Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

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Analise as afirmativas abaixo, considerando o texto.

1. A construção sublinhada em “Vai de encontro à própria natureza da prosa” (1º parágrafo) poderia ser substituída por “Vai ao encontro da”, sem alteração do sentido da frase.

2. Em “mais grave do que repetir palavras é repetir ideias” (5º parágrafo), temos uma construção alternativa à do título para comparar palavras e ideias quanto à gravidade da repetição.

3. As palavras “vocábulo”, “semântico” e “hipóteses” (3º parágrafo) seguem a mesma regra de acentuação gráfica: são proparoxítonas.

4. Em “Os professores de redação geralmente orientam os alunos”, se o termo sublinhado fosse substituído pelo pronome oblíquo “os”, a construção correta resultante seria orientam-nos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

Analise a frase abaixo:

“O que não se pode é apresentar com rigor e clareza a opinião num texto truncado, em que a falta do que dizer traduz-se em insuficiência argumentativa.” (último parágrafo)

Assinale a alternativa que apresenta a reescrita correta da frase, do ponto de vista da norma padrão da língua portuguesa, sem prejuízo do significado da frase extraída do texto.

  • A. Não se pode apresentar com rigor e clareza a opinião em um texto truncado, no qual a falta do que dizer é traduzida em insuficiência argumentativa.
  • B. O que não pode-se é apresentar com rigor e clareza a opinião num texto truncado, no qual a falta do que dizer-se traduz insuficiência argumentativa.
  • C. Não se pode é apresentar com rigor e clareza a opinião em um texto truncado, em cujo a falta do que dizer se traduz em insuficiência argumentativa.
  • D. O que não se pode apresentar com rigor e clareza é a opinião num texto truncado, que a falta do que dizer é traduzida com insuficiência argumentativa.
  • E. Não se pode apresentar com rigor e clareza a opinião num texto truncado, aonde a falta do que se dizer traduz como insuficiência argumentativa.

As expressões “cair como uma bomba”, “tábua de salvação”, “voltar à estaca zero”, “passar em brancas nuvens” e “óbvio ululante” são clichês e devem ser evitados durante a redação de uma correspondência oficial. Recorrer a eles poderá denotar falta de imaginação, preguiça ou pobreza vocabular.

Assinale a alternativa que indica como são conhecidas essas expressões na língua portuguesa.

  • A. Chavões
  • B. Análise sintática
  • C. Encontros vocálicos
  • D. Substantivo concreto
  • E. Encontros gramaticais

Identifique como verdadeiros ( V ) os itens que correspondem às qualidades e características fundamentais da redação oficial e falsos ( F ) os que não correspondem.

( ) Clareza

( ) Coesão

( ) Impessoalidade

( ) Irreverência

( ) Clarividência

( ) Concisão

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – V – F – F – V
  • B. V – V – V – F – F – F
  • C. V – F – V – F – F – F
  • D. V – F – F – V – V – V
  • E. V – F – F – F – V – V

A comunicação oficial, interna ou externa, expedida para diversas unidades administrativas ou determinados funcionários é conhecida como:

  • A. Alvará.
  • B. Atestado.
  • C. Procuração.
  • D. Certidão.
  • E. Circular.

O pronome de tratamento abreviado pelas letras “MM” designa:

  • A. Major.
  • B. Médico.
  • C. Ministro.
  • D. Meritíssimo.
  • E. Monsenhor.

Assinale a alternativa que designa o nome correto da modalidade de comunicação eminentemente interna, entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.

  • A. Ata
  • B. Protocolo
  • C. Memorando
  • D. Contrato
  • E. Remessa

Assinale a alternativa correta.

  • A. Em “certeza de que podemos evoluir” há ideia de finalidade.
  • B. Há correspondência entre as formas verbais de Poderemos evoluir, se abríamos mão de nossa identidade cultural.
  • C. A forma verbal “Escolhi” encontra-se no pretérito imperfeito do indicativo; indica fato prolongado no passado.
  • D. Em “pois … oferece a tranquilidade e a qualidade de vida que os grandes centros não têm” há ideia de condição.
  • E. Há correspondência entre as formas verbais de Se eu vivesse em outro município, estranharia.

Em “para viver com a família” as preposições sublinhadas apresentam, respectivamente, ideia de finalidade e de companhia.

Assinale a alternativa em que há correspondência entre a preposição e o sentido que ela encerra.

  • A. Minha família é de Curitiba. (tempo)
  • B. Eu me feri com um canivete. (posse)
  • C. Longe daqui eu morro de tristeza. (causa)
  • D. Gosto de falar sobre este belo município. (origem)
  • E. Agora meus amigos passeiam em Santa Catarina. (matéria)

A composição por justaposição ocorre quando há união de dois ou mais radicais, sem supressão de seus elementos fonéticos.

Lembrando isso, assinale a alternativa em que o processo de formação de palavras ocorreu por justaposição.

  • A. embora, hidrelétrico
  • B. aguardente, corrimão
  • C. congestionamento, semáforo
  • D. boquiaberto, pernalta
  • E. girassol, passatempo
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