Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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 Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

Se fazemos exatamente o que queremos, nosso trabalho não é penoso: a cada momento vemos nele nossa realização.

Manter-se-á correta a articulação entre os tempos verbais da frase acima caso se substituam os elementos sublinhados, na ordem dada, por

  • A. fizermos - será - veremos
  • B. fizéssemos - será - teremos visto
  • C. fazíamos - era - virmos
  • D. fizermos - fora - víramos
  • E. fizéssemos - era - tínhamos visto

CONHECIMENTOS GERAIS

Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.

A razão ...... se premiou Pamuk é clara, mas sempre haverá quem pergunte ...... não foi outro o premiado.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

  • A. por que − por que
  • B. por que − porque
  • C. porquê − por que
  • D. porque − porque
  • E. por que − porquê

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 Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

Transpondo-se para a voz passiva a frase leva a sério uma das mais exigentes profissões do mundo, a forma verbal resultante será

  • A. tem sido levado a sério.
  • B. tem levado a sério.
  • C. são levadas a sério.
  • D. é levada a sério.
  • E. será levada a sério.

As questões de números 11 a 17 referem-se ao texto abaixo.

Segmentos do texto foram alterados. A nova frase que apresenta concordância em conformidade com o padrão culto é:

  • A.

    A crença na estabilidade e a fé na segurança da civilização européia revelou-se uma ilusão.

  • B.

    Os intelectuais europeus chegaram a sentirem que estavam vivendo num "mundo falido".

  • C.

    Numa era de extrema brutalidade e irracionalidade ativa, parecia que os valores da velha Europa não seriam suscetível de recuperação.

  • D.

    Fissuras da civilização européia havia sido nitidamente percebidas antes de 1914.

  • E.

    É evidente que poderiam ter existido também os otimistas − aqueles que consideravam possível, nos anos vindouros, a construção de um mundo melhor.

As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase:

  • A.

    Sentir-se feliz o tempo todo, que parece ser propósito geral atualmente, pode ser visto como privilégio, mas não deve tornar-se obsessão para as pessoas.

  • B.

    A persepção das razões do sentimento de tristeza que nos atinje pode levar ao controle de sua intensidade, na tentativa de evitar sofrimento maior, além de desnecessário.

  • C.

    A tristeza é um sentimento natural que aflora, surgindo em conseqüência de alguns reveses sofridos na vida, como um desentendimento com a pessoa amada.

  • D.

    Sabe-se que artistas e intelectuais viveram o auge de sua produção em momentos de grande melancolia, especialmente os compositores de obras musicais.

  • E.

    O caráter efêmero da felicidade é explicado por especialistas como um impulso biológico que garante a perpetuação da espécie humana, agindo como instrumento de defesa.

As normas de concordância verbal estão plenamente atendidas na frase:

  • A.

    Ficar em casa, divertir-se, jogar alguma coisa, nada disso lhes apeteciam.

  • B.

    Não compete aos estrangeiros adivinhar os usos que fazemos de nossas palavras.

  • C.

    Não são da alçada dos groenlandeses imaginarem o que signifique ponto facultativo, entre nós.

  • D.

    Se não se atribuísse a uma palavra sentidos que vão além do que lhe indicam os dicionários, a língua seria menos dinâmica.

  • E.

    Há milhares de leis cuja execução, quando exigida, se mostram inteiramente inviáveis.

As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O emprego das aspas na expressão "sem cantos de pássaros" (1° parágrafo) indica

  • A.

    transcrição de expressão utilizada na obra citada anteriormente.

  • B.

    uso de expressão incorreta, em desrespeito à norma culta.

  • C.

    incorporação de estrangeirismo no idioma sob influência do inglês.

  • D.

    separação de um segmento de sentido isolado no contexto.

  • E. pausa mais forte num longo trecho sem sinais de pontuação.

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Instruções: As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto seguinte.

 

 

Transpondo-se para a voz passiva a frase tudo o que me importou na vida já escrevi, ela ficará:

  • A.

    Tudo o que me importou na vida já foi por mim escrito.

  • B.

    Tudo o que a vida me importou já fora escrito por mim.

  • C.

    A vida já me importou em tudo o que escrevi.

  • D.

    Já está escrito na vida tudo o que ela me importou.

  • E.

    Tudo o que me importou na vida já tenho escrito.

As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O verbo corretamente flexionado está grifado na frase:

  • A.

    As tropas americanas não conteram os ataques da população enfurecida à Biblioteca Nacional.

  • B.

    Saqueadores de museus contrabandeiam obras de raro valor arqueológico no mercado internacional.

  • C.

    Nazistas se proporam a destruir, em enormes fogueiras, livros considerados perigosos na Alemanha.

  • D.

    O problema que sobreviu à invasão americana no Iraque foi a destruição de peças arqueológicas raríssimas.

  • E.

    Os invasores do Iraque não antevieram as funestas conseqüências dos saques, como o contrabando de obras valiosas.

Verbos do texto foram empregados em novas frases. A que se apresenta totalmente em conformidade com a norma padrão escrita é:

  • A.

    Com a invasão do europeu, afetou-se, de maneira evidente, muitas práticas tradicionais dos povos indígenas.

  • B.

    Trata-se de relações complexas, essas que são estabelecidas entre povos de culturas distintas.

  • C.

    Se você ver a colonização da América com o distanciamento que uma análise objetiva exige, muitos aspectos obscuros se esclarecerão.

  • D.

    Seria uma grande conquista se conseguíssemos que fosse reconstituído, pela ação dos antropólogos, os mais relevantes aspectos da cultura soterrada.

  • E.

    Eles evitaram inúmeras vezes abandonarem o sítio arqueológico, mas acabaram por fazê-lo.

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