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Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA.
Na linha 20, substituindo tartarugas por cágado e, na linha 23, praias por mares, o acento indicador de crase não se mantém.
Passando para a voz ativa Manguezais e pântanos costeiros foram atingidos pelo tsunami a forma verbal fica atingiu.
Em "detritos orgânicos" (linha 15), a palavra em destaque é um adjetivo uniforme.
Em "O azul do mar"(linha 12) O é artigo e do mar é locução adjetiva, equivalendo a marinho.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA, quanto à pontuação.
As aspas, nas linhas 5-6 e 14-16, distinguem a fala do professor do restante do texto.
A vírgula depois de "No Sri Lanka" (linha 20) marca um adjunto adverbial deslocado.
As duas primeiras frases do texto (linhas 1 a 3) podem ser unidas por uma vírgula (em substituição ao ponto), sem que o sentido do texto se altere.
Em "O azul do mar, a areia branca das praias" (linha 12) a pontuação está errada, pois não se emprega vírgula no sujeito.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA, segundo o texto.
O quando (linha 17) é uma conjunção que expressa uma idéia de possibilidade.
O demonstrativo Esse refere-se a idéias já apresentadas; no texto, respectivamente, a manguezais e pântanos (linha 5 e 6), e a depósito de sedimentos e detritos orgânicos (linha 15) deixados pelo tsunami.
Igualmente foram atingidos os recifes de coral equivale a "Os recifes de coral também foram atingidos" (linha 14).
A conjunção Mas (linha 3) estabelece relação de oposição das idéias apresentadas entre a frase em que se encontra e a frase anterior.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Considere o fragmento abaixo, para responder ao que se pede.
"No século XVI, com a chegada dos portugueses, os indígenas que habitavam a região em que se localiza nosso Estado recuaram para a floresta, iniciando, a partir de então, uma luta de guerrilhas contra os portugueses, que se prolongaria até meados do século seguinte." (Adapt de www.brasilrepublica.hpg.ig.com/espiritosanto.htm)
É INCORRETO afirmar que:
O gerúndio (iniciando) exprime o fato verbal enquanto ele ocorre. Assim, são erradas expressões como Estarei enviando... Estamos providenciando, etc.
O texto apresenta três vezes o pronome relativo que. Ele se refere, respectivamente, a indígenas, região em que se localiza nosso Estado e uma luta de guerrilhas contra os portugueses.
As vírgulas no texto são opcionais; fazem parte do estilo próprio do autor do fragmento.
As preposições com, para, contra e até indicam, respectivamente, idéia de causa, lugar oposição e limite de tempo.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Em relação a A psicologia moderna levantou a lebre: os pais devem participar ativamente do dia-a-dia dos filhos, é INCORRETO afirmar:
Na frase, levantou é verbo transitivo direto.
Na frase, há predominância de palavras paroxítonas, em relação às oxítonas.
Transpondo a frase para a voz passiva, o núcleo verbal fica foi levantada.
A psicologia moderna é agente da voz passiva.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA.
A palavra para (linha 3) é preposição e indica idéia de finalidade.
As palavras Sem (linha 1) e nem (linha 3) são advérbios, porque apresentam idéia de exclusão.
A palavra Também (linha 2) indica idéia de inclusão.
O que pode ser empregado para substituir uma palavra ou expressão anteriormente mencionada, como em A madeira que queimou nas caldeiras (linhas 3-4).
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a opção INCORRETA.
Em se acelerou (linha 6), o se é pronome reflexivo.
A palavra Mas é um conjunção que introduz, nas duas frases em que se encontra (linhas 9 e 12), idéia de adversidade.
Em que se tem (linha 8), o se corresponde a símbolo de indeterminação do sujeito.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa verdadeira:
Irrefutável = Idéias inaceitáveis.
Antagonismo = Exaltação de sentimentos.
Desinteligência = Idéias não inteligentes.
Conflagração = Veemência de sentimentos.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Todas as frases abaixo estão corretamente pontuadas, EXCETO UMA, assinale-a:
Vítor, venha até aqui correndo!
Hoje, exatamente às dez horas, percebi, olhando para o lado direito, uma enorme sombra que cobria toda a minha vontade de amar.
Vítor veio até aqui correndo.
Eles só querem, de verdade os direitos que lhes foram negados.
Língua Portuguesa - Pronome - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Atentando para a norma culta da língua, assinale, na oração abaixo, a opção com os pronomes que substituem corretamente as palavras em destaque.
I. Os filhos não gostam de obedecer aos mais velhos?
II. Nessa família ninguém assiste às novelas.
III. Eu amo meus filhos.
IV. Paguei ao professor particular,as aulas extras que me deu.
a eles – as – os – a ele
lhe – a elas – os – o
lhes – a elas – os – lhe
lhe – as – os – a ele
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