Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

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Analise as afirmativas abaixo, considerando o texto 2.

1. No primeiro parágrafo, em “[…] vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas”, a forma verbal “vimos” corresponde ao pretérito perfeito do verbo “ver”, e os vocábulos “o”, “a” e “a” estão empregados como artigo definido.

2. No segundo parágrafo, em “Há quem se refira à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífica colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname”, os segmentos sublinhados especificam a atitude do autor com respeito ao conteúdo expresso nos enunciados.

3. No segundo parágrafo, em “Dizem, também, que nosso território é pobre […]. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada […], os dois termos sublinhados funcionam como predicativo do sujeito.

4. No terceiro parágrafo, em “Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete” há uma elipse do objeto direto de “repete”, e os vocábulos sublinhados são pronomes que se referem, respectivamente, a “muita gente boa” e “discurso ideológico”.

5. No segundo parágrafo, em “Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro”, as palavras sublinhadas são adjetivos que atribuem características ao povo brasileiro.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

Considere os trechos extraídos do texto 3.
1.
“Logo na primeira edição de A Origem das Espécies, publicada em 1858, ele solicitou o envolvimento de naturalistas para que estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão.” (primeiro parágrafo)
2.
“O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava, em um ofício que lhe foi caro desde a juventude. Mas os planos do alemão iam além.” (quarto parágrafo)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base nos trechos em seu contexto.

( ) Em 1, o vocábulo "logo" tem o mesmo valor sintático-semântico que em "estudou, logo passou."

( ) Em 1, o uso do modo subjuntivo no verbo da oração subordinada é motivado pela locução conjuntiva "para que", estabelecendo-se a correlação modo-temporal entre pretérito perfeito do indicativo ("solicitou") e pretérito imperfeito do subjuntivo ("estudassem").

( ) Em 2, o uso do advérbio "agora" faz referência a um tempo que se segue imediatamente ao período de trabalho de Fritz no Liceu, época em que ele não podia realizar as pesquisas de campo.

( ) Os pronomes "ele" e "lhe", respectivamente em 1 e 2, fazem referência anafórica a Fritz Müller.

( ) Em 2, o enunciado "Mas os planos do alemão iam além" cria no leitor uma expectativa de que algo importante estaria por ocorrer na vida de Fritz.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – F – F – V
  • B. V – F – V – F – V
  • C. F – V – V – F – V
  • D. F – V – F – V – F
  • E. F – F – V – V – F

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base no texto 3.

( ) O título confirma a tese defendida no texto de que o evolucionismo é um fenômeno brasileiro, comprovado por Fritz Müller.

( ) No primeiro parágrafo, em "estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão", o advérbio sublinhado poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido, por "desinteressadamente".

( ) No segundo parágrafo, em "Eles tinham sido atraídos ao país […]" a forma verbal sublinhada poderia ser substituída por "foram", sem alteração do significado temporal expresso pelo enunciado.

( ) No terceiro parágrafo, em "Em Blumenau, Müller ganhou um grande terreno e passou a cuidar das terras como colono, aguardando convite para lecionar", a forma verbal no gerúndio poderia ser substituída, sem prejuízo gramatical e de sentido, por "enquanto aguardava".

( ) No quarto parágrafo, em "em 1861, o Liceu seria fechado e daria lugar ao Colégio da Santíssima Trindade", a substituição das formas verbais sublinhas por "foi fechado" e "deu", respectivamente, alteraria o significado temporal expresso pelo enunciado.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – F – V – F
  • B. V – F – V – F – V
  • C. F – V – V – F – V
  • D. F – V – F – V – F
  • E. F – F – V – V – F

Considere a relação semântica estabelecida entre as orações articuladas pelos vocábulos sublinhados em cada segmento abaixo, do texto 3.

1. “[…] Mas o resultado que Darwin esperava só foi surgir em 1864.” (primeiro parágrafo)

2. “[…] que desejava povoar uma colônia ao lado do rio Itajaí (hoje conhecida pelo sobrenome de seu fundador) e atrair o maior número possível de cientistas.” (segundo parágrafo)

3. “[..] o que viria a acontecer em 1856, quando assumiu a vaga de professor de matemática

4. “O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava […]” (quarto parágrafo)

5. “Fritz Müller foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para explicar a seleção natural […]” (último parágrafo)

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das relações semânticas, de cima para baixo.

  • A. concessão / alternância / temporalidade / complementação / finalidade
  • B. temporalidade / adição / proporção / comparação / complementação
  • C. adversidade / temporalidade / explicação / restrição / causalidade
  • D. adversidade / adição / temporalidade / restrição / finalidade
  • E. adversidade / comparação / temporalidade / explicação / causalidade

Considere o trecho extraído do texto 1:

“Existe alguém sem ética, posso falar que alguém não tem ética? Ou eu devo dizer que aquilo é antiético? Aquele que frauda o imposto, aquele que pratica corrupção, aquele que para o carro em fila dupla praticou um ato não ético ou antiético? Posso eu dizer que alguém não tem ética? Não. Por quê? Porque, se você tem princípios e valores para decidir, avaliar e julgar, então você está submetido ao campo da ética.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. O pronome “alguém”, nas duas ocorrências sublinhadas, exerce a função sintática de objeto direto e de sujeito, respectivamente.
  • B. As locuções verbais “posso falar” e “devo dizer” são sinônimas, podendo ser intercambiáveis sem prejuízo do sentido dos enunciados.
  • C. Na terceira frase do trecho destacado, há um sujeito composto que requer que o verbo esteja obrigatoriamente no plural (“praticaram”), seguindo a regra geral de concordância verbal do português.
  • D. O pronome “você” está usado com sentido indeterminado, não se referindo a um interlocutor específico.
  • E. As duas ocorrências do pronome “eu” se constituem em desvio gramatical, pois a expressão número-pessoal não pode ser marcada de forma redundante, e a locução verbal não pode ter sujeito intercalado.

Considere os trechos extraídos do texto 1

1. “Não existe “falta de ética”. Essa expressão é equivocada, talvez o que se queira dizer é: “Isso é antiético”, algo contrário a uma ética que esse grupo compartilha e aceita. Não confunda aético – isto é, aquele a quem não se aplica a questão da ética – com antiético.” 2. “Se você tem autonomia e liberdade, vive dilemas éticos. Não tem como você não vivê-los. E você a eles vai sobreviver melhor quanto mais tiver claro quais são seus princípios e valores.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. Em 1, o vocábulo “se” é um elemento expletivo, podendo ser retirado da frase sem que se alterem as relações gramaticais.
  • B. Em 1, a forma verbal “confunda” está no modo subjuntivo, expressando uma ação hipotética, de realização incerta.
  • C. Em 2, o pronome “eles” faz referência a “seus princípios e valores”.
  • D. Em 2, as duas ocorrências da forma verbal “tem” apresentam o mesmo significado: “possui”.
  • E. Em 2, o elemento “los” corresponde ao pronome oblíquo “os”; a inserção de l- se deve ao fato de o verbo precedente estar no infinitivo.

Considere os trechos extraídos do texto 2.

1. “Na obra Tempos líquidos, o senhor afirma que o poder está fora da esfera da política e há uma decadência da atividade do planejamento a longo prazo.” (segundo parágrafo)

2. “Diante disso, é possível pensar ainda em um resgate da utopia.” (segundo parágrafo)

3. “É do jardineiro que tendem a sair os mais fervorosos produtores de utopias.” (último parágrafo)

Assinale a alternativa correta.

  • A. Em 1, “a longo prazo” atribui uma especificação temporal a “decadência”.
  • B. Em 1, a forma verbal “afirma” é complementada por duas orações subordinadas substantivas objetivas diretas, sendo que na segunda oração a conjunção “que” está elíptica.
  • C. Em 2, “da utopia” está funcionando como objeto indireto de “resgate”.
  • D. Em 3, os vocábulos “É…que” não podem ser retirados da frase sem prejuízo das relações sintáticas entre os constituintes do período.
  • E. Em 3, o segmento “os mais fervorosos produtores de utopia” exerce a função de objeto direto do verbo “sair”.

Considere o trecho extraído do texto 2.

 “A ação do caçador repousa sobre a crença de que as coisas estão no seu melhor estágio quando não estão com reparos; de que o mundo é um sistema divino em que cada criatura tem seu lugar legítimo e funcional; e de que mesmo os seres humanos têm habilidades mentais demasiado limitadas para compreender a sabedoria e harmonia da concepção de Deus.”

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( ) O elemento de conexão “de que”, em suas três ocorrências, introduz informações que complementam o sentido do nome “crenças”.

( ) As três ocorrências de ponto e vírgula se justificam por marcarem uma suspensão do fluxo informacional a que se segue um comentário a título de justificativa.

( ) A primeira ocorrência do pronome possessivo “seu” faz referência a “caçador”; e a segunda ocorrência, a “cada criatura”.

( ) O pronome relativo acompanhado de preposição “em que” poderia ser substituído, sem prejuízo gramatical e de sentido, por “o qual”.

( ) O adjetivo “mentais” especifica o sentido de “habilidades”; a palavra “demasiado” intensifica o sentido do adjetivo “limitadas”; e a expressão “demasiado limitadas” caracteriza “habilidades mentais”.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – V – F – F
  • B. V– V – F – F – V
  • C. V – F – F – F – V
  • D. F – V – F – V – F
  • E. F – F – V – V – V

Considere os trechos extraídos do texto 2.

1. “Zygmunt Bauman é um dos pensadores contemporâneos que mais têm produzido obras que refletem os tempos contemporâneos.” (primeiro parágrafo)

2. “Para que a utopia nasça, é preciso duas condições. A primeira é a forte sensação (ainda que difusa e inarticulada) de que o mundo não está funcionando adequadamente e deve ter seus fundamentos revistos para que se reajuste. (terceiro parágrafo)

3. A segunda condição é a existência de uma confiança no potencial humano à altura da tarefa de reformar o mundo, a crença de que “nós, seres humanos, podemos fazê-lo […]”. (terceiro parágrafo) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( ) Em 1, o pronome relativo “que” poderia ser antecedido por vírgula, pois introduz uma oração que explica a informação anterior.

( ) Em 2, o elemento de conexão “Para que” poderia ser substituído por “Afim de”, sem prejuízo de sentido e gramatical.

( ) Em 2, o primeiro período poderia ser reescrito, sem prejuízo de sentido e gramatical, como “Duas condições são necessárias para que a utopia nasça”.

( ) Em 2 e 3, as palavras “revistos”, “reajuste” e “reformar” compartilham o mesmo processo de formação por derivação prefixal.

( ) Em 3, “seres humanos” está grafado entre vírgulas por ser um aposto.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – F – F – F
  • B. V – F – F – V – V
  • C. F – V – F – V – V
  • D. F – F – V – V – V
  • E. F – F – V – F – F

Considere os trechos extraídos do texto 2.

1. “A primeira é a forte sensação (ainda que difusa e inarticulada) de que o mundo não está funcionando adequadamente e deve ter seus fundamentos revistos para que se reajuste.” (terceiro parágrafo)

2. “ no mundo moderno, a metáfora da humanidade é a do jardineiro.” (último parágrafo)

3. “O jardineiro não assume que não haveria ordem no mundo, mas que ela depende da constante atenção e esforço de cada um.” (último parágrafo)

4. “Se ouvimos discursos que pregam o fim das utopias, é porque o jardineiro está sendo trocado, novamente, pela ideia do caçador.” (último parágrafo) Assinale a alternativa correta.

  • A. Em 1, “ainda que” é um conector que introduz uma oração subordinada causal, cujo verbo está elíptico.
  • B. Em 2, o vocábulo “Jᔠexerce a função de adjunto adverbial de tempo.
  • C. Em 3, “mas que” é um conector que estabelece uma relação de concessividade entre as informações.
  • D. Em 4, a conjunção “Se” introduz uma condição cuja realização incerta se projeta para o futuro.
  • E. Em 4, a conjunção “porque” estabelece uma relação de causalidade entre as informações.
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