Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

O termo entre parênteses pode substituir corretamente o termo sublinhado em:

  • A.

    Num desses canais de TV a cabo – ou no de TV Educativa, não me lembro ao certo (...) assisti a um documentário. (certamente)

  • B.

    A delicadeza da missão desses irmãos está em que eles respeitam ao máximo a cultura indígena. (reside no fato de que)

  • C.

    Era visível a preocupação de Cláudio, pelos riscos do contato que estava fazendo. (conquanto os riscos)

  • D.

    Seria preferível que nossa cultura fosse mais justa a ser apenas a mais bem armada. (do que apenas ser)

  • E.

    Há quem defenda a ideia de que os índios seriam grandemente beneficiados se os deixássemos em paz. (literalmente fariam melhor)

Atenção: As questões de números 21 a 30 referem-se ao texto seguinte, do filósofo francês Montaigne, influente pensador do século XVI.

Falha o arqueiro que ultrapassa o alvo, da mesma maneira que aquele que não o alcança.

Considerando-se o contexto, deve-se entender que a frase acima está expressando, de modo figurado, a seguinte convicção:

  • A.

    o homem que pratica moderadamente a virtude vale tanto quanto o que é exageradamente virtuoso.

  • B.

    mais vale a pena tudo arriscar nas altas virtudes do que se conformar com as pequenas.

  • C.

    é mais fácil visar às virtudes que estão ao nosso alcance do que àquelas que mal vislumbramos.

  • D.

    os vícios costumam ser tão excessivos quanto as virtudes, cabendo em ambos os casos um pouco de moderação.

  • E.

    o excesso é tão condenável quanto a insuficiência, quando se trata da prática de uma virtude.

Atenção: As questões de números 11 a 19 referem-se ao texto que segue.

Está INADEQUADA a correlação entre os tempos e modos verbais na frase:

  • A.

    Ele se notabilizou por escrever belos romances, mas já havia criado inspiradas crônicas da vida cotidiana.

  • B.

    Se não viesse a ocorrer-lhe qualquer assunto, sempre poderia ter discorrido sobre a falta deste.

  • C.

    E havia a esperança de que o exercício da crônica o levasse ao do conto, e este o levasse ao do romance.

  • D.

    Quando uma grande ideia o assaltar, talvez venha a lhe render uma sequência de três ou quatro crônicas

  • E.

    No caso de se tornar um grande romancista, talvez passe a não enxergar a beleza das pequenas coisas transitórias.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:

  • A.

    Os brancos não deviam se arvorar como superiores diante dos índios.

  • B.

    Os documentários de que mais aprecio na TV Educativa podem fazer pensar.

  • C.

    Era delicadeza a missão de cujos termos aceitaram os irmãos Vilas-Boas.

  • D.

    Pena que não saibamos aproveitar nada uma cultura tão rica como a deles.

  • E.

    Cláudio realizou várias aproximações de cujos riscos era consciente.

Atenção: As questões de números 10 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Kerckhove define que o meio é a base para esse salto da inovação. (3º parágrafo)

Segundo o Dicionário Houaiss, o vocábulo meio pode significar:

1. parte de uma coisa equidistante de seus bordos, extremidades; metade.

2. o centro de um espaço; lugar que dista igualmente de todos os pontos a seu redor.

3. momento que separa em duas partes iguais um espaço de tempo.

4. aquilo que ocupa uma posição entre duas ou mais coisas.

5. aquilo que serve para ou permite alcançar um fim.

O sentido de meio na frase acima está mais próximo de

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

Atenção: As questões de números 10 a 15 referem-se ao texto que segue.

"Na nossa inevitável subordinação ao passado, nós nos emancipamos, ao menos no sentido de que, embora permanecendo condenados a conhecê-lo exclusivamente com base em seus rastros, conseguimos, todavia, saber bem mais a seu respeito do que ele resolvera nos dar a conhecer".

Ao desenvolver suas ideias no período acima, o autor

  • A.

    adotou o tempo e modo presentes na forma verbal resolvera porque considerou eventual o fato expresso.

  • B.

    utilizou a expressão no sentido de com o mesmo valor observável na frase "No sentido de ajudá-lo, propus ampliar o prazo do contrato".

  • C.

    cometeu um deslize quanto ao padrão culto escrito, que exige o emprego de uma vírgula depois da palavra respeito.

  • D.

    se valeu de uma proposição paradoxal ("Na nossa inevitável subordinação ao passado, nós nos emancipamos...") e, na argumentação, minimizou a contradição entre as ideias que a constituem.

  • E.

    empregou o pronome "o" (em conhecê-lo) porque se referia a passado; se estivesse se referindo a uma pessoa, o padrão culto escrito exigiria o "lhe" ("conhecer- lhe").

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

Estão corretos o emprego e a flexão de todas as formas verbais na frase:

  • A.

    No caso de um direito individual se sobrepuser ao interesse público, prefigura-se uma situação de conflito no interior da ordem jurídica.

  • B.

    Se um cidadão for irresponsável e não reter sua ambição criminosa, poderá ficar privado do exercício prévio do direito de defesa.

  • C.

    As informações que forem aprendidas por meio de quebra de sigilo telefônico podem estar suprindo um direito individual.

  • D.

    A autoridade que se propuser a acessar informações sigilosas deverá respaldar essa medida com a obtenção de ordem judicial.

  • E.

    Os efeitos que advirem de uma escuta telefônica só se legitimarão quando tenha sido autorizada por um juiz de direito.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

A frase em que ambos os elementos sublinhados constituem exemplos de uma mesma função sintática é:

  • A.

    Aos irmãos Vilas-Boas coube levar adiante, da melhor maneira possível, a missão que lhes foi confiada.

  • B.

    Respeitar a cultura do outro deveria ser uma obrigação para quem dispõe da superioridade das armas.

  • C.

    "Selvageria" vem entre aspas para deixar claro que esse termo não condiz com a situação analisada no texto.

  • D.

    O chefe indígena não hesitou em recusar os presentes que lhe foram oferecidos.

  • E.

    Os irmãos Vilas-Boas desempenharam um papel fundamental nas primeiras aproximações com grupos indígenas.

Instruções: Para responder às questões de números 1 a 10, considere o texto a seguir.

Atente para as seguintes afirmações:

I. Haverá alteração de sentido caso se suprimam as vírgulas do segmento Um procedimento essencial ao jornalismo, que necessariamente induz à incompreensão dos fatos que narra, é a redução das notícias (...).

II. Ainda que opcional, seria desejável a colocação de uma vírgula depois da expressão Ao mesmo tempo, na abertura do 3º parágrafo.

III. Na frase Não se trata de uma tarefa fácil, visto que a compreensão do universo jurídico exige conhecimento especializado, pode-se, sem prejuízo para o sentido, substituir o segmento sublinhado por fácil: a compreensão.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, somente.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e III, somente.

  • D.

    I e II, somente.

  • E.

    II e III, somente.

Atenção: As questões de números 23 a 30 baseiam-se no poema apresentado abaixo.

Escuta a hora formidável do almoço//na cidade. (versos 1 e 2, 1ª estrofe)

O verbo flexionado da mesma forma que o grifado acima está no verso:

  • A.

    As bocas sugam um rio de carne, legumes e tortas vitaminosas.

  • B.

    Os subterrâneos da fome choram caldo de sopa...

  • C.

    Come, braço mecânico ...

  • D.

    ...vem na areia, no telefone, na batalha de aviões ...

  • E.

    ... toma conta de tua alma ...

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...