Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

TEXTO (servirá para responder as questões 1 a 4):

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Sempre haverão de existir políticos preocupados com o bem-estar da pátria.

  • B.

    Certamente aquele administrador está quite com sua associação de classe.

  • C.

    A mesma regra gramatical aplicada à concordância verbal, em "os Estados Unidos são" (linhas 1, 2, 5), rege a concordância em "Os Andes localizam-se na América do Sul, enquanto os Alpes situam-se na Europa".

  • D.

    Alguns profissionais, haja vista os erros que cometem nos textos que produzem, necessitam com urgência de um curso de revisão de português.

TEXTO (servirá para responder as questões 1 a 4):

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A palavra estagnação (linha 2) equivale a inércia.

  • B.

    Em "não havia necessidade de se ter um curso de administração", o se é pronome reflexivo.

  • C.

    Em bem-sucedido (linha 1), o hífen foi empregado como recurso de ênfase.

  • D.

    Em Foi-se o tempo (linha 12), o se pode ser retirado da frase, sem que o sentido dela se altere.

TEXTO (servirá para responder as questões 1 a 4):

Em bem-sucedido (linha 1), o hífen foi empregado como recurso de ênfase.

  • A.

    Em bem-sucedido (linha 1), o hífen foi empregado como recurso de ênfase.

  • B.

    A palavra estagnação (linha 2) equivale a inércia.

  • C.

    Em "não havia necessidade de se ter um curso de administração", o se é pronome reflexivo.

  • D.

    Em Foi-se o tempo (linha 12), o se pode ser retirado da frase, sem que o sentido dela se altere.

Assinale a alternativa em que há ERRO na acentuação gráfica das palavras.

  • A.

    remédios, substâncias, exercícios.

  • B.

    avó, cipó, guaranás, Pelé.

  • C.

    ínterim, lêvedo, álibi.

  • D.

    sací, tatu, urubu.

Leia estes fragmentos, para responder às questões de 19 e 20.

A expressão que, no primeiro fragmento, mostra que a autora condena o uso de textos como pretexto para o ensino da gramática é:

  • A.

    "exemplos em que o texto é pretexto".

  • B.

    "pretexto para o ensino".

  • C.

    "cheios de exemplos".

  • D.

    "apenas".

Leia o texto abaixo, para responder às questões de 36 a 41.

1 O motor da voadeira, embarcação que faz o transporte da população ribeirinha,

2 é ouvido ao longe. Logo, logo, famílias inteiras aparecem na margem do rio, para

3 ver quem está passando. Pode ser apenas por curiosidade. Ou então para mandar

 4 um recado, pelo barqueiro, para conhecidos em outras roças no caminho, ainda

5 desprovidas de modernidades como o telefone. Para essa gente, os 2,4 mil quilô-

6 metros de leito do rio Tocantins, que nasce perto do Distrito Federal e deságua no

7 litoral paraense, funcionam como via de transporte, fonte de alimentos, chuveiro e

 8 até correio. No período da seca, entre maio e outubro, vira também área de lazer, já

9 que enormes bancos de areia formam praias naturais que atraem milhares de pessoas

10 das redondezas.

11 A população é simples. A maioria ainda vive em casas de sapê com teto de

12 palha, basicamente da agropecuária de subsistência e da pesca. De uns tempos para

13 cá, vem-se aprofundando em um tema que pode afetar diretamente suas vidas: a

14 geração de energia elétrica. O Tocantins é considerado uma das principais fronteiras

15 energéticas do País, com seis usinas projetadas – apenas no Estado que dá nome ao

16 rio. Um potencial de 6 mil megawatts (MW), metade dos 12,6 mil MW da Usina de

17 Itaipu, a maior do mundo. Se concluídas, as barragens podem transformar o rio em

18 "um grande lago", segundo a imagem forjada por ambientalistas. Lago que será

19 usado para navegação, por

Há divergência gramatical entre a expressão suas vidas (linha 13) e A população (linha 11), à qual se refere; houve concordância, não com a forma gramatical das palavras, mas entre as idéias que elas expressam. Na norma culta da língua isso se chama silepse. Assinale a alternativa em que NÃO ocorre silepse.

  • A.

    O povo escutou o motor da embarcação; logo acorreram às margens do rio.

  • B.

    A partir de 1524 os franceses visitaram com freqüência o nosso litoral.

  • C.

    Pode V. Exª ficar sossegado: iremos mostrar-lhe o delta do Parnaíba

  • D.

    Os maranhenses, sem dúvida, amamos nossa terra natal.

O período O município de São José precisa de todos os josefenses, nativos ou por adoção, porque são eles muito importantes é composto por subordinação e suas orações classificam-se, respectivamente, em: oração principal e oração subordinada adverbial causal.

Assinale a alternativas em que as orações possuem a mesma classificação das orações do período destacado.

  • A. Todos os profissionais devem possuir conhecimentos de informática, a fim de que sejam bem aceitos.
  • B. Todos os profissionais devem possuir conhecimentos de informática, visto que são eles imprescindíveis no mercado de trabalho.
  • C. Os conhecimentos de informática são importantes, mas não são imprescindíveis.
  • D.

    Apesar de não avaliar a competência do indivíduo, os conhecimentos de informática são seltivos na escolha de um profissional.

Leia o texto abaixo, para responder às questões de 20 a 24.

Em "policiando-a, dominá-la", as formas pronominais referem-se à(s):

  • A. "máscara do pensamento".
  • B. "regras gramaticais".
  • C. "linguagem".
  • D. "subversão criativa".

Leia o texto abaixo, para responder às questões de 11 a 13.

Segundo o texto, percebe-se que os adultos não têm certeza de que ler é necessário. A alternativa que melhor o comprova é:

  • A.

    "Sentimos no adulto um interesse pela leitura [...] mas não pelo livro."

  • B.

    "Quantos visitam bibliotecas e livrarias?"

  • C.

    "Quantos têm no livro uma fonte de lazer?"

  • D.

    "[...] uma idéia mais ou menos firme [...]"

Complete os espaços, observando a norma culta da língua.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas dessas frases.

  • A.

    da / ao – à / à que – no qual – lhe / lhe – cuja

  • B.

    de / ao – à / a que – em que – a / a – a cuja

  • C.

    de / ao – a / à qual – em que – a / a – a cuja

  • D.

    da / ao – a / que – que – lhe / lhe – cuja

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...