Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.

É exemplo de construção verbal na voz passiva:

  • A.

    Como não concordar com a oportunidade da frase?

  • B.

    Se não transpõe o limite da queixa(...)

  • C.

    (...) pautam sua vida por princípios de dignidade.

  • D.

    (...) vêm sendo investigadas e punidas.

  • E.

    (...) não indo além de um mero discurso ético.

Atenção: As questões de números 10 a 19 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Desde cedo, a cidade teve o mérito de dar ao homem a possibilidade de evoluir além da luta pela sobrevivência pura e simples. (2º parágrafo)

Considerando-se a estrutura sintática do período acima, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O sujeito comum a todas as orações do período é a cidade.

  • B.

    O termo luta exige um complemento nominal, expresso em pela sobrevivência pura e simples.

  • C.

    Há duas orações subordinadas, equivalentes a substantivos, com seus verbos no infinitivo.

  • D.

    O verbo dar exige dois tipos de complementos, ambos expressos na oração em que ele se encontra.

  • E.

    Têm a mesma função sintática, nas orações em que se encontram, os termos o mérito e a possibilidade.

Está inteiramente adequada a pontuação da seguinte frase:

  • A.

    Quem cuida da saúde, conta com os recursos do corpo, já quem cultiva uma amizade, conta com o conforto moral.

  • B.

    No que me diz respeito, não me interessam os amigos de ocasião: prezo apenas os verdadeiros, os que me apóiam incondicionalmente.

  • C.

    De que pode valer, gozarmos um momento de felicidade, se não dispomos de alguém, a quem possamos estendê-la?

  • D.

    Confio sempre num amigo; pois minha confiança nele, certamente será retribuída com sua confiança em mim.

  • E.

    São essas enfim, minhas razões para louvar a amizade: diga-me você agora quais as suas?

Atenção:   Considere os padrões de Redação Oficial para responder a esta questão. 

 Se o articulista do jornal desejar obter novas informações do Professor especialista em Economia Agrícola, poderá dirigir-se a ele por meio de

  • A.

    carta circular, para conhecimento de todos os envolvidos na obtenção e divulgação dos dados necessários

  • B.

    requerimento, com todos os dados do emissor, além do fecho de cortesia: Respeitosamente.

  • C.

    ofício, com endereçamento ao especialista e com o assunto a ser tratado, cujo fecho conterá a fórmula: Atenciosamente.

  • D.

    relatório, em que seja especificado o período a ser observado e os efeitos produzidos pela situação em análise.

  • E.

    ata, em que constem claramente os objetivos do solicitante e o uso a ser feito dos dados obtidos.

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto abaixo.

Exmo. Sr. Secretário de Segurança do Município de Itaguaré:

Nós, abaixo-assinados, vimos solicitar que Vossa Excelência se digneis a estender os serviços da guarda municipal ao bairro de Santa Therezinha, aonde vêm ocorrendo, nas últimas semanas, depredações de bens públicos e ameaças à integridade física dos moradores.

Para que o texto acima fique inteiramente correto, será preciso substituir

  • A.

    se digneis por vos digne e abaixo-assinados por abaixos-assinados.

  • B.

    Exmo. por Ilmo. e vimos por viemos.

  • C.

    Vossa Excelência por Sua Excelência e ao bairro por no bairro.

  • D.

    Vossa Excelência por Vossa Senhoria e à integridade por para a integridade.

  • E.

    se digneis por se digne e aonde por onde.

 

(peças e pedaços de computadores, pilhas, baterias)

 Considere as observações a respeito do segmento do último parágrafo transcrito acima:

 I. Trata-se de um segmento enumerativo, intercalado no contexto.

II. Os parênteses podem ser corretamente substituídos por travessões, sem alteração do sentido original.

III. A ausência do segmento colocado entre parênteses não alteraria a seqüência lógica nem a clareza do período.

 Está correto o que se afirma em

  • A.

    III, somente.

  • B.

    I e II, somente.

  • C.

    II e III, somente.

  • D.

    I e III, somente.

  • E.

    I, II e III.

Atenção: As questões de números 10 a 19 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Há um século, na esteira da Revolução Industrial, a porcentagem tinha subido para 13% − ainda uma minoria em um planeta essencialmente rural. (1º parágrafo)

Considere as afirmativas a respeito da presença do travessão no período acima:

I. O travessão isola um segmento opinativo.

II. A observação introduzida pelo travessão associa-se diretamente à expressão na esteira da Revolução Industrial.

III. Estaria correta a substituição do travessão por uma vírgula, sem prejuízo da estrutura sintática e do sentido original de todo o período.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

  • A.

    II.

  • B.

    III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

Instruções: Para responder às questões de números 31 a 40, considere os textos I, II e III apresentados abaixo.

... por que não aderi a essa história de "estória"...

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima está na frase:

  • A.

    ... tudo é verdade mesmo.

  • B.

    Acredito em tudo.

  • C.

    Ai do autor que não der essa impressão de verdade!

  • D.

    ... se eu nunca pronunciei a palavra desse modo?

  • E.

    Não sou tão analfabeto assim.

As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.

Justificam-se ambas as ocorrências do sinal de crase em:

  • A. Na entrevista que concedeu à TV, a juíza recorreu à uma frase de Disraeli.
  • B. A frase à que se reportou a juíza diz respeito à distinções éticas.
  • C. Faltam audácia e iniciativa à quem deveria propor-se às ações afirmativas.
  • D. Não se abra àqueles inescrupulosos o campo favorável à impunidade.
  • E. A comunidade dos justos assiste à obrigação de dar combate à tal ousadia.

Atenção: As questões de números 31 a 40 referem-se ao texto que segue.

A divergência essencial entre os interlocutores representados no texto acima diz respeito à

  • A.

    definição dos objetivos científicos e passos metodológicos da biologia.

  • B.

    pretendida superioridade de uma espécie sobre todas as outras.

  • C.

    discutível equivalência de habilidades motoras entre as espécies.

  • D.

    classificação das espécies segundo sua capacidade de expressão.

  • E.

    problemática distinção entre os diferentes seres de uma mesma espécie.

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