Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A chancela da representatividade, que legitima os legisladores, não os autoriza em hipótese alguma a duplicar os vícios sociais (...).
Nessa frase, são exemplos de uma mesma função sintática os termos
Uma nova e correta redação da frase do Barão de Itararé, citada no texto, que preserva o sentido original é:
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
Está plenamente adequado o emprego do elemento sublinhado na frase:
Os dois tipos de transformação social com que o autor se refere no texto correspondem a aspirações populares.
A convicção quanto a um direito subtraído é tamanha que há pobres em cuja crença é a de recuperarem o poder perdido.
Acreditam os pobres que todos os direitos aos quais lhes foram usurpados serão restabelecidos numa ordem mais justa do futuro.
Ao autor não interessaram tanto as fábulas em si mesmas, mas os recados profundos, de que se mostrou um sensível intérprete.
Muita gente, depois de ler esse texto de Calvino, verá nas fábulas alguma mensagem singular, cujo significado não havíamos atentado.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto seguinte.
Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:
São vários os atributos a que se pode recorrer para caracterizar um grupo étnico.
Não são claras as fronteiras em cujas se deseja estabelecer uma objetiva distinção entre etnias.
São mínimas as variações genéticas de que se poderia levar em conta para configurar alguma diferenciação racial.
O fenômeno das migrações é um fator concorrente de que as populações não sejam homogêneas.
O próprio conceito de raça humana, de cujo ninguém duvidava, é hoje dado como ultrapassado.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto seguinte.
Considerando-se a correção da frase e o contexto, o termo sublinhado pode ser substituído pelo que vem entre parênteses em:
(...) as semelhanças e diferenças que estabelecem entre si decorrem de processos históricos, sempre culturais, jamais naturais. (em meio a elas)
(...) e tal crença é compartilhada pelos demais indivíduos que compõem o mesmo grupo. (se comparte entre os)
D) (...) as populações humanas não são homogêneas, em razão das migrações no decorrer da história. (não obstante as)
(...) serviu (e por vezes ainda serve) de pretexto para justificar as mais cruéis manifestações de preconceito (...) (razão de somenos para)
Atenção: As questões de números 11 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Deixando de lado o debate técnico sobre tal conceito, tomemos uma definição mínima ... (3º parágrafo)
O verbo cuja flexão é idêntica à do grifado acima está também grifado na frase:
Esperemos, todos, que nossos valorosos jogadores se consagrem campeões nesta temporada.
Sabemos agora que a decisão final do campeonato se transformará em uma grande festa.
Pretendemos, nós, torcedores, visitar as dependências do clube ainda antes das reformas.
Queremos que alguns dos troféus conquistados pelo clube fiquem expostos ao público.
Reconhecemos, embora constrangidos, que os jogadores não fizeram hoje uma boa partida.
Atenção: As questões de números 11 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... que prevalece no conhecimento do torcedor comum sobre os dados históricos. (3º parágrafo)
A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima é:
... que homogeneíza todos os indivíduos.
... o sentimento tribal é muito forte ...
... acompanha o indivíduo por toda vida ...
... que (...) participam no rito das danças guerreiras.
... e estão espalhados por vários locais.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
A frase em que se admite transposição da forma verbal para a voz passiva é:
Pude assistir a um documentário sobre a atuação dos irmãos Vilas-Boas.
Cláudio Vilas-Boas estava consciente da tensão daquele momento.
O documentário viria a assumir o valor de um testamento.
São muito impressionantes os gestos de recusa do chefe indígena.
Mais que bem armada, melhor se essa cultura fosse mais justa.
Atenção: As questões de números 6 a 13 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Ao afastar meninos e meninas da escola, ela impede que as crianças e seus parentes e amigos tenham acesso a informações que lhes darão uma vida melhor. (3º parágrafo)
A oração grifada acima, respeitando-se as possibilidades de entendimento no texto, NÃO poderia ser alterada por:
À medida que afasta meninos e meninas da escola.
Como afasta meninos e meninas da escola.
Visto que afasta meninos e meninas da escola.
No momento em que afasta meninos e meninas da escola.
A fim de que afaste meninos e meninas da escola.
Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Identifica-se relação de causa (1) e consequência (2) entre os segmentos:
1. Vários estudos têm alertado que tanto a população da Terra quanto os níveis de consumo crescem mais rapidamente...
2. do que a capacidade de regeneração dos sistemas naturais.
1. atualmente três quartos da população mundial vivem em países
2. que consomem mais recursos do que conseguem repor.
1. graças à visibilidade que o tema sustentabilidade conquistou
2. estão paulatinamente ganhando projeção...
1. Para essa escola, as novas métricas para medir o crescimento não bastam...
2. embora sejam bem-vindas em um processo de transição.
1. embora as empresas venham repetindo a palavra sustentabilidade como um mantra ...
2. são pouquíssimas as que fizeram mudanças efetivas em seus modelos de negócio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...