Questões de Língua Portuguesa da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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“O relator trouxe à luz o direito inalienável e imprescritível dos índios de viver nas terras que tradicionalmente ocupam e de acordo com suas próprias culturas.” (L.9-11)

Assinale a alternativa que não poderia substituir a expressão grifada no trecho acima, sob pena de alteração de sentido.

  • A.

    em conformidade com

  • B.

    em consonância com

  • C.

    consoante

  • D.

    segundo

  • E.

    em razão de

Assinale a alternativa em que o termo indicado não exerça a mesma função sintática que dar estabilidade às instituições (L.13-14).

  • A.

    a Suprema Corte (L.15)

  • B.

    as questões (L.41)

  • C.

    abusos reais (L.42)

  • D.

    a utilização de meios ilegítimos (L.23-24)

  • E.

    uma nova carta política à nação (L.2)

As questões 19 a 23 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Em relação ao uso do itálico, com base nas orientações do Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, analise as afirmativas a seguir:

I. Recomenda-se o uso de itálico para indicar títulos de livros, revistas, jornais e obras de arte em geral, bem como palavras e expressões estrangeiras. Os títulos de acordos, conferências, congressos e assemelhados não recebem itálico nem qualquer outra forma de destaque gráfico no texto.

II. Pode-se utilizar a fonte em itálico nas citações longas, que aparecem destacadas do texto, ou no caso da transcrição literal de ementas. Se a ementa for pequena, ainda é possível transcrevê-la entre aspas.

III. Ao invés do itálico, ainda é possível utilizar o grifo com idêntica serventia, mas não se recomenda o emprego desse artifício para o destaque integral de citações longas. Quando se quer destacar apenas um trecho delas, porém, o grifo revela-se a solução perfeita.

Assinale:

  • A.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

  • B.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

As questões 19 a 23 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Com base no que rege o Manual de Redação da Presidência da República acerca da exposição de motivos, analise as afirmativas a seguir:

I. Formalmente, a exposição de motivos tem a apresentação do padrão ofício.

II. A exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas básicas de estrutura: uma para aquela que tenha caráter exclusivamente informativo e outra para a que proponha alguma medida ou submeta projeto de ato normativo.

III. No caso da exposição de motivos que simplesmente leva algum assunto ao conhecimento do Presidente da República, sua estrutura segue o modelo do padrão ofício, acompanhado da indicação de que medida adotar.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • B.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

  • C.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

As questões 19 a 23 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Em relação ao que ensina o Manual de Redação da Presidência da República acerca do uso dos pronomes de tratamento, analise as afirmativas a seguir:

I. Vossa Excelência Reverendíssima é usado em comunicações dirigidas a arcebispos e bispos.

II. Vossa Reverendíssima é usado para monsenhores, cônegos e superiores religiosos.

III. Vossa Senhoria Reverendíssima é empregado para sacerdotes, clérigos e demais religiosos.

Assinale:

  • A.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

  • B.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

“O relator trouxe à luz o direito inalienável e imprescritível dos índios de viver nas terras que tradicionalmente ocupam e de acordo com suas próprias culturas.” (L.9-11)

Na frase acima, o vocábulo inalienável significa “que não se pode alienar”, e o vocábulo imprescritível significa “que não prescreve”.

Com base em processo semelhante de formação de adjetivos, assinale a alternativa em que se tenha cometido equívoco entre o adjetivo formado e o sentido a ele atribuído.

  • A.

    imensurável – que não se pode medir

  • B.

    imiscível – que não se pode misturar

  • C.

    imponível – que não se pode pôr

  • D.

    impartível – que não se pode dividir

  • E.

    impassível – que não sofre

As questões 19 a 23 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:

I. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo. As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo.

II. Fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor. No entanto, é possível substituir excelentíssimo, nos casos em que se aplicar, por digníssimo.

III. Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Deve-se evitar usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, deve-se empregá-lo apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • E.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

Assinale a alternativa em que o termo indicado não tenha valor adjetivo.

  • A.

    claro (L.7)

  • B.

    mais (L.53)

  • C.

    diversas (L.5)

  • D.

    dos índios (L. 10)

  • E.

    Dois (L.21)

As questões 19 a 23 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:

I. A língua escrita, como a falada, compreende diferentes níveis, de acordo com o uso que dela se faça. Por exemplo, em uma carta a um amigo, podemos nos valer de determinado padrão de linguagem que incorpore expressões extremamente pessoais ou coloquiais; em um parecer jurídico, não se há de estranhar a presença do vocabulário técnico correspondente. Nos dois casos, há um padrão de linguagem que atende ao uso que se faz da língua, a finalidade com que a empregamos. O mesmo ocorre com os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua.

II. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que a) se observam as regras da gramática formal, e b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma. É importante ressaltar que a obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias lingüísticas, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos.

III. O padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão. De nenhuma forma o uso do padrão culto implica emprego de linguagem rebuscada, nem dos contorcionismos sintáticos e figuras de linguagem próprios da língua literária.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • E.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

Assinale a alternativa em que o termo indicado não tenha valor adjetivo.

  • A.

    dois (L.2)

  • B.

    todo (L.22)

  • C.

    derrubado (L.7)

  • D.

    socialista (L.3)

  • E.

    mais (L.58)

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