Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

O verbo indicado entre parênteses deverá ser flexionado no plural para integrar corretamente a frase:

  • A.

    Não (bastar) aos homens ter fé, para verem resolvidas as questões sociais.

  • B.

    Quando a ele se (impor) os desafios de uma luta, jamais hesita em enfrentá-los.

  • C.

    O respeito aos direitos humanos não (costumar) contentar os poderosos.

  • D.

    Não se (oferecer) aos desvalidos qualquer caminho que não seja o da luta permanente.

  • E.

    A insensibilidade com os sofrimentos dos pobres (acionar) mais e mais revoltas.

As questões de números 29 a 31 referem-se ao livro de Artur Gomes de Morais, Ortografia - ensinar e aprender.

As afirmações a seguir indicam conhecimentos esperados na etapa inicial de domínio da base alfabética.

I. Existem letras permitidas em nossa língua e uma seqüência em que costumam ocorrer.

II. As letras representam partes sonoras das palavras que falamos, partes menores que as sílabas.

III. Em nossa língua, existem regras que permitem certas formas escritas e não permitem outras.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III.

  • D.

    II.

  • E.

    I.

As questões de números 11 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Nos segmentos abaixo ocorre a substituição de expressões do texto pelos pronomes correspondentes. O pronome está empregado de modo INCORRETO, considerando-se também sua colocação, na alternativa:

  • A.

    que explicam a ocorrência = que explicam-lhe.

  • B.

    o que atrai os tubarões = o que os atrai.

  • C.

    seguir grandes embarcações = segui-las.

  • D.

    com os barcos despejando restos = despejando-os.

  • E.

    que tem acompanhado a situação = que a tem acompanhado.

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

As normas de concordância verbal estão inteiramente respeitadas na frase:

  • A.

    Se a redução da maioridade penal não for aprovada por quem de direito, todo aquele que aposta no potencial dos jovens terá motivos para se alegrar.

  • B.

    Muita gente deverá se alegrar no caso de ser aprovado quaisquer medidas que impliquem maior responsabilização do jovem infrator.

  • C.

    Não se sabem ao certo o número dos que integram uma e outra correntes; sabe-se que a discussão há muitos anos vêm acirrando os ânimos.

  • D.

    Esperam-se que os cidadãos brasileiros não deixem de avaliar e se pronunciar sobre essa importante questão.

  • E.

    Não se deve apenas estipular os direitos da criança e do adolescente; também seus deveres competem ao Estatuto estabelecer com clareza.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte

Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:

  • A.

    A TV entra em quase todos os lares, dos quais exerce grande influência.

  • B.

    O nível da programação de TV de que cuida esse texto está abaixo do desejável.

  • C.

    É exagerado o tempo em que as crianças dependem diante de uma tela de TV

  • D.

    Os critérios em cujos se baseiam os produtores de TV não são os educativos.

  • E.

    Ninguém interfere diretamente na programação infantil aonde o nível é tão baixo

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

Na frase Valendo-se da força de sindicatos, de associações de classe, de organizações não governamentais, de iniciativas comunitárias, muita gente passou a ter representatividade social e política, o elemento sublinhado pode ser substituído, sem prejuízo para o sentido, pela expressão

  • A.

    Não obstante socorrer-se da.

  • B.

    Uma vez que vem contando com a.

  • C.

    Mesmo quando se vale da.

  • D.

    A fim de se valer da.

  • E.

    Indo de encontro à.

As questões de números 11 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A frase formal flexionada de modo INCORRETO está na frase:

  • A.

    O mais jovem dos candidatos a vereador obteve a maioria dos votos no município.

  • B.

    Sobreviveram algumas dificuldades dos eleitores para votar nas urnas eletrônicas.

  • C.

    O presidente da mesa diretora interveio na escolha dos concorrentes à eleição municipal.

  • D.

    Os participantes da assembléia geral propuseram novas medidas de segurança no prédio.

  • E.

    Apesar de muitas, as explicações dos candidatos não satisfizeram as exigências do Tribunal.

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

O sentido da expressão a par, utilizada em a par da devoção religiosa, é equivalente ao do elemento sublinhado na frase:

  • A.

    Paralelamente à importância que dou ao trabalho está a que dou ao lazer.

  • B.

    Não estou muito bem informado em relação a esse assunto.

  • C.

    Quando estiver ao par de tudo eu divulgarei minha decisão.

  • D.

    Ele preferiu ficar à parte, isolado em seu canto.

  • E.

    Ele se diz governista, mas acaba aceitando as teses do lado oposto.

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

É crescente a importância do aparelho jurídico. Muita gente atribui ao aparelho jurídico a tarefa de bem responder a tudo o que se espera do aparelho jurídico. Se não dermos crédito ao aparelho jurídico, acreditaremos em quê?

Evitam-se, de modo correto, as viciosas repetições do texto acima substituindo-se os elementos sublinhados por, respectivamente:

  • A.

    lhe atribui - dele espera-se - o dermos crédito

  • B.

    atribui-lhe - dele se espera - lhe dermos crédito

  • C.

    o atribui - dele se espera - dermos-lhe crédito

  • D.

    atribui-lhe - dele espera-se - dermos-lhe crédito

  • E.

    o atribui - se espera dele - o dermos crédito

As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

... os índios também poderiam fugir dos clichês... (final do 1o parágrafo)

O emprego da forma verbal grifada na frase acima introduz no contexto

  • a.

    a certeza da realização de um fato, no presente ou no futuro.

  • b.

    o desejo de que a ação se realize, no presente ou no futuro.

  • c.

    a impossibilidade de que a ação se realize no futuro.

  • d.

    uma ação continuada no passado, que se prolonga até o momento da fala.

  • e.

    um fato de ocorrência possível, na dependência de certa condição.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...