Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Passando para o plural o segmento grifado, o verbo que deverá permanecer no singular está em:

  • A.

    ... se desfaz a noção de espaço...

  • B.

    ... não há lugar para a meditação...

  • C.

    ... à procura do novo que satisfaça...

  • D.

    Este quadro moral levou a duas situações dramáticas...

  • E.

    ... pela qual se faz o juízo positivo ou negativo...

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.

Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:

  • A.

    Quem não se irrita por ser o destinatário de mensagens por cujo assunto não tem o menor interesse?

  • B.

    Como reagir à recepção de textos aos quais jamais houve solicitação nossa?

  • C.

    A autora refere-se ao deus Janus Bifronte, às duas faces suas em cujas representavam-se o passado e o futuro.

  • D.

    Quem matou o hábito das cartas foi o telefone, em que o reinado começou junto com o século XX.

  • E.

    Os e-mails acabam chegando a destinatários de cuja privacidade não costumam respeitar.

Atenção:As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • A.

    O autor considera que os vínculos estabelecidos nas relações entre grupos sociais, firmadas pelo parentesco ou pelo sentimento comunitário, ainda resistem à força dos meios de comunicação de massa.

  • B.

    Entende o autor de que, não obstante hajam fortes pressões dos meios de comunicação de massa sobre elas, as relações autenticamente populares podem resistir à tão pesada influência.

  • C.

    Graças a aqueles laços estabelecidos em relações de parentesco ou mesmo comunitárias, entre grupos sociais mais estritos, a cultura popular ainda oferece sua firme capacidade de resistência.

  • D.

    Relações de parentesco e laços comunitários, não obstante a força que caracterizam os meios de comunicação de massa, ainda lhes resistem, preservando-se essa forma de cultura popular.

  • E. A cultura popular, ingratamente pressionada pela cultura de massa, manifesta-se ainda sob a forma de pequenos grupos cujos valores autênticos persiste o sentimento comunitário.

Atenção:As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

No segundo parágrafo, o elemento sublinhado na construção

  • A.

    ocupando-lhe as horas de lazer refere-se ao termo casa.

  • B.

    eis o seu primeiro tento refere-se à expressão forma criativa.

  • C.

    eis o seu primeiro tento refere-se à expressão cultura de massa.

  • D.

    ocupando-lhe as horas de lazer refere-se à expressão cultura de massa.

  • E.

    eis o seu primeiro tento refere-se à expressão horas de lazer.

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.

É preciso corrigir uma forma verbal flexionada na frase:

  • A.

    O e-mail interveio de tal forma em nossa vida que ninguém imagina viver sem se valer dele a todo momento.

  • B.

    Se uma mensagem eletrônica contiver algum vírus, o usuário incauto será prejudicado, ao abri-la.

  • C.

    Caso não nos disponhamos a receber todo e qualquer e-mail, será preciso que nos munamos de algum filtro oferecido pela Internet.

  • D.

    Se uma mensagem provier de um desconhecido, será preciso submetê-la a um antivírus específico.

  • E.

    Ele se precaveio e instalou em seu computador um poderoso antivírus, para evitar que algum e-mail o contaminasse.

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.

Está adequada a correlação entre os tempos e modos verbais na frase:

  • A.

    A pergunta que percorresse todas as bocas visa a apurar se a propagação do e-mail venha a ressuscitar a carta.

  • B.

    Quem não se irritava por ter sido destinatário de mensagens automáticas que não lhe dirão respeito?

  • C.

    O e-mail tanto poderia estar completando a obsolescência da carta como pudesse estar representando um novo alento para ela.

  • D.

    Teria sido conveniente pensar qual fosse a lacuna que se interponha entre a carta e o e-mail.

  • E.

    Nada pode estar mais distante do e-mail do que o tempo que se costuma levar para que uma carta seja escrita e postada.

Atenção:As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

O poder econômico expansivo dos meios de comunicação aboliu as manifestações da cultura popular e as reduziu a folclore para turistas.

Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, as formas verbais resultantes serão:

  • A.

    aboliram-se e têm sido reduzidas.

  • B.

    têm sido abolidas e reduziram-se.

  • C.

    vêm abolindo-as e vêm reduzindo-as.

  • D.

    estão abolindo e estão reduzindo.

  • E.

    foram abolidas e foram reduzidas.

Atenção: As questões de números 66 a 70 referem-se ao texto abaixo.

Considerando o contexto, está INCORRETO o que se afirma em:

  • A.

    Em Tudo o que se disse (linha 2), a substituição do segmento grifado por "Todas as verdades" exige o emprego de "disseram", para que a correção seja mantida.

  • B.

    Schopenhauer vale-se da observação do porcoespinho (linha 8) para, por semelhança, sugerir ao homem certo padrão de comportamento.

  • C.

    Em não ter, preferível morrer (linha 29) nota-se a ocorrência de duas elipses.

  • D.

    O emprego da preposição Até (linha 22) indica um limite de tempo, que se opõe à afirmativa introduzida pelo advérbio Hoje (linha 24).

  • E.

    Nos segmentos (linhas 11 e 12) constatou no século XVII que, em estado natural e (linhas 15 e 16) "os homens cumpram os pactos que celebrarem", as palavras grifadas se incluem na mesma classe gramatical e desempenham função sintática idêntica.

Atenção: Responda às questões 32 a 40 com base no texto 4.

A expressão No entanto (linha 8) pode ser substituída, alterando o significado da frase, por

  • A.

    entretanto.

  • B.

    porquanto.

  • C.

    todavia.

  • D.

    porém.

  • E.

    contudo.

Considerando-se o contexto, nos segmentos análoga à que sucedeu com a pintura moderna (1º parágrafo) e incorporada à forma total da obra de arte (2º parágrafo), não haverá prejuízo para a correção caso se substituam os elementos sublinhados, respectivamente, por

  • A. implícita com a que e adstrita pela forma.
  • B. ao par da que e introduzida à forma.
  • C. aproximativa pela que e assimilada diante da forma.
  • D. à semelhança da que e integrada na forma.
  • E. próxima com a que e absorta pela forma.
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