invés de confessar o crime, o assassino alegou inocência. Em vez de = troca, substituição: No julgamento, em vez de dirigir-se ao júri, o advogado voltou-se para o público.

  • C.

    Afim = afinidade, semelhança: O juiz determinou diligências, a fim de que se localizasse a testemunha. A fim de = finalidade: Vimos, no julgamento, que juiz e advogado de defesa eram afins.

  • D.

    Ao encontro de = a favor: As provas apresentadas pelo advogado de defesa vinham ao encontro do que o réu esperava. De encontro a = contra: A atitude do réu, durante o julgamento, vinha de encontro às normas da boa educação.

Assinale a alternativa cuja seqüência preenche corretamente as lacunas abaixo.

1. O advogado ___ conversei é o melhor do Estado.

2. A lei ___ o juiz se referiu foi revogada faz vinte anos.

3. O salário ___ os grevistas visavam não será concedido.

4. O autor ___ mais gosto é Gabriel Garcia Márque

  • A.

    com quem – que – que – de que

  • B.

    que – à que – que – a que

  • C.

    que – a que – à que – que

  • D.

    com quem – a que – a que – de que

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

             O .........., não raro, é ......... empregado, ................. várias maneiras de grafá-lo, ......... com a atenção conseguirá empregá-lo de forma correta, apesar de você ser .......... distraída, Marcela.

  • A.

    porquê - mau - porque - a - mas - meio

  • B.

    porquê - mal - porque - há - mas - meio

  • C.

    porquê - mal - por que - há - mas - meia

  • D.

    por quê - mal - porque - há - mas - meio

"A língua (no sentido sociolingüístico do termo) não está de antemão pronta, dada como um sistema de que o sujeito se apropria para usá-la segundo suas necessidades específicas do momento da interação, mas que o próprio processo interlocutivo, na atividade de linguagem, a cada vez a (re)constrói." (Geraldi, 1991: 6). Do enunciado dado acima, que coloca o sujeito no centro da ação lingüística, pode-se aferir que:

  • A.

    A linguagem é forma de expressão do pensamento e, como tal, importa ao seu usuário o domínio de um conjunto de regras gramaticais categóricas que determinam como se deve falar e escrever.

  • B.

    A linguagem é forma de comunicação e seu sucesso depende do conhecimento que o emissor e seu(s) receptor(es) possuem do código lingüístico por meio do qual se expressam.

  • C.

    A linguagem é forma de interação e se constrói a todo momento, nas situações de uso da língua.

  • D.

    No ensino da língua, é importante que se considere a gramática, conforme Cegalla (1989), como um meio posto a nosso alcance para disciplinar a linguagem e atingir a forma ideal da expressão oral e escrita.

Ainda com relação à regência, que se constitui em um importante conteúdo de Língua Portuguesa, uma vez que está relacionada à transitividade dos verbos e dos nomes, determinando as relações semânticas estabelecidas no nível frasal, associe a coluna da esquerda com a da direita, de acordo com a opção que melhor convier e aponte a alternativa correta:

A seqüência correta de cima para baixo é:

  • A.

    IV, III, I, VI, II, V.

  • B.

    IV, V, VI, I, II, III.

  • C.

    V, III, VI, I, II, IV.

  • D.

    V, III, I, VI, II, IV.

A concordância, verbal e nominal, é assunto que, em geral, extrapola os limites da sala de aula. As próprias crianças, ao construírem sua fala, revelam a observação de uma gramática implícita na qual se fazem presentes os padrões lingüísticos aos quais estão expostas. Conforme Britto (1997: 157), "as ações da linguagem decorrem da própria historicidade das línguas naturais e significam tanto as constrições, os limites que as possibilidades formais estabelecem, quanto o próprio sistema de referências dentro do qual o sistema lingüístico se torna significativo". Com base nisso, aponte, entre os enunciados dados a seguir, aquele(s) em que a concordância verbal foi estabelecida adequadamente:

  • A.

    As ações que se fazem com a linguagem têm como pressuposto a constatação de que, ao falarem, os homens realizam mais que simplesmente enunciar alguma coisa.

  • B.

    Será considerado apenas os cupons recortados da edição nº 37 e os originais das cartas enviadas pelos participantes da promoção, não sendo aceito cópias xerox ou feitas em qualquer outra forma de reprodução.

  • C.

    Não conseguimos encontrar o que procurávamos. O que soubemos é que já fazem três anos que a família mudou daquela casa.

  • D.

    A velha senhora não cansava de repetir que houveram tempos em que se podia andar tranqüilamente nas ruas, sem a preocupação com assaltantes e outros tipos de marginais.

Considerando os estudos sobre sinonímia lexical, tem-se que duas palavras são sinônimas sempre que podem ser substituídas no contexto de qualquer frase sem que a frase passe de falsa a verdadeira, ou viceversa. Nesse sentido, aponte a alternativa em que as palavras grifadas podem ser consideradas sinônimas:

  • A.

    Ela é o tipo da garota enxuta. / Ela é o tipo da garota seca.

  • B.

    A louça já está seca. A louça já está enxuta.

  • C.

    Mandou-nos a resposta numa carta enxuta e amável. / Mandou-nos a resposta numa carta seca e amável.

  • D.

    Pedro é seco por dinheiro. / Pedro é enxuto por dinheiro.

Identifique o enunciado em que ocorre a mesma relação significativa indicada pelos termos destacados em:

O emprego que lhe ofereceram é tão bom quanto qualquer outro naquela empresa.

  • A.

    Tenho tudo quanto quero.

  • B.

    Ela era tão bonita, que todos pararam para olhá-la.

  • C.

    Conhecia a cidade tão bem quanto eu.

  • D.

    O garoto mostrou-se tão esforçado, que todos gostaram dele.

"Carmen demonstrava muito conhecimento por música clássica e, naquele momento, necessitava com urgência das partituras. Todos sabiam que ela duvidava dos métodos do novo professor. Além disso, improvisar poderia ser prejudicial ao seu espetáculo."

No enunciado acima, as expressões grifadas exercem funções de objeto indireto e complemento nominal, assuntos relacionados à sintaxe da língua. A esse respeito, é correto afirmar:

  • A.

    O complemento nominal completa a significação de um nome – substantivo, adjetivo ou advérbio, o que pode ser observado em "das partituras" e "dos métodos do novo professor".

  • B.

    Ao fazer uso da língua, o usuário deve estruturá-la sempre da mesma maneira, para evitar o risco de cometer transgressões lingüísticas.

  • C.

    "Por música clássica" e "ao seu espetáculo" foram empregados complementando o sentido de verbos, exercendo, portanto, a função de objetos indiretos.

  • D.

    A opção por determinada forma pode repercutir no efeito que se pretende dar ao texto, por isso é importante envolver os alunos em atividades que os levem a compreender a estrutura e o funcionamento da língua.

No português, falado ou escrito, é comum nos depararmos com dificuldades relativas à regência verbal. Isso ocorre até mesmo em função de certos verbos apresentarem vários sentidos diferentes, conforme o contexto de sua utilização. Identifique, entre as opções abaixo, a que não apresenta problemas quanto à sintaxe de regência verbal.

  • A.

    Não assisti o filme que me indicaste.

  • B.

    O médico assistiu o doente com muita dedicação.

  • C.

    Ele esqueceu que havíamos combinado o encontro naquele dia.

  • D.

    Os idosos visam uma aposentadoria digna, para poderem ter uma velhice tranqüila.

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