Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em:

  • A.

    que perderam a vida = que a perderam

  • B.

    deveriam ter apresentado as incertezas científicas = deveriam ter-lhes apresentado

  • C. delimitar os riscos = delimitá-los
  • D.

    deixando suas casas = deixando-as

  • E.

    uma semana antes do terremoto = uma semana antes dele

A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em:

  • A.

    O tratamento que é dado aos temas = O tratamento que lhes é dado.

  • B.

    que circunscreve seus míticos personagens = que os circunscreve.

  • C.

    para começar a entender Guimarães Rosa = para começar a entendê-lo.

  • D.

    sua obra criou um âmbito próprio = sua obra criou-o.

  • E.

    Guimarães Rosa mantém seu estilo próprio = Guimarães Rosa lhe mantém.

A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em:

  • A.

    O tratamento que é dado aos temas = O tratamento que lhes é dado.

  • B.

    que circunscreve seus míticos personagens = que os circunscreve.

  • C.

    para começar a entender Guimarães Rosa = para começar a entendê-lo.

  • D.

    sua obra criou um âmbito próprio = sua obra criou-o.

  • E.

    Guimarães Rosa mantém seu estilo próprio = Guimarães Rosa lhe mantém.

As leis religiosas têm mais sublimidade; as leis civis dispõem de mais extensão.

A respeito da construção da frase acima, é correto afirmar que

  • A.

    o verbo dispor foi empregado no mesmo sentido que assume na frase A solidão dispõe o homem à melancolia.

  • B.

    da comparação entre leis civis e leis religiosas, expressa pelo termo mais, resulta a superioridade inconteste de uma delas.

  • C.

    entre os dois segmentos separados pelo ponto e vírgula estabelece-se uma relação de sentido equivalente ao da expressão ao passo que.

  • D.

    entre os dois segmentos separados por ponto e vírgula estabelece-se uma relação de sentido equivalente ao da expressão por conseguinte.

  • E.

    o verbo dispor foi empregado no mesmo sentido que assume na frase O sacristão dispôs o altar para a missa.

Em correspondências, os fechos de cortesia são geralmente

utilizados nas seguintes mensagens escritas:

I. Ata.

II. Carta comercial.

III. Mensagens eletrônicas.

IV. Atestado.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III e IV.

Leia atentamente as afirmações abaixo:

I. A desconfiança e o medo da ciência eram alimentados por alguns sentimentos: o de que a ciência era incompreensível... (último parágrafo) Os dois-pontos do segmento acima introduzem argumentos que respaldam o que foi afirmado anteriormente no texto.

II. Não exigia do operador mais que reconhecer as cédulas e moedas do dinheiro local. (2o parágrafo) O verbo grifado acima pode ser substituído por inquiria, sem prejuízo para a lógica e a correção da frase.

III. Para fins práticos, a situação do operador de caixa do supermercado representava a norma humana de fins do século XX; não precisamos entender... (3o parágrafo) O sinal de ponto e vírgula da frase acima pode ser substituído por dois-pontos sem prejuízo para a lógica e a correção da frase.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    III, apenas.

Diferentemente de outros pintores impressionistas de sua época, que, no entanto respeitava imensamente, Degas dedicou-se ...... estudar os efeitos que a luz artificial, em oposição ...... natural, impunha ...... cenas que retratava. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

  • A.

    a - a - às

  • B.

    a - à - às

  • C.

    à - a - as

  • D.

    à - à - as

  • E.

    a - à - as

Atenção: As questões de números 38 e 39 referem-se ao texto abaixo.

Acho que nada restou pra guardar ou lembrar

Do muito ou pouco que houve entre você e eu

Considerada uma situação em que um aluno indaga a respeito do emprego pronominal ao final do par de versos acima transcrito, o professor deve

  • A.

    censurar a utilização pelo compositor dos pronomes eu e você, enfatizando que a coordenação de pronomes introduzida pela preposição entre exige as formas oblíquas.

  • B.

    advogar a liberdade que deve ter o artista no uso da linguagem, inclusive quanto à escolha dos pronomes, mas insistir na necessidade de evitar exemplos como esse.

  • C.

    levar o aluno à compreensão de que a utilização de pronomes é sempre uma questão de estilo e que cada usuário da língua é livre para optar entre a forma reta e a oblíqua.

  • D.

    confirmar a correção do uso do pronome pessoal reto nesses casos, especialmente no registro informal, e acrescentar que vem sendo aceito mesmo em registro formal.

  • E.

    afirmar que a utilização do pronome pessoal reto nesses casos é a única correta, pois o uso da forma oblíqua aqui seria inadequado mesmo de acordo com a norma culta.

A exclusão das vírgulas NÃO alterará o sentido da seguinte frase:

  • A.

    O fracasso do comunismo, na prática, acabou com a desculpa para o stalinismo.

  • B.

    Quem recorre aos meios extremos, condenados pelos democratas, costuma dá-los como necessários.

  • C.

    Até mesmo os sádicos se valem, aqui e ali, de argumentos dados como irrefutáveis.

  • D.

    Mesmo os stalinistas, que não acreditavam nesses horrores, passaram a execrar seu velho ídolo.

  • E.

    As metáforas, que costumam tornar mais concretas as ideias, são úteis e expressivas.

... em diversos pontos controversos, desempatou controvérsias ... (último parágrafo)

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está em:

  • A.

    Os milhares de africanos que morreram por conta da viagem ou de padecimentos posteriores ...

  • B.

    Entre 1758 e 1851, por aquelas pedras passaram pelo menos 600 mil escravos trazidos d'África.

  • C.

    A própria construção do cais teve o propósito de ...

  • D.

    ... mas as melhores descrições [...] saíram todas da pena de viajantes estrangeiros.

  • E.

    Os negros ficavam expostos no térreo de sobrados ...

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