Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

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Considere o primeiro período do texto:

"Quando o dia despontou, fui acordado por um som ensurdecedor que vinha do convés acima de mim."

Escreva ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso:

( ) Trata-se de um período composto.

( ) O sujeito da oração "fui acordado por um som ensurdecedor" é "um som ensurdecedor".

( ) A oração "Quando o dia despontou"é uma oração subordinada, adverbial, temporal.

( ) O verbo despontar é transitivo direto.

( ) A última oração do período - "que vinha do convés acima de mim"- é uma oração subordinada, adjetiva, restritiva.

Assinale agora a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

  • A. F - F - F - V - V
  • B. V - V - V - F - V
  • C. V - F - V - V - F
  • D. V - F - V - F - V
  • E. V - F - V - F - F

Numere os termos (sublinhados no primeiro parágrafo do texto) de acordo com a classificação sintática.

 

Classificação sintática

I. Sujeito 

II. Predicado nominal

III. Objeto direto

IV. Complemento nominal

Termos

(  ) de pesquisa

(  ) mais uma dessas tertúlias estéreis

(  ) a inteligência dos africanos

(  ) são mais comuns que discussões profanas sobre religião

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta de cima para baixo.

  • A. I, IV, III, II.
  • B. II, III, I, IV.
  • C. III, IV, II, I.
  • D. IV, III, I, II.
  • E. IV, III, II, I.

Considere as afirmativas abaixo sobre acentuação tônica e acentuação gráfica:

I. Todas as sílabas tônicas das palavras da Língua Portuguesa, isto é, as que são pronunciadas mais fortemente, recebem um acento gráfico.

II. As palavras tertúlias e estéreis recebem acento porque são paroxítonas terminadas em ditongos orais.

III. A palavra possível é acentuada por ser uma paroxítona terminada em "l".

IV. O acento na forma verbal vêm justifica-se porque o verbo vir deve receber acento circunflexo quando conjugado na terceira pessoa do plural.

Assinale a alternativa que indique todas as afirmativas corretas.

  • A. Somente I e III estão corretas.
  • B. Somente II e III estão corretas.
  • C. Somente I, II e IV estão corretas.
  • D. Somente II, III e IV estão corretas.
  • E. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

Considere as afirmativas abaixo sobre a grafia das palavras destacadas na oração:

"Eles avançam porque superaram a questão de quem é mais inteligente para se dedicar a mapear por que as inteligências diferem entre si."

I. O vocábulo porque (escrito junto e sem acento) é uma conjunção explicativa que liga a segunda oração à primeira, expressando idéia de explicação.

II. Em por que (escrito separado e sem acento) o por é preposição e o que é pronome relativo, substituindo a palavra "questão".

III. O vocábulo por que (escrito separado e sem acento) introduz uma oração interrogativa indireta que, no exemplo acima, significa: Por que as inteligências diferem entre si?

Assinale a alternativa que indique todas as afirmativas corretas.

  • A. Somente I está correta.
  • B. Somente I e II estão corretas.
  • C. Somente I e III estão corretas.
  • D. Somente II e III estão corretas.
  • E. As afirmativas I, II e III estão corretas.

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal e nominal em relação aos pronomes de tratamento empregados na redação oficial.

  • A.

    Recebei Vossa Magnificência nosso protesto de consideração.

  • B.

    Vossa Senhoria não entendeu minha declaração sobre os diferentes tipos de inteligência.

  • C.

    Vossa Excelência tendes sido mal informados sobre as pesquisas desenvolvidas na instituição.

  • D.

    Informo a V. Sa. de que vossas observações serão levadas em consideração no relatório final.

  • E.

    Vossa Eminência sereis oportunamente informado dos resultados.

Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são formados pelo mesmo prefixo, com o mesmo sentido e origem.

  • A. abuso - abster - abdicar
  • B. bisavô - bilhete - biscoito
  • C. incorrer - incapaz - induzir
  • D. antipatia - antigo - antídoto
  • E. advogado - adjunto - adulação

Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal e nominal, segundo a norma culta da Língua Portuguesa.

  • A.

    O Nobel é um prêmio que todos os cientistas aspiram.

  • B.

    O problema – discussão sobre inteligência – resultou na polêmica que o texto se referiu.

  • C.

    Sabendo que afirmações racistas implicam na rejeição das pessoas que lhes emitem, alguns cientistas se recusam a comparar raças.

  • D.

    Em contextos científicos, prefere-se mais a estudar as causas do que a fazer discussões estéreis.

  • E.

    Os estudos dos neodarwinistas visam a descobrir por que as inteligências diferem tanto entre pessoas da mesma raça.

Assinale a alternativa correta.

Analise cada par de frases e identifique aquele no qual a segunda frase mantém o sentido da primeira.

  • A.

    • Debates sobre quem é mais inteligente correm risco de partirem de falsos argumentos.

    • Discussões sobre inteligência partem muitas vezes de argumentos científicos.

  • B.

    • O cotejo da cor da pele, do volume cerebral e do formato do crânio gozava de respeito científico.

    • A comparação de aspectos físicos raciais – cor da pele, tamanho do cérebro, formato da caixa craniana – era aceita no meio científico .

  • C.

    • O cientista brasileiro Gilberto Freyre se recusou a comparar raças para confrontar culturas.

    • O cientista brasileiro Gilberto Freyre fez experiências com diferentes povos para apontar a superioridade racial de alguns deles.

  • D.

    • Nativos da Polinésia vivem há milhares de anos em ambientes naturais que dispensam a habilidade de saber contar.

    • Povos de algumas regiões da Polinésia sobrevivem até os dias de hoje porque desenvolveram um prodigioso talento matemático.

  • E.

    • Os judeus asquenazes da Europa Central e Oriental são exemplos clássicos de indivíduos dotados de grande habilidade com números.

    • O desempenho abaixo da média dos judeus asquenazes da Europa Central e Oriental em abstrações lógicas é uma prova da superioridade de sua raça.

Observe a frase, retirada do texto:

Entreabri os olhos e deparei com uma quantidade enorme de cascalho e areia.

Coloque dentro dos parênteses (coluna 2) o número que corresponda à classificação correta dos conjuntos destacados, de acordo com a coluna 1 (não é permitido repetir qualquer número).

Assinale agora a resposta que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

  • A. 1 – 4 – 3 – 2 – 5
  • B. 4 – 5 – 3 – 1 – 2
  • C. 4 – 5 – 3 – 2 – 1
  • D. 5 – 4 – 3 – 2 – 1
  • E. 5 – 4 – 2 – 3 – 1

Assinale a alternativa em que a correspondência entre o acento e a regra está corretamente estabelecida.

  • A. Tecnológico (linha 1) – proparoxítona e, como tal, acentuada.
  • B. há (linha 9) – acento diferencial.
  • C. família (linha 9) – “i” tônico forma hiato.
  • D. sobrevivência (linha 12) – dígrafo nasal.
  • E. razoável (linha 13) – “l” final realiza-se como a semivogal “u”.
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