Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher adequadamente a lacuna da frase:

  • A.

    Os ovos de que se ...... (compor) a omelete ilustram o caso em que a violência de um ato se justifica pela causa a que serve.

  • B.

    A todos os meios extremos ...... (costumar) corresponder, segundo os radicais, uma justificativa aceitável.

  • C.

    Mesmo aos maiores sádicos ...... (poder) ocorrer uma certa direção de argumentos para justificar seus horrores.

  • D.

    Agrada aos extremistas propagar que, a menos que se ...... (quebrar) ovos, nunca se fará uma omelete.

  • E.

    Aos sádicos ...... (dever) agradar ouvir os ovos quebrando- se, como preâmbulo de uma omelete.

Leia o trecho abaixo. “Já, o contrário do que está colocado acima, ou seja, a não solução ou a resolução negativa desse paradoxo vai fazer com que aqueles que burlam a lei, terão espaço para continuar a agir do mesmo modo e, por consequência, aqueles que (...)”

No trecho lido é CORRETO afirmar que a vírgula foi utilizada para:

  • A.

    Separar o sujeito do predicado e termos com a mesma função sintática.

  • B.

    Separar a oração subordinada adverbial deslocada, antes da principal.

  • C.

    Indicar o hipérbato que ocorre no período, se antepondo a uma oração subordinada, e realçar o paradoxo.

  • D.

    Isolar termos expletivos retificadores ou explicativos.

Em diferentes segmentos do texto foi inserida uma vírgula. O segmento que mantém a correção original é:

  • A. A errata é geralmente, impressa em página separada...
  • B. em papel diferente, do que foi usado na publicação.
  • C. o número das páginas onde se encontram, e as formas corrigidas.
  • D. Alguns profissionais distinguem errata, de corrigenda...
  • E. ao passo que, errata diz respeito principalmente a erros de composição ou de montagem.

Assinale a alternativa na qual os verbos sublinhados foram empregados CORRETAMENTE de acordo com os tempos e os modos entre parênteses.

  • A.

    Na carta tinha festejado o nascimento dela. (pretérito perfeito do indicativo)

  • B.

    O espelho partiu-se em pedaços. (Pretérito imperfeito do subjuntivo)

  • C.

    As ondas bateriam nos cascos dos navios. (Pretérito perfeito do indicativo)

  • D.

    Ela viria se ele a chamasse. (futuro do pretérito do indicativo)

...em que estas anotações vadias foram feitas...

Observando o contexto em que a frase acima foi empregada, a sua transposição para a voz ativa produz corretamente a seguinte forma verbal:

  • A.

    fizeram-se.

  • B.

    tinha feito.

  • C.

    fiz.

  • D.

    faziam.

  • E.

    poderia fazer.

A frase em que o emprego das formas verbais está em harmonia com o padrão culto escrito é:

  • A. Estou disposta a revisar o texto, caso ele manifesta interesse quando vier aqui.
  • B. Esperamos que ele sentencie a nosso favor, já que nunca retorquimos suas decisões.
  • C. Eles ansiam tanto pelo aumento do salário, que sequer discutem o novo valor.
  • D. Se ele continui a se mostrar prestativo pouco importa, pois muitos já o odeiam por sua atuação irresponsável.
  • E. O desejo de todos é o de que premiamos de acordo com as regras que apusemos no cartaz.

Assinale a oração em que a regência dos verbos (transitividade verbal) está indicada CORRETAMENTE:

  • A.

    (...) ou seja, vamos ter uma situação em que os legisladores vão continuar a legislar em prol dos seus interesses privativistas, patrimonialistas (...) – locução verbal transitiva direta.

  • B.

    (...) não atendem aos interesses maiores da sociedade brasileira. – verbo transitivo direto e indireto.

  • C.

    Essa é uma situação que não podemos deixar que aconteça. – verbo transitivo direto.

  • D.

    Esse seria o caso em que estaríamos sob o pior dos mundos (...) – verbo intransitivo.

Observe as formas verbais do seguinte trecho:

“Ao mesmo tempo esses desvios de conduta tem obrigado(1) a criação de legislações cada vez mais rigorosas visando coibir(2) todos esses tristes e nefastos casos de corrupção. De forma alguma defendo o afrouxamento das legislação eleitoral, mas ao invés de conseguir o efeito desejado, ou seja, a redução da corrupção, o que está acontecendo(3) na prática, é que aquelas pessoas que exercem a boa liderança, que possuem um papel importante e cumprem da melhor maneira possível a sua missão, acabam sendo(4) vítimas de um processo (...)”

Em relação ao trecho acima, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    Há forma composta em 1 e 4, dois verbos distintos em 2, locução verbal em 3.

  • B.

    Há forma composta em 2 e 4, dois verbos distintos em 1 e 3.

  • C.

    Em todos os casos há locução verbal.

  • D.

    Há forma composta em 1, dois verbos distintos em 2 e 4, locução verbal em 3.

Atenção: As questões de números 29 e 30 referem-se à tirinha abaixo.

Dada uma situação em que um aluno apresentasse a tirinha, acolhendo um pedido para que os alunos trouxessem textos de seu interesse para a sala de aula, o professor de Língua Portuguesa deveria

  • A.

    rejeitá-la como material para o ensino da língua, pelo fato de a linguagem não se adequar à norma culta, a qual deve ser exigida de todos os textos escritos, mesmo os quadrinhos.

  • B. aproveitá-la para, entre outras coisas, apontar o erro cometido por Miguelito, aliás bastante comum, quanto à colocação pronominal − Ele comeu ela −, insistindo na forma correta − “Ele a comeu”.
  • C.

    rejeitá-la como material para o ensino da língua, pois o quadrinista inadvertidamente cometeu um erro grave de colocação pronominal ao fazer Miguelito dizer Ele comeu ela, o que é inaceitável mesmo num registro informal.

  • D.

    aproveitá-la para discutir com os alunos a questão da relatividade da colocação pronominal, mostrando que no Brasil até mesmo a norma culta admite o uso de pronome do caso reto no lugar do oblíquo.

  • E.

    aproveitá-la para, entre outras coisas, discutir com os alunos marcas de variação linguística e seleção de registro em situação interlocutiva, por meio da fala de Miguelito ao dizer: − Ele comeu ela.

A transposição para a voz ativa da frase Foi assim que sempre se fez a literatura tem como resultado:

  • A.

    Sempre foi assim que a literatura fez.

  • B.

    Assim é que sempre foi feita a literatura.

  • C.

    Terá sido feito sempre assim, a literatura.

  • D.

    Foi sempre assim que a literatura tem feito.

  • E.

    Foi assim que sempre fizeram a literatura.

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