Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta, em relação à linguagem que deve ser empregada em redações empresariais.

  • A.

    A forma correta de se grafar indicação de horas e suas frações é 14:30m.

  • B.

    As siglas escritas no plural não recebem apóstrofo, mas s (CPI's e não CPI'’s).

  • C.

    A abreviatura correspondente a 250 quilômetros e a 328 litros é, respectivamente, 250 kms. e 328 ls.

  • D.

    Em documentos oficiais devem ser empregadas expressões como Corporate purpose e chairman, no lugar do correspondente em português; respectivamente, objetivo da empresa e Presidente do Conselho da empresa.

  • E.

    O emprego de abreviaturas é gramaticalmente aceitável: Vc deseja conhecer melhor nossa empr.?

Assinale a alternativa correta, a respeito de uma redação empresarial.

  • A.

    Em uma correspondência empresarial é bom se houver alguma clareza, concisão e correção gramatical.

  • B.

    Como é você quem assina a correspondência, não faz diferença se ela não ficar bem formatada ou apresentar pequenos problemas de ortografia.

  • C.

    Você pode emitir opinião pessoal a respeito do assunto redigido, pois é você, não a empresa, quem irá assumir eventuais reclamações a respeito.

  • D.

    A linguagem de um documento empresarial deve permitir diferentes interpretações do texto, conforme o nível cultural de quem o ler.

  • E.

    O texto deve ser objetivo, lógico, com frases curtas, que possam ser facilmente compreendidas pelo receptor.

Transformando:

“O território catarinense é coberto por variados tipos de vegetação”

 em

“Variados tipos de vegetação o território catarinense”

 O espaço deve ser preenchido por:

  • A.

    cobrem

  • B.

    cobrirão

  • C.

    cobririam

  • D.

    devem cobrir

  • E.

    foram cobertos

Assinale a alternativa corretamente pontuada, de acordo com as regras da gramática normativa.

  • A. O filme consegue trazer à baila: um drama que, muitos, dos grandes pioneiros da ciência, vivenciaram.
  • B. As cenas do filme sugerem como a nova ordem que Darwin enxergava na natureza, embora distinta da ordem disseminada pela religião, era também repleta de um sentido de conexão e de deslumbramento.
  • C. A história do filme Criação é familiar, aos que conhecem em detalhes, a trajetória de Darwin.
  • D. O relacionamento encenado no filme – parece bem mais moderno e igualitário – do que se imagina do padrão de comportamento vitoriano.
  • E. São belíssimas, as cenas, em que Darwin conta à filha como travou contato com uma macaquinha levada da Nova Guiné para a Inglaterra.

Com base no Texto 2, escreva ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso.

( ) “Talento natural” e “talento bruto” estão sendo usados com o mesmo sentido.

( ) As pesquisas de Ericsson demonstram que não há nada que supere o talento natural.

( ) Geralmente é preciso esforço e dedicação para que a pessoa alcance um desempenho excelente em alguma atividade.

( ) Ao dizer que a “prática deliberada” mencionada por Ericsson “significa mais que tocar ao piano […] ou treinar […] até deslocar o ombro” (sublinhado no texto), o autor não descarta estas últimas atividades, apenas diz que elas não são suficientes para o domínio de uma área.

( ) O autor contrapõe a prática ametódica ao que Ericsson denomina “ prática deliberada”, que seria uma prática planejada.

( ) O autor refere-se à sua própria avó, nos dois últimos parágrafos do texto.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – V – V – V – F
  • B. V – V – F – V – F – F
  • C. V – F – V – V – V – F
  • D. F – V – V – F – F – V
  • E. F – F – F – F – V – V

Analise as afirmativas abaixo, relacionadas ao Texto 2.

1. A expressão “professor de Psicologia na Florida State University”, sublinhada no texto, é predicativo do sujeito da primeira oração do texto.

2. A segunda oração do texto inicia pelo conectivo “na qual”, que poderia ser substituído pelo pronome relativo “onde” sem prejuízo gramatical ou de sentido.

3. A “pesquisa empírica”, sublinhada no texto, significa a pesquisa científica baseada no racionalismo.

4. Em “Muita gente acha que as pessoas nascem com limitações inatas”, a oração sublinhada é uma oração substantiva objetiva direta que complementa o verbo “achar”.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

Leia atentamente as afirmativas abaixo.

Assinale a alternativa que preenche correta e sequencialmente as lacunas das afirmativas acima.

  • A. substantiva subjetiva ; sujeito ; complemento nominal ; sobrecomum ; comum de dois gêneros.
  • B. substantiva predicativa ; predicativo ; adjunto adnominal ; comum de dois gêneros ; sobrecomum.
  • C. substantiva objetiva direta ; objeto direto ; complemento verbal ; sobrecomum ; comum de dois gêneros.
  • D. substantiva subjetiva ; sujeito ; adjunto adnominal ; epiceno ; comum de dois gêneros.
  • E. adjetiva restritiva ; sujeito ; complemento nominal ; sobrecomum ; epiceno

Analisando morfologicamente cada uma das palavras da frase “Muita gente acha que as pessoas nascem com limitações inatas”, temos, sequencialmente:

  • A. advérbio de intensidade; substantivo próprio; verbo; pronome relativo; artigo definido; substantivo próprio; verbo; preposição; substantivo próprio; adjetivo.
  • B. pronome indefinido; substantivo comum; verbo; conjunção subordinativa integrante; artigo definido; substantivo comum; verbo; preposição; substantivo comum; adjetivo.
  • C. pronome indefinido; substantivo abstrato; verbo; conjunção coordenativa aditiva; artigo definido; substantivo coletivo; verbo; preposição; verbo substantivado comum; advérbio.
  • D. numeral cardinal; substantivo coletivo; verbo; conjunção coordenativa explicativa; artigo definido; substantivo abstrato; verbo; conjunção coordenativa aditiva; substantivo comum; adjetivo.
  • E. adjetivo; substantivo comum; verbo; conjunção subordinativa consecutiva; contração da preposição a com o artigo as; substantivo concreto; verbo; preposição; substantivo concreto; adjetivo.

Analise as alternativas abaixo e assinale a correta.

  • A. A frase “Os acionistas têm direito de receber metade do lucro líquido diminuído ou acrescido de alguns valores” significa o mesmo que “Os acionistas têm direito de receber metade do lucro líquido diminuída ou acrescida de alguns valores”.
  • B. As orações “Sentaram-se à mesa” e “Sentaram-se na mesa” possuem o mesmo sentido.
  • C. As frases “Tentei falar com a professora, mas ela estava fora” e “Tentei falar com a professora, mas a mesma estava fora” são igualmente corretas, de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
  • D. É tão correto escrever “Mandamos um convite à Márcia” como “Mandamos um convite a Márcia”.
  • E. Tanto é correto dizer “A perda da namorada deixou-o abalado” como “A perca da namorada deixou-o abalado”, de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

Assinale a alternativa que apresenta dois verbos defectivos, isto é, aqueles que não possuem a conjugação completa, não podendo ser usados em certos modos, tempos ou pessoas.

  • A. comer – puir
  • B. falir – adequar
  • C. abolir – chorar
  • D. extorquir – matar
  • E. acontecer – dormir
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...