Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Houve uma ocasião em que desejava ser diretor de cinema.

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado na frase acima se encontra em:

  • A. ... eu escolheria um jornal.
  • B. ... um meio de comunicação que não tinha limites ...
  • C. O senhor já pensou em fazer filme?
  • D. ... o tempo que você passa com amigos ...
  • E. ... a isolar você do mundo real.

Atenção: As questões de números 14 a 19 baseiam-se no texto seguinte.

Todas as palavras estão escritas corretamente na frase:

  • A.

    Os esforsos para entender os fenômenos da natureza nem sempre conseguem hêsito, como, por exemplo, algumas pesquisas sobre aves.

  • B.

    O crecente desenvolvimento tecnológico permitiu aos pesquisadores analizar as reações provocadas pelo fluxo de sangue no bico do tucano.

  • C.

    O imenso tamanho do bico do tucano sempre causou estranheza naqueles que costumam observar os exemplos oferecidos pela natureza.

  • D.

    Com o tamanho imprecionante de seu bico, o tucano é considerado por estudiosos uma das aves brasileira mais exquizitas.

  • E.

    Os cientistas que se puzeram a estudar os tucanos concluíram que existem diverças funções para o enorme bico dessa ave.

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 13, considere o texto abaixo.

A correlação entre as indústrias culturais e o cinema, tal como instaurada nas linhas 1 e 2, respeita a mesma relação de sentido que se estabelece, na mesma ordem, entre os termos destacados em:

  • A.

    Esse hospital fica no centro, e é a instituição de saúde mais conceituada da região.

  • B.

    Ele adora gato, aliás, todos os felinos.

  • C.

    Sempre cultivou flores, sendo a orquídea uma das suas prediletas.

  • D.

    Enxugue os pratos, mas seque bem.

  • E.

    Não se importa de ser chamado de obeso, mas de gordo...

... e com o tempo em que você pode trabalhar.

O segmento grifado na frase acima preenche corretamente a lacuna da frase:

  • A. Muitos escritores afirmam não saber lidar com a fama ...... almejam em determinado momento de suas carreiras.
  • B. Alguns escritores menores tentam demonstrar em suas obras uma erudição ..... não possuem de fato.
  • C. Não por coincidência, o jornalismo é uma profissão ..... vários escritores recorrem em determinado momento de suas vidas.
  • D. O mercado cinematográfico internacional .... muitos roteiristas iniciantes tentam se inserir é por demais competitivo e estressante.
  • E. Dizem que o trabalho árduo e diário e uma disciplina tenaz são as principais armas ..... um jovem escritor deve se valer.

Gabriel García Marquez cresceu em meio ... plantações de banana de Arataca, situada ... poucos quilômetros do vilarejo de Macondo, que ele se dedicou ... retratar na obra Cem anos de solidão.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

  • A. as - à - a
  • B. as - à - à
  • C. às - a - a
  • D. às - à - à
  • E. as - a - à

O historiador Frederico Pernambucano de Mello prova isso ao esquadrinhar um aspecto original do fenômeno. (1º parágrafo)

Com o emprego do pronome grifado acima faz-se referência ao fato de que é possível

  • A. mostrar, a partir da análise de adereços usados pelos cangaceiros, tais como as moedas de ouro e prata que enfeitavam sua vestimenta, a riqueza de que desfrutavam.
  • B. considerar que, apesar dos reais perigos enfrentados pelos cangaceiros, eles se consideravam protegidos com o uso de símbolos místico-religiosos.
  • C. utilizar aspectos que motivaram o surgimento do cangaço como criação artística bastante diversificada, porém devidamente reconhecida e premiada.
  • D. comprovar que os cangaceiros, apesar de sua rudeza, se comportavam como cavaleiros extremamente educados e de ética irrepreensível.
  • E. descobrir novas formas de analisar o cangaço e os cangaceiros, por tratar-se de um assunto que fornece dados sempre capazes de surpreender.

... apresenta uma abordagem do visual do cangaceiro, adornado e caracterizado com detalhes capazes de ombreá-lo a um cavaleiro medieval europeu ou a um guerreiro samurai. (1º parágrafo)

O segmento grifado na frase acima pode ser substituído, mantendo-se o sentido e a correção, por:

  • A. visualizar o cangaceiro como.
  • B. mostrar elementos semelhantes em.
  • C. fazer sombra à aparência de.
  • D. equiparar o visual do cangaceiro ao de.
  • E. preparar o cangaceiro nas mesmas condições de.

Os mais fortes empreendiam a conquista colonial, legitimavam a conquista colonial, atribuindo à conquista colonial o mérito de uma transformação civilizadora que tornava a conquista colonial uma espécie de benemerência.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

  • A. legitimavam-na - atribuindo-lhe - a tornava
  • B. a legitimavam - atribuindo-na - tornava-lhe
  • C. legitimavam-na - lhe atribuindo - lhe tornava
  • D. legitimavam-lhe - a atribuindo - a tornava
  • E. legitimavam-a - lhe atribuindo - tornava-a

As roupas, acessórios, calçados e armas dos cangaceiros não tinham função única. (2ºparágrafo)

A mesma relação existente entre o verbo e seu complemento, grifados acima, se encontra na frase:

  • A. O cangaço está nas telas de nossos maiores artistas ...
  • B. A riqueza do fenômeno parece sem fim.
  • C. Essa característica do cangaceiro [...] mostra o caráter arcaico do homem ...
  • D. ... peças que servem de pagamento à graça alcançada.
  • E. ... malefícios que poderiam estar a cada dobra do rio ...

A concordância verbal e nominal está inteiramente correta em:

  • A. O interesse pelos acontecimentos que envolveram os cangaceiros e seus hábitos peculiares levam sempre a novas interpretações desse fenômeno do sertão brasileiro.
  • B. A roupa com proteção de couro e o chapéu de abas viradas, que facilitavam a visão de emboscadas, traziam adereços que buscava resguardar os integrantes do bando.
  • C. Consta que os cangaceiros, num gesto de grandeza, quando pretendia invadir uma determinada fazenda, informava ao dono o dia e a hora desse ataque.
  • D. A vestimenta adotada pelos cangaceiros eram uma adaptação da roupa dos vaqueiros sertanejos, adequado ao ambiente, com o calor do dia e o frio da noite.
  • E. Para esses guerreiros surgidos com o cangaço, os elementos que compunham seu traje criavam uma espécie de blindagem contra os perigos que corriam.
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