Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas abaixo, considerando o texto 2.
1. No primeiro parágrafo, em [ ] vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas, a forma verbal vimos corresponde ao pretérito perfeito do verbo ver, e os vocábulos o, a e a estão empregados como artigo definido.
2. No segundo parágrafo, em Há quem se refira à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífica colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname, os segmentos sublinhados especificam a atitude do autor com respeito ao conteúdo expresso nos enunciados.
3. No segundo parágrafo, em Dizem, também, que nosso território é pobre [ ]. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada [ ], os dois termos sublinhados funcionam como predicativo do sujeito.
4. No terceiro parágrafo, em Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete há uma elipse do objeto direto de repete, e os vocábulos sublinhados são pronomes que se referem, respectivamente, a muita gente boa e discurso ideológico.
5. No segundo parágrafo, em Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro, as palavras sublinhadas são adjetivos que atribuem características ao povo brasileiro.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Considere os trechos extraídos do texto 3.
1.
Logo na primeira edição de A Origem das Espécies, publicada em 1858, ele solicitou o envolvimento de naturalistas para que estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão. (primeiro parágrafo)
2.
O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava, em um ofício que lhe foi caro desde a juventude. Mas os planos do alemão iam além. (quarto parágrafo)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base nos trechos em seu contexto.
( ) Em 1, o vocábulo "logo" tem o mesmo valor
sintático-semântico que em "estudou, logo passou."( ) Em 1, o uso do modo subjuntivo no verbo da
oração subordinada é motivado pela locução conjuntiva "para que", estabelecendo-se a correlação modo-temporal entre pretérito perfeito do indicativo ("solicitou") e pretérito imperfeito do subjuntivo ("estudassem").( ) Em 2, o uso do advérbio "agora" faz referência
a um tempo que se segue imediatamente ao período de trabalho de Fritz no Liceu, época em que ele não podia realizar as pesquisas de campo.( ) Os pronomes "ele" e "lhe", respectivamente em
1 e 2, fazem referência anafórica a Fritz Müller.( ) Em 2, o enunciado "Mas os planos do alemão
iam além" cria no leitor uma expectativa de que algo importante estaria por ocorrer na vida de Fritz.Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V )
e as falsas ( F ) com base no texto 3.( ) O título confirma a tese defendida no texto de que o evolucionismo é um fenômeno brasileiro, comprovado por Fritz Müller.
( ) No primeiro parágrafo, em "estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão", o advérbio sublinhado poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido, por "desinteressadamente".
( ) No segundo parágrafo, em "Eles
tinham sido atraídos ao país [ ]" a forma verbal sublinhada poderia ser substituída por "foram", sem alteração do significado temporal expresso pelo enunciado.( ) No terceiro parágrafo, em "Em Blumenau,
Müller ganhou um grande terreno e passou a cuidar das terras como colono, aguardando convite para lecionar", a forma verbal no gerúndio poderia ser substituída, sem prejuízo gramatical e de sentido, por "enquanto aguardava".( ) No quarto parágrafo, em "em 1861, o Liceu
seria fechado e daria lugar ao Colégio da Santíssima Trindade", a substituição das formas verbais sublinhas por "foi fechado" e "deu", respectivamente, alteraria o significado temporal expresso pelo enunciado.Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
Considere a relação semântica estabelecida entre as orações articuladas pelos vocábulos sublinhados em cada segmento abaixo, do texto 3.
1. [ ] Mas o resultado que Darwin esperava só foi surgir em 1864. (primeiro parágrafo) 2. [ ] que desejava povoar uma colônia ao lado do rio Itajaí (hoje conhecida pelo sobrenome de seu fundador) e atrair o maior número possível de cientistas. (segundo parágrafo) 3. [..] o que viria a acontecer em 1856, quando assumiu a vaga de professor de matemática 4. O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava [ ] (quarto parágrafo) 5. Fritz Müller foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para explicar a seleção natural [ ] (último parágrafo) Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das relações semânticas, de cima para baixo.
Considere o trecho extraído do texto 1:
Existe alguém sem ética, posso falar que alguém não tem ética? Ou eu devo dizer que aquilo é antiético? Aquele que frauda o imposto, aquele que pratica corrupção, aquele que para o carro em fila dupla praticou um ato não ético ou antiético? Posso eu dizer que alguém não tem ética? Não. Por quê? Porque, se você tem princípios e valores para decidir, avaliar e julgar, então você está submetido ao campo da ética.
Assinale a alternativa correta.
Considere os trechos extraídos do texto 1
1. Não existe falta de ética. Essa expressão é equivocada, talvez o que se queira dizer é: Isso é antiético, algo contrário a uma ética que esse grupo compartilha e aceita. Não confunda aético isto é, aquele a quem não se aplica a questão da ética com antiético. 2. Se você tem autonomia e liberdade, vive dilemas éticos. Não tem como você não vivê-los. E você a eles vai sobreviver melhor quanto mais tiver claro quais são seus princípios e valores.
Assinale a alternativa correta.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
Considere os trechos extraídos do texto 2.
1. Na obra Tempos líquidos, o senhor afirma que o poder está fora da esfera da política e há uma decadência da atividade do planejamento a longo prazo. (segundo parágrafo)
2. Diante disso, é possível pensar ainda em um resgate da utopia. (segundo parágrafo)
3. É do jardineiro que tendem a sair os mais fervorosos produtores de utopias. (último parágrafo)
Assinale a alternativa correta.
Considere o trecho extraído do texto 2.
A ação do caçador repousa sobre a crença de que as coisas estão no seu melhor estágio quando não estão com reparos; de que o mundo é um sistema divino em que cada criatura tem seu lugar legítimo e funcional; e de que mesmo os seres humanos têm habilidades mentais demasiado limitadas para compreender a sabedoria e harmonia da concepção de Deus.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) O elemento de conexão de que, em suas três ocorrências, introduz informações que complementam o sentido do nome crenças.
( ) As três ocorrências de ponto e vírgula se justificam por marcarem uma suspensão do fluxo informacional a que se segue um comentário a título de justificativa.
( ) A primeira ocorrência do pronome possessivo seu faz referência a caçador; e a segunda ocorrência, a cada criatura.
( ) O pronome relativo acompanhado de preposição em que poderia ser substituído, sem prejuízo gramatical e de sentido, por o qual.
( ) O adjetivo mentais especifica o sentido de habilidades; a palavra demasiado intensifica o sentido do adjetivo limitadas; e a expressão demasiado limitadas caracteriza habilidades mentais.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Considere os trechos extraídos do texto 2.
1. Zygmunt Bauman é um dos pensadores contemporâneos que mais têm produzido obras que refletem os tempos contemporâneos. (primeiro parágrafo)
2. Para que a utopia nasça, é preciso duas condições. A primeira é a forte sensação (ainda que difusa e inarticulada) de que o mundo não está funcionando adequadamente e deve ter seus fundamentos revistos para que se reajuste. (terceiro parágrafo)
3. A segunda condição é a existência de uma confiança no potencial humano à altura da tarefa de reformar o mundo, a crença de que nós, seres humanos, podemos fazê-lo [ ]. (terceiro parágrafo) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) Em 1, o pronome relativo que poderia ser antecedido por vírgula, pois introduz uma oração que explica a informação anterior.
( ) Em 2, o elemento de conexão Para que poderia ser substituído por Afim de, sem prejuízo de sentido e gramatical.
( ) Em 2, o primeiro período poderia ser reescrito, sem prejuízo de sentido e gramatical, como Duas condições são necessárias para que a utopia nasça.
( ) Em 2 e 3, as palavras revistos, reajuste e reformar compartilham o mesmo processo de formação por derivação prefixal.
( ) Em 3, seres humanos está grafado entre vírgulas por ser um aposto.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
Considere os trechos extraídos do texto 2.
1. A primeira é a forte sensação (ainda que difusa e inarticulada) de que o mundo não está funcionando adequadamente e deve ter seus fundamentos revistos para que se reajuste. (terceiro parágrafo)
2. Já no mundo moderno, a metáfora da humanidade é a do jardineiro. (último parágrafo)
3. O jardineiro não assume que não haveria ordem no mundo, mas que ela depende da constante atenção e esforço de cada um. (último parágrafo)
4. Se ouvimos discursos que pregam o fim das utopias, é porque o jardineiro está sendo trocado, novamente, pela ideia do caçador. (último parágrafo) Assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...