Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com a norma culta da língua.
Muito me encantam as tartarugas marinhas.
Embora tenhamos presenciado muitas tragédias, não nos preparamos para algo tão assustador como a do último tsunami.
Dir-lhe-ei amanhã para onde pretendo viajar.
Irei lhe mostrar agora fotografias de Andaman e Nicobar, antes do tsunami.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA.
É facultativo o emprego da vírgula, depois de A princípio (linha 5) e Nos últimos tempos (linha 8).
O ponto da linha 16 pode ser substituído por ponto-e-vírgula, sem que a compreensão do texto se altere.
O travessão da linha 9 coloca em destaque, enfaticamente, a parte final da frase em que se encontra.
Os dois-pontos da linha 1 apresentam um esclarecimento para o enunciado apresentado.
Língua Portuguesa - Crase - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Observe o emprego do acento indicador de crase, nos fragmentos abaixo.
I. "Como adicionar mais essa tarefa à rotina já extenuante de trabalho?" (linha 6)
II. "levar os filhos à escola" (linha 11)
Substituindo-se os substantivos em destaque por, respectivamente, dia-a- dia e colégio, é correto afirmar que, com a substituição, o acento:
desaparece nos dois casos, porque não ocorrerá crase que o justifique.
permanece nos dois casos, porque continuará a haver crase.
somente permanecerá no primeiro fragmento.
permanecerá somente no segundo fragmento.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Quanto à concordância verbal, assinale a frase correta:
Férias fazem bem.
Fui eu quem resolveu o problema do embate de idéias.
Dá-se aula de Português!
Mais de um correligionário agrediu-se.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA.
Em Também não teriam existido as grandes navegações (linha 2), substituindo-se a flexão do verbo existir pela do verbo haver, ficaria Também não teria havido as grandes navegações.
Em não haveria muitos sobreviventes (linhas 3-4), substituindo-se a flexão do verbo haver pela do verbo existir, ficaria não existiriam muitos sobreviventes.
As palavras civilização (linha 1) e Também (linha 2) são acentuadas graficamente por serem oxítonas.
A palavra e (linha 1) é conjunção; liga expressões de mesma função na oração.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA.
O vocábulo Índico é proparoxítono, como orgânicos e quilômetros.
Os vocábulos prejuízos e países recebem acento gráfico por serem paroxítonos.
A palavra tsunamis (linha 18) é oxítona.
As palavras série, colônias e espécies obedecem à mesma regra de acentuação gráfica de berçário.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
O TRECHO ABAIXO É UM FRAGMENTO DE UMA CRÔNICA DE EÇA DE QUEIRÓS, LEIA-O PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 1 A 3.
Assinale a alternativa verdadeira:
Desinteligência = Idéias não inteligentes.
Antagonismo = Exaltação de sentimentos.
Conflagração = Veemência de sentimentos.
Irrefutável = Idéias inaceitáveis.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA, quanto à pontuação.
As aspas, nas linhas 5-6 e 14-16, distinguem a fala do professor do restante do texto.
Em "O azul do mar, a areia branca das praias" (linha 12) a pontuação está errada, pois não se emprega vírgula no sujeito.
As duas primeiras frases do texto (linhas 1 a 3) podem ser unidas por uma vírgula (em substituição ao ponto), sem que o sentido do texto se altere.
A vírgula depois de "No Sri Lanka" (linha 20) marca um adjunto adverbial deslocado.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA.
O vocábulo Índico é proparoxítono, como orgânicos e quilômetros.
As palavras série, colônias e espécies obedecem à mesma regra de acentuação gráfica de berçário.
Os vocábulos prejuízos e países recebem acento gráfico por serem paroxítonos.
A palavra tsunamis (linha 18) é oxítona.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA.
Substituindo a conjunção mas (linha 20) por porém, a flexão dos verbos perder e impor não se altera.
Em "tarefas que antes eram exclusivas das mães" (linha 11) há advérbio e adjetivo.
O acento gráfico em número, autoritário e série obedece à mesma regra gramatical.
Em "soubesse que série o filho cursava" (linha 16), o que é pronome relativo.
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