Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Transpondo-se para a voz passiva o segmento ninguém descobre sua timidez, a forma verbal resultante será:

  • A.

    não terá descoberto.

  • B.

    não será descoberta.

  • C.

    não terá sido descoberta.

  • D.

    não é descoberta.

  • E.

    não tem descoberto.

Considerando-se o contexto, na frase É ela que dá à vida uma direção e um destino, o pronome sublinhado está diretamente vinculado à expressão

  • A.

    (...) raiz da nossa condição humana.

  • B.

    Nossa capacidade de dar um novo início (...)

  • C.

    (...) nossa condição humana.

  • D.

    Nossa história (...)

  • E.

    (...) uma nova cadeia de acontecimentos (...)

As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.

Está inteiramente adequada a pontuação da seguinte frase:

  • A. A indignação de muita gente não transpõe na maioria dos casos, o âmbito das conversas privadas e assim, os valores éticos acomodam-se no plano raso de um discurso, que não leva à ação.
  • B. A indignação de muita gente, não transpõe, na maioria dos casos, o âmbito das conversas privadas, e assim, os valores éticos acomodam-se no plano raso de um discurso que não leva à ação.
  • C. A indignação, de muita gente, não transpõe na maioria dos casos o âmbito das conversas privadas, e assim os valores éticos acomodam-se, no plano raso de um discurso, que não leva à ação.
  • D. A indignação de muita gente não transpõe, na maioria dos casos, o âmbito das conversas privadas, e, assim, os valores éticos acomodam-se no plano raso de um discurso que não leva à ação.
  • E. A indignação de muita gente, não transpõe, na maioria dos casos o âmbito das conversas privadas, e, assim, os valores éticos, acomodam-se no plano raso de um discurso que não leva à ação.

 

Atente para as seguintes frases:

 I. Einstein investe contra os empresários, que promovem e manipulam a alta concentração do poder econômico.

 II. Reconheça-se o esforço dos governantes, nessa precisa tentativa de resolver tão grave problema.

 III. O grande físico dirige-se aos leitores, que identifica como trabalhadores intelectuais e em quem reconhece capacidade de resistência.

 A supressão da vírgula alterará o sentido do que está em

  • A.

    I e II, somente.

  • B.

    III, somente.

  • C.

    II, somente.

  • D.

    I e III, somente.

  • E.

    I, II e III.

 

É preciso corrigir a má estruturação da seguinte frase:

  • A.

    Não esqueçamos que Einstein viveu longo tempo nos Estados Unidos – razão pela qual, nesse texto, mostra sua preocupação com esse país.

  • B.

    Questões políticas, históricas e culturais sempre preocuparam Albert Einstein, como se pode verificar em seu livro Escritos da maturidade.

  • C.

    O segundo parágrafo abre-se com duas perguntas retóricas, ou seja, com indagações cujas respostas já são conhecidas por quem as formula.

  • D.

    As divinizadas leis do livre mercado podem atuar, como denuncia Einstein, em detrimento dos interesses da maioria da população.

  • E.

    Einstein combate, em sua conferência, não apenas as restrições à imprensa, já que inclusive a liberdade de opinião dos intelectuais.

Atenção: As questões de números 15 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Todas as palavras estão corretamente escritas na frase:

  • A.

    Ganhar a vida no mar exige audácia e coragem diante da magnitude propissiada pela natureza, em contraste com a umildade do homem.

  • B.

    Para quem nunca viu o mar, a imagem de marés que vão esvaziando e enchendo auternadamente é inesplicável e perturbadora.

  • C.

    É grandioso o espetáculo que o mar proporciona, com o extrondo e a espantoza beleza das grandes ondas que explodem nos rochedos.

  • D.

    Caminhar pela praia significa catar conchas e búzios, converçar com banhistas e observar pescadores que concertam suas redes.

  • E.

    A visão do mar, com o incessante vaivém das ondas, exerce fascínio sobre as pessoas, que permanecem horas a fio a observá-lo.

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se no plural para preencher de modo correto a lacuna da frase:

  • A.

    Frutas e verduras, mesmo quando desprezadas, não ...... (deixar) de as recolher quem não pode pagar pelas boas e bonitas.

  • B.

    ......-se (dever) aos ruidosos funcionários da limpeza pública a providência que fará esquecer que ali funcionou uma feira.

  • C.

    Não ...... (aludir) aos feirantes mais generosos, que oferecem as sobras de seus produtos, a observação do autor sobre o egoísmo humano.

  • D.

    A pouca gente ...... (deixar) de sensibilizar os penosos detalhes da coleta, a que o narrador deu ênfase em seu texto.

  • E.

    Não ...... (caber) aos leitores, por força do texto, criticar o lucro razoável de alguns feirantes, mas sim, a inaceitável impiedade de outros.

Está correta a articulação entre os tempos e os modos verbais na frase:

  • A.

    Se o moralizador vier a respeitar o padrão moral que ele impusera, já não podia ser considerado um hipócrita.

  • B.

    Os moralizadores sempre haveriam de desrespeitar os valores morais que eles imporão aos outros.

  • C.

    A pior barbárie terá sido aquela em que o rigor dos hipócritas servisse de controle dos demais cidadãos.

  • D.

    Desde que haja a imposição forçada de um padrão moral, caracterizava-se um ato típico do moralizador.

  • E.

    Não é justo que os hipócritas sempre venham a impor padrões morais que eles próprios não respeitam.

Transpondo-se para a voz passiva a frase Nesta visão, os valores morais dariam o balizamento do agir, a forma verbal resultante deverá ser:

  • A.

    seria dado.

  • B.

    teriam dado.

  • C.

    seriam dados.

  • D.

    teriam sido dados.

  • E.

    fora dado.

 

 

A frase cuja pontuação está inteiramente correta é:

  • A.

    Momentos de extrema felicidade, sabe-se, costumam ser raros e efêmeros; por isso, há quem busque tirar o máximo proveito de acreditar neles e antegozá-los.

  • B.

    É muito comum que as pessoas valendo-se do senso comum, vejam o pessimismo e o otimismo como simples oposições: no entanto, não é esta a posição do autor do texto.

  • C.

    Talvez, se não houvesse a expectativa da suprema felicidade, também não haveria razão para sermos pessimistas, ou otimistas, eis uma sugestão, das entrelinhas do texto.

  • D.

    O autor nos conta que outro dia, interessou-se por um fragmento de um blog; e o transcreveu para melhor explicar a relação entre otimismo e pessimismo.

  • E.

    Quem acredita que o pessimismo é irreversível, não observa que, na vida, há surpresas e espantos que deveriam nos ensinar algo, sobre a constante imprevisibilidade de tudo.

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