Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Considere o primeiro período do texto:
"Quando o dia despontou, fui acordado por um som ensurdecedor que vinha do convés acima de mim."
Escreva ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso:
( ) Trata-se de um período composto.
( ) O sujeito da oração "fui acordado por um som ensurdecedor" é "um som ensurdecedor".
( ) A oração "Quando o dia despontou"é uma oração subordinada, adverbial, temporal.
( ) O verbo despontar é transitivo direto.
( ) A última oração do período - "que vinha do convés acima de mim"- é uma oração subordinada, adjetiva, restritiva.
Assinale agora a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Numere os termos (sublinhados no primeiro parágrafo do texto) de acordo com a classificação sintática.
Classificação sintática
I. Sujeito
II. Predicado nominal
III. Objeto direto
IV. Complemento nominal
Termos
( ) de pesquisa
( ) mais uma dessas tertúlias estéreis
( ) a inteligência dos africanos
( ) são mais comuns que discussões profanas sobre religião
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta de cima para baixo.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Considere as afirmativas abaixo sobre acentuação tônica e acentuação gráfica:
I. Todas as sílabas tônicas das palavras da Língua Portuguesa, isto é, as que são pronunciadas mais fortemente, recebem um acento gráfico.
II. As palavras tertúlias e estéreis recebem acento porque são paroxítonas terminadas em ditongos orais.
III. A palavra possível é acentuada por ser uma paroxítona terminada em "l".
IV. O acento na forma verbal vêm justifica-se porque o verbo vir deve receber acento circunflexo quando conjugado na terceira pessoa do plural.
Assinale a alternativa que indique todas as afirmativas corretas.
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Considere as afirmativas abaixo sobre a grafia das palavras destacadas na oração:
"Eles avançam porque superaram a questão de quem é mais inteligente para se dedicar a mapear por que as inteligências diferem entre si."
I. O vocábulo porque (escrito junto e sem acento) é uma conjunção explicativa que liga a segunda oração à primeira, expressando idéia de explicação.
II. Em por que (escrito separado e sem acento) o por é preposição e o que é pronome relativo, substituindo a palavra "questão".
III. O vocábulo por que (escrito separado e sem acento) introduz uma oração interrogativa indireta que, no exemplo acima, significa: Por que as inteligências diferem entre si?
Assinale a alternativa que indique todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal e nominal em relação aos pronomes de tratamento empregados na redação oficial.
Recebei Vossa Magnificência nosso protesto de consideração.
Vossa Senhoria não entendeu minha declaração sobre os diferentes tipos de inteligência.
Vossa Excelência tendes sido mal informados sobre as pesquisas desenvolvidas na instituição.
Informo a V. Sa. de que vossas observações serão levadas em consideração no relatório final.
Vossa Eminência sereis oportunamente informado dos resultados.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são formados pelo mesmo prefixo, com o mesmo sentido e origem.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal e nominal, segundo a norma culta da Língua Portuguesa.
O Nobel é um prêmio que todos os cientistas aspiram.
O problema – discussão sobre inteligência – resultou na polêmica que o texto se referiu.
Sabendo que afirmações racistas implicam na rejeição das pessoas que lhes emitem, alguns cientistas se recusam a comparar raças.
Em contextos científicos, prefere-se mais a estudar as causas do que a fazer discussões estéreis.
Os estudos dos neodarwinistas visam a descobrir por que as inteligências diferem tanto entre pessoas da mesma raça.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa correta.
Analise cada par de frases e identifique aquele no qual a segunda frase mantém o sentido da primeira.
Debates sobre quem é mais inteligente correm risco de partirem de falsos argumentos.
Discussões sobre inteligência partem muitas vezes de argumentos científicos.
O cotejo da cor da pele, do volume cerebral e do formato do crânio gozava de respeito científico.
A comparação de aspectos físicos raciais – cor da pele, tamanho do cérebro, formato da caixa craniana – era aceita no meio científico .
O cientista brasileiro Gilberto Freyre se recusou a comparar raças para confrontar culturas.
O cientista brasileiro Gilberto Freyre fez experiências com diferentes povos para apontar a superioridade racial de alguns deles.
Nativos da Polinésia vivem há milhares de anos em ambientes naturais que dispensam a habilidade de saber contar.
Povos de algumas regiões da Polinésia sobrevivem até os dias de hoje porque desenvolveram um prodigioso talento matemático.
Os judeus asquenazes da Europa Central e Oriental são exemplos clássicos de indivíduos dotados de grande habilidade com números.
O desempenho abaixo da média dos judeus asquenazes da Europa Central e Oriental em abstrações lógicas é uma prova da superioridade de sua raça.
Observe a frase, retirada do texto:
Entreabri os olhos e deparei com uma quantidade enorme de cascalho e areia.
Coloque dentro dos parênteses (coluna 2) o número que corresponda à classificação correta dos conjuntos destacados, de acordo com a coluna 1 (não é permitido repetir qualquer número).
Assinale agora a resposta que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa em que a correspondência entre o acento e a regra está corretamente estabelecida.
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