Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

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Julgue as afirmações abaixo.

I. O advérbio “ainda” (l. 8) expressa a ideia de tempo presente.

II. O futuro do pretérito, no verbo “tornar” (l. 2), marca também o distanciamento da autora em relação àquilo que é afirmado.

III. As palavras “propaganda” e “armadilha” (l. 8) revelam a falta de adesão da autora quanto à importância da técnica temporal e de atenção multitarefa.

IV. O pronome “você” (l. 22) é utilizado pela autora para estabelecer uma interlocução mais próxima com o leitor, como uma estratégia de convencimento.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e III.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e IV.

A reformulação do fragmento do texto que não mantém o sentido original é

  • A. “a garota perdeu a graça” (l. 4).
  • B. “Ele não se conformou, e foi categórico” (l. 2 e 3).
  • C. "Leva em consideração a experiência e o passado de sua companhia” (l. 13 e 14).
  • D. “Implica invalidar o direito de ter seu próprio ponto de vista e modo de ser” (l. 9 e 10).

A sequência em que todas as palavras pertencem ao mesmo campo semântico de “soberba” é

  • A. galhardia, desprezo, vergonha.
  • B. altivez, superioridade, empatia.
  • C. egocentrismo, tirania, grosseria.
  • D. prepotência, orgulho, arrogância.

Nos enunciados “Mas o presente, nessa velocidade, é um pretérito contínuo” (l. 26 e 27) e “nosso mundo interno ficou a oceanos de nós” (l. 29), ocorre, respectivamente,

  • A. ironia e catacrese.
  • B. antítese e hipérbole.
  • C. metonímia e metáfora.
  • D. eufemismo e prosopopeia.

Segundo os princípios da norma culta, ocorre desvio de concordância verbal na oração

  • A. “nos falta silêncios” (l. 3).
  • B. “talvez estejamos nos imbecilizando” (l. 2).
  • C. “Quando tudo é grito não há mais grito” (l. 8 e 9).
  • D. “Os espasmos esgotam, exaurem, consomem” (l. 11).

Uma das características do texto de Carpinejar é a presença de frases curtas, simples e incompletas do ponto de vista sintático, como as que ocorrem no seguinte período:

  • A. “Vou te fazer gostar é tudo o que você não deve dizer numa relação” (l. 5).
  • B. “Pode-se inspirar com o exemplo, com a alegria, jamais com a obrigação” (l. 21).
  • C. "Ela respondeu que não gostava. Ele não aceitou, e foi taxativo: vou te fazer gostar” (l. 2 e 3).
  • D. “Uma amiga estava no começo do namoro quando seu namorado ciclista perguntou se ela andava de bicicleta” (l. 1 e 2).

Quanto à noção de flexão de gênero, palavras como “agente”, “gerente”, “paciente”, “cliente”, segundo a gramática normativa,

  • A.

    manifestam o feminino por meio de sufixos derivacionais bem marcados.

  • B.

    são sobrecomuns, ou seja, apresentam um só gênero que se aplica a homens e mulheres.

  • C.

    perdem a vogal temática na formação do feminino, sofrendo mudança ou acréscimo no radical.

  • D.

    têm uma única forma para os dois gêneros, cabendo ao artigo – o, a – determinar o masculino ou o feminino.

Com base na leitura do texto abaixo, assinale a única alternativa que completa corretamente as questões de 1 a 10.

No enunciado "os ensinos médio e até fundamental passam a estimular", a concordância nominal justifica-se porque,

  • A. estando a palavra determinada no singular e mais adiante o determinante, este vai para o plural.
  • B. quando há mais de uma palavra determinada do mesmo gênero, o determinante vai para o plural.
  • C. havendo uma só palavra determinada, a palavra determinante irá para o gênero e o número da palavra determinada.
  • D. havendo uma só palavra determinada e mais de uma determinante, a palavra determinada vai para o plural ou fica no singular.

O estudo dos aspectos fonológicos de uma língua consiste em

  • A. examinar a forma e a função das palavras de uma dada língua.
  • B. repertoriar as unidades que constituem o vocabulário da língua.
  • C. analisar os processos de formação dos vocábulos de uma dada língua.
  • D. descrever e analisar os sons da linguagem do ponto de vista de sua função no sistema da comunicação lingüística.

Pode-se definir fonema como

  • A. uma das formas de realização de um som.
  • B. as diferentes e infinitas realizações de um mesmo som.
  • C. a unidade mínima pertinente de uma língua, que se pode isolar no interior do significante de um signo lingüístico.
  • D. uma unidade mínima de uma dada língua, que se situa unicamente no plano do significado de um signo lingüístico
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