Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:

  • A. Não basta ensinar conteúdos às crianças, pensava Rousseau; impõe-se educá-las, mas de modo que não as deforme a sociedade.
  • B. Não se esperem das crianças que sejam puras ou angelicais, pois elas já nasceriam com os instintos da agressão e da crueldade.
  • C. Houve tempos em que o índice de mortalidade dos bebês atingiam um patamar que hoje suscitariam sérias sindicâncias.
  • D. A genialidade de Walt Disney teria reforçado, nos traços dos desenhos, a imagem de inocência que se atribuíam às crianças.
  • E. Estão em nossos instintos de adultos o impulso para que consideremos, em princípio, frágeis e indefesas todas as crianças.

Está plenamente adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:

  • A. Por que tanta gente deixaria de ver os fatos que não lhe conviessem, para sustentar, assim, o mito da infância angelical?
  • B. Essas criaturinhas gozariam de um prestígio que só reconhecêssemos nela em virtude dos nossos vieses sensórios.
  • C. Se for essa a base biológica do nosso amor às crianças, passam a operar sobre ela os valores culturais que defendêssemos.
  • D. Para Rousseau, as crianças que não forem desviadas de seu caminho natural teriam desfrutado de pleno equilíbrio vital.
  • E. Não fosse a estilização dos traços das crianças, nos desenhos de Walt Disney, a imagem da pureza infantil não terá sido tão forte.

Estava aberto o caminho para que o amor paterno pudesse prosperar.

A afirmação acima tem nova redação, igualmente correta e de sentido equivalente, em:

  • A. O amor paterno estaria abrindo um caminho em cujo pudesse prosperar.
  • B. Abria-se o caminho que ao amor paterno possibilitaria prosperar.
  • C. Poderia prosperar nesse caminho o amor paterno que a ele se abria.
  • D. Ao amor paterno permitiria prosperar-se nessa abertura do caminho.
  • E. Abrira-se o caminho aonde poderia vir a prosperar o amor paterno.

É preciso corrigir a pontuação da frase:

  • A. Não obstante a imagem de candura, as crianças podem ser perversas por conta dos instintos, manifestação que, aliás, nos comandam a todos.
  • B. Não apenas as crianças, também os adultos cedem aos instintos primitivos, de cuja manifestação, muitas vezes, tendemos a nos envergonhar.
  • C. O autor não se mostra nada simpático à tese da bondade natural, proposta e defendida por Rousseau, embora admita o grande prestígio de que goza esse filósofo.
  • D. No século 18, marcado pela ação dos pensadores iluministas, pedagogos como Rousseau, desejosos de mudanças, propuseram teses revolucionárias.
  • E. Deve-se à aparência meiga das crianças, boa parte da crença de que elas são seres angelicais, e por isso, incapazes de cometer crueldades.

Atenção: As questões de números 11 a 19 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O emprego das aspas, no 1o parágrafo, assinala

  • A.

    presença de frase cujo sentido é desnecessário no contexto.

  • B.

    síntese importante do que vem sendo exposto desde o início.

  • C.

    reprodução fiel das palavras do escritor citado.

  • D.

    diálogo entre as personagens citadas no parágrafo.

  • E.

    emprego de palavras e expressões oriundas de outro idioma.

Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Este quadro moral levou a duas situações dramáticas: o gosto do mal e o mau gosto. (linhas 23 e 24)

O grande desafio de hoje é de ordem ética: construir uma vida em que o outro não valha apenas por satisfazer necessidades sensíveis. (linhas 44 a 46)

Considerando-se o emprego dos dois-pontos nos períodos acima, é correto o que se afirma em:

  • A.

    Os dois-pontos introduzem segmentos de sentido enumerativo e conclusivo, respectivamente, assinalando uma pausa maior em cada um deles.

  • B.

    Os segmentos introduzidos pelos dois-pontos apresentam sentido idêntico, de realce.

  • C.

    Os sinais marcam a presença de afirmativas redundantes no contexto, mas que reforçam a opinião do autor.

  • D.

    Os dois-pontos indicam a interferência de um novo interlocutor no contexto, representando o diálogo com o leitor.

  • E.

    Os dois segmentos introduzidos pelos dois-pontos são inteiramente dispensáveis, pois seu sentido está exposto com clareza nas afirmativas anteriores a eles.

Formaram-se pelo processo de derivação sufixal as palavras

  • A. realidade e temporal.
  • B. representativos e espaço.
  • C. visão e momento.
  • D. cronologia e análoga.
  • E. relógios e tempo.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

Há uma transgressão das normas de concordância verbal na frase:

  • A.

    Não é à variação dos esquemas táticos que se deve imputar o fato de conviverem, em uma Copa do Mundo, a tristeza e a exaltação.

  • B.

    Entre paixões opostas costumam movimentar-se, nos dramáticos jogos da Copa, o sentimento dos torcedores mais fanáticos.

  • C.

    Sempre haverá nos versos de Carlos Drummond de Andrade reflexões poéticas que se enraízam nas experiências da vida.

  • D.

    Não coube aos brasileiros, na Copa de 2010, vivenciar os dramas que caracterizam as partidas a que leva o emparelhamento final.

  • E.

    A alternância entre paixões intensas e opostas, como ocorre ao longo da Copa do Mundo, não faz bem aos cardíacos.

Atenção: Responda às questões 32 a 40 com base no texto 4.

Em há verbos supostamente ativos que não expressam ação realizada (linhas 35 e 36), alterando a flexão dos verbos haver e expressar para o pretérito perfeito do indicativo, tem-se

  • A.

    havia verbos supostamente ativos que não expressavam ação realizada.

  • B.

    houve verbos supostamente ativos que não expressaram ação realizada.

  • C.

    houveram verbos supostamente ativos que não expressavam ação realizada.

  • D.

    haviam verbos supostamente ativos que não expressavam ação realizada.

  • E.

    houve verbos supostamente ativos que não expressavam ação realizada.

Atenção: Responda às questões 11 a 21 com base no texto 2.

O conetivo e (linha 9) está ligando

  • A.

    dois verbos intransitivos.

  • B.

    dois verbos transitivos indiretos.

  • C.

    m verbo transitivo direto e outro indireto.

  • D.

    dois verbos transitivos.

  • E.

    dois verbos circunstanciais.

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