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A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em:
que perderam a vida = que a perderam
deveriam ter apresentado as incertezas científicas = deveriam ter-lhes apresentado
deixando suas casas = deixando-as
uma semana antes do terremoto = uma semana antes dele
A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em:
O tratamento que é dado aos temas = O tratamento que lhes é dado.
que circunscreve seus míticos personagens = que os circunscreve.
para começar a entender Guimarães Rosa = para começar a entendê-lo.
sua obra criou um âmbito próprio = sua obra criou-o.
Guimarães Rosa mantém seu estilo próprio = Guimarães Rosa lhe mantém.
A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em:
O tratamento que é dado aos temas = O tratamento que lhes é dado.
que circunscreve seus míticos personagens = que os circunscreve.
para começar a entender Guimarães Rosa = para começar a entendê-lo.
sua obra criou um âmbito próprio = sua obra criou-o.
Guimarães Rosa mantém seu estilo próprio = Guimarães Rosa lhe mantém.
As leis religiosas têm mais sublimidade; as leis civis dispõem de mais extensão.
A respeito da construção da frase acima, é correto afirmar que
o verbo dispor foi empregado no mesmo sentido que assume na frase A solidão dispõe o homem à melancolia.
da comparação entre leis civis e leis religiosas, expressa pelo termo mais, resulta a superioridade inconteste de uma delas.
entre os dois segmentos separados pelo ponto e vírgula estabelece-se uma relação de sentido equivalente ao da expressão ao passo que.
entre os dois segmentos separados por ponto e vírgula estabelece-se uma relação de sentido equivalente ao da expressão por conseguinte.
o verbo dispor foi empregado no mesmo sentido que assume na frase O sacristão dispôs o altar para a missa.
Em correspondências, os fechos de cortesia são geralmente utilizados nas seguintes mensagens escritas: I
II
. Carta comercial.III
. Mensagens eletrônicas.IV
. Atestado.Está correto o que consta APENAS em
I e II.
I, II e III.
II e III.
II, III e IV.
III e IV.
Leia atentamente as afirmações abaixo:
I. A desconfiança e o medo da ciência eram alimentados por alguns sentimentos: o de que a ciência era incompreensível... (último parágrafo) Os dois-pontos do segmento acima introduzem argumentos que respaldam o que foi afirmado anteriormente no texto.
II. Não exigia do operador mais que reconhecer as cédulas e moedas do dinheiro local. (2o parágrafo) O verbo grifado acima pode ser substituído por inquiria, sem prejuízo para a lógica e a correção da frase.
III. Para fins práticos, a situação do operador de caixa do supermercado representava a norma humana de fins do século XX; não precisamos entender... (3o parágrafo) O sinal de ponto e vírgula da frase acima pode ser substituído por dois-pontos sem prejuízo para a lógica e a correção da frase.
Está correto o que consta em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Diferentemente de outros pintores impressionistas de sua época, que, no entanto respeitava imensamente, Degas dedicou-se ...... estudar os efeitos que a luz artificial, em oposição ...... natural, impunha ...... cenas que retratava. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
a - a - às
a - à - às
à - a - as
à - à - as
a - à - as
Atenção: As questões de números 38 e 39 referem-se ao texto abaixo.
Acho que nada restou pra guardar ou lembrar
Do muito ou pouco que houve entre você e eu
Considerada uma situação em que um aluno indaga a respeito do emprego pronominal ao final do par de versos acima transcrito, o professor deve
censurar a utilização pelo compositor dos pronomes eu e você, enfatizando que a coordenação de pronomes introduzida pela preposição entre exige as formas oblíquas.
advogar a liberdade que deve ter o artista no uso da linguagem, inclusive quanto à escolha dos pronomes, mas insistir na necessidade de evitar exemplos como esse.
levar o aluno à compreensão de que a utilização de pronomes é sempre uma questão de estilo e que cada usuário da língua é livre para optar entre a forma reta e a oblíqua.
confirmar a correção do uso do pronome pessoal reto nesses casos, especialmente no registro informal, e acrescentar que vem sendo aceito mesmo em registro formal.
afirmar que a utilização do pronome pessoal reto nesses casos é a única correta, pois o uso da forma oblíqua aqui seria inadequado mesmo de acordo com a norma culta.
A exclusão das vírgulas NÃO alterará o sentido da seguinte frase:
O fracasso do comunismo, na prática, acabou com a desculpa para o stalinismo.
Quem recorre aos meios extremos, condenados pelos democratas, costuma dá-los como necessários.
Até mesmo os sádicos se valem, aqui e ali, de argumentos dados como irrefutáveis.
Mesmo os stalinistas, que não acreditavam nesses horrores, passaram a execrar seu velho ídolo.
As metáforas, que costumam tornar mais concretas as ideias, são úteis e expressivas.
... em diversos pontos controversos, desempatou controvérsias ... (último parágrafo)
O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está em:
Os milhares de africanos que morreram por conta da viagem ou de padecimentos posteriores ...
Entre 1758 e 1851, por aquelas pedras passaram pelo menos 600 mil escravos trazidos d'África.
A própria construção do cais teve o propósito de ...
... mas as melhores descrições [...] saíram todas da pena de viajantes estrangeiros.
Os negros ficavam expostos no térreo de sobrados ...
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