Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões de números 12 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo. Um amante da natureza, apaixonado pelo "ambiente sagrado" das montanhas e sonhador, muito sonhador. Assim se define o paranaense Waldemar Niclevicz, que já escalou seis dos 14 picos mais altos do planeta desde 1988, quando virou alpinista profissional, como conta nesta entrevista:
O que o leva a desafiar o perigo nas alturas?
Nada me encanta mais do que as montanhas. Elas são um ambiente sagrado. O desafio em si me fascina, por isso procuro escalar a montanha mais fria, a mais alta, a mais perigosa.
Algumas pessoas o rotulam de louco, outras o consideram um herói. Como você se vê?
Nem como louco, nem como herói. Sou um sonhador, mas com muito pé no chão, um amante da natureza, da vida e das montanhas. Adoro pessoas que sonham e buscam seus objetivos. Tenho força para sair do marasmo e batalhar por meus objetivos. Não entendo como algumas pessoas passam anos querendo alguma coisa, sonhando em conhecer algum lugar, mas não fazem nada.
O que mudou na sua vida nesses 16 anos?
Hoje busco coisas concretas das expedições. Antes, viajava por puro prazer. Tento aproveitar ao máximo cada escalada, pois é um privilégio chegar a lugares tão distantes. Passei a ter responsabilidades para com os patrocinadores também. E não deixo espaço para a improvisação.
De que expedição você gostaria de participar?
De muitas. Continuo me deslumbrando com livros, mapas e histórias de exploradores. Mas tem um projeto que eu gostaria muito de realizar, que é escalar as 14 montanhas do planeta com mais de 8 mil metros. Apenas dez homens conseguiram essa façanha. Eu já escalei seis. Ainda chego lá.
</STR Apenas dez homens conseguiram essa façanha. (última resposta) A expressão grifada acima significa, considerando-se o contexto,
publicar em livros as histórias e os mapas de outros exploradores.
participar de equipes com pessoas sonhadoras, para escalar montanhas.
escalar todas as montanhas consideradas as mais altas do planeta.
criar um projeto de exploração das 6 montanhas já escaladas.
reunir o maior número de patrocinadores, para realizar seu sonho.
Atenção: As questões de números 1 a 6 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, assinou portaria que muda as regras de classificação indicativa para cinema, fitas de vídeo e DVDs. A portaria permite que crianças e adolescentes tenham acesso a salas de cinema cujo filme tenha recebido classificação imediatamente superior à faixa etária da criança, desde que acompanhada por seus pais. O principal objetivo das mudanças propostas pelo Ministério da Justiça seria a divisão da responsabilidade pelo conteúdo a que assistem crianças e adolescentes entre o Estado, a família e a sociedade.
Sem dúvida, situa-se nesse tripé a rede protetora que toda criança deveria ter, e isso está expressamente dito em nossa Constituição, no artigo 227. No entanto, considerando ser esse um tema com alto grau de subjetividade e delicadeza, já que diz respeito ao acesso a conteúdos que poderiam, em tese, afetar o desenvolvimento psicológico e emocional da criança e do adolescente, uma mudança dessa ordem deveria ter sido mais discutida com a sociedade.
(Rubens Naves, Folha de S. Paulo, 3 de julho de 2004, A3)
Uma portaria muda as normas de classificação das faixas etárias para cinemas, fitas de vídeo e DVDs. Seria preciso, porém, aplicar as normas, dando às normas maior flexibilidade, para que todos obedeçam às normas.
Para evitar repetição desnecessária, as expressões grifadas acima devem ser corretamente substituídas por
aplicá-las - dando-lhes - obedeçam a elas.
aplicar-as - dando-lhes - obedeçam-nas.
aplicar-nas - dando-as - obedeçam a elas.
aplicá-las - dando-as - obedeçam-nas.
aplicar-as - dando-lhes - obedeçam a elas.
As questões de números 40 a 45 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... as leis comuns (ordinárias e complementares) são nulas. (final do 2o parágrafo) O emprego dos parênteses indica, no texto,
repetição desnecessária da frase anterior.
comentário sem valor no contexto.
hesitação em concluir o pensamento.
presença de um segmento explicativo.
citação exata de um documento.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
É adequada a articulação entre os tempos verbais na frase:
O adolescente poderia e devesse ser punido pelo que faria de errado, mas a sanção precisava ter caráter predominantemente educativo.
A pergunta estava nas ruas: não teria sido o caso de que venha a se reduzir a maioridade penal?
Mesmo porque não é reduzindo a maioridade penal que o envolvimento de jovens em crimes terá deixado de existir.
Seria natural que o cidadão, acuado pela obscena violência que o cercar, concorde com tudo o que soasse como solução drástica para o problema.
Nada haveria de impedir que os bandidos passassem a recrutar um contingente mais jovem, o que, aliás, já vem ocorrendo em algumas situações.
A correção de textos incide mais freqüentemente sobre características de variedades menos prestigiadas da língua. Marcas de oralidade usadas por falantes escolarizados, mesmo que não correspondam às normas da escrita são menos visadas na correção. Verifique no texto, corrigido, esses dois procedimentos.
Terezinha de Jesus deu uma queda
Foi ao chão
Acudiram três cavaleiros
Todos de chapéu na mão
O primeiro foi seu pai
O segundo seu irmão
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão
I. acudiram três cavaleiros
(em geral canta-se acudiu três cavaleiros � correção da concordância do verbo acudir, pois a regra diz que o verbo deve concordar com o sujeito, seja ele anteposto ou posposto).
II. o terceiro foi aquele que a Tereza deu a mão
(não correção da regência do verbo dar, que é transitivo direto e indireto � seria mais apropriado na escrita o terceiro foi aquele a quem Tereza deu a mão).
III. Todos de chapéu na mão
(não correção da concordância de número em chapéu, que na escrita deveria concordar com o sujeito todos).
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
I.
III.
A mandioca é bastante cultivada no Nordeste, graças ........... resistência ........... altas temperaturas e .......... pragas.
Preenchem corretamente as lacunas da frase acima:
à - às - a
a - às - à
à - as - a
à - as - à
a - as - a
Considere o texto abaixo para responder às questões de números 33 a 36.
– Mario Jiménez, afora as Odes elementares, tenho livros muito melhores. É indigno que você fique me submetendo a todo tipo de comparações e metáforas.
Ao se observar as imagens poéticas trocadas pelo carteiro e por Neruda até o momento dessa fala, percebe-se, quanto às figuras de linguagem em destaque, que
foram denominadas de modo correto e rigoroso pelo poeta.
deveriam, a rigor, ser denominadas metáforas.
deveriam, a rigor, ser denominadas comparações.
foram evocadas apenas para impressionar o carteiro.
foram denominadas indevidamente pelo poeta.
As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A concordância está feita corretamente na frase:
Grandes extensões de terras, antes improdutivas, no mundo todo, foi transformado num vasto celeiro.
O clima de muitos países, como por exemplo Rússia e Canadá, oferecem sérias restrições à agricultura.
Uma grande parte das terras brasileiras estão cobertas pela floresta amazônica, o que a tornam impraticáveis para a lavoura.
O Brasil ainda possui terras que podem ser destinadas à agricultura, uma área equivalente ao território da França e ao da Espanha somados.
Resta ainda no Brasil milhões de hectares, que constitui uma das maiores reservas de terras agrícolas do planeta.
A difusão das novas tecnologias trouxe problemas e impasses, relativos, principalmente, ...... privacidade dos indivíduos e ...... seu direito ...... informação. As lacunas da frase apresentada serão corretamente preenchidas por
à - à - à
à - à - a
à - a - à
a - a - à
a - à - à
Um fumante furioso escreveu acusando o jornal de estar querendo proibir, por exemplo, o suicídio por lei.
A expressão por lei ficaria em melhor posição, tornando mais clara a frase acima, caso viesse depois de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...