Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
Com base no Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, analise as orientações a seguir:
I. Grafam-se por extenso os numerais expressos num único vocábulo e em algarismos aqueles que exigem mais de uma palavra para serem veiculados. A mesma regra é válida para as percentagens, utilizando-se a expressão por cento ou o símbolo % conforme o numeral seja veiculado por uma ou mais palavras. O símbolo, entretanto, deve vir grafado imediatamente depois do algarismo, sem qualquer espaço em branco.
II. Especificamente para a transcrição de numerais acima do milhar, pode-se recorrer tanto à aproximação do número fracionário quanto ao desdobramento dos termos numéricos: 23,6 milhões ou 23 milhões e 635 mil.
III. Para maior garantia, os valores monetários devem ser expressos em algarismos seguidos da indicação da quantia, por extenso, entre parênteses: R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais). Se o valor mencionado estiver localizado no final da linha, não o separe: coloque o cifrão em uma linha e o numeral na seguinte.
Assinale:
se somente as orientações I e III estiverem corretas.
se todas as orientações estiverem corretas.
se somente as orientações I e II estiverem corretas.
se somente as orientações II e III estiverem corretas.
se nenhuma orientação estiver correta.
As questões 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
A respeito do Manual de Redação da Presidência da República, analise os itens a seguir:
I. A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Além disso, incorporam-se os jargões jurídicos.
II. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos.
III. Além de atender à disposição constitucional, a forma dos atos normativos obedece a certa tradição. Há normas para sua elaboração que remontam ao período de nossa história imperial, como, por exemplo, a obrigatoriedade de que se aponha, ao final desses atos, o número de anos transcorridos desde a Independência. Essa prática foi mantida no período republicano.
Assinale:
se somente os itens I e III estiverem corretos.
se nenhum item estiver correto.
se todos os itens estiverem corretos.
se somente os itens II e III estiverem corretos.
se somente os itens I e II estiverem corretos.
As questões 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as comunicações enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a definição acima se refere a:
aviso.
ofício.
mensagem.
memorando.
exposição de motivos.
As questões de 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
A respeito do Padrão Ofício, conforme ensina o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir.
I. Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel ofício.
II. Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo.
III. Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se nenhuma afirmativa estiver correta.
Assinale a alternativa em que, com base no modelo a seguir, construído com a palavra perfeitamente (L.27), não se tenha obtido correção.
Assinale a alternativa em que, com base no modelo a seguir, construído com a palavra perfeitamente (L.27), não se tenha obtido correção. perfeitamente perfeito perfeiçãoparadoxalmente paradoxal paradoxo
inconstitucionalmente inconstitucional inconstitucionalidade
legitimamente legítimo legitimidade
meramente mero meridade
contraditoriamente contraditório contradição
As questões de 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
A respeito das regras para grafia de numerais, com base no Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, analise os itens a seguir.
I. Não se inicia período com algarismo arábico, devendo o número ser grafado por extenso, independentemente de ser cardinal ou ordinal.
II. Grafam-se por extenso os numerais expressos num único vocábulo e em algarismos aqueles que exigem mais de uma palavra para serem veiculados.
III. Nas datas escritas por extenso, indicam-se o dia e o ano em algarismos arábicos e o mês pelo nome correspondente. Nas abreviadas, os três elementos são expressos em algarismos arábicos e aparecem separados por hífen ou barra.
Assinale:
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
A Constituição de 1988, cujos 20 anos de promulgação estamos fazendo memória, nasceu fato pouco percebido pela sociedade brasileira de amplo acordo político, o intitulado compromisso com a nação. (L.1-4)
Assinale a alternativa em que a alteração da ordem e da pontuação do período não tenha provocado alteração de sentido.
De amplo acordo político - o intitulado "compromisso com a nação" nasceu a Constituição de 1988, cujos 20 anos de promulgação estamos fazendo memória, fato pouco percebido pela sociedade brasileira.
A Constituição de 1988, cujos 20 anos de promulgação estamos fazendo memória, fato pouco percebido pela sociedade brasileira, nasceu de amplo acordo político, o intitulado "compromisso com a nação".
O intitulado "compromisso com a nação" nasceu de amplo acordo político - fato pouco percebido pela sociedade brasileira, a Constituição de 1988 - cujos 20 anos de promulgação estamos fazendo memória.
De amplo acordo político - fato pouco percebido pela sociedade brasileira - , o intitulado "compromisso com a nação", nasceu a Constituição de 1988, cujos 20 anos de promulgação estamos fazendo memória.
Nasceu - fato pouco percebido pela sociedade brasileira - de amplo acordo político o intitulado "compromisso com a nação"- a Constituição de 1988, cujos 20 anos de promulgação estamos fazendo memória.
Assinale a alternativa em que a palavra tenha sido formada por processo distinto das demais.
autoconhecimento (L.27)
supersalários (L.7)
geométrica (L.44)
insatisfação (L.30)
imprecisas (L.18)
As questões de 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
Assinale a alternativa incorreta quanto ao uso de maiúsculas e minúsculas, segundo o Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
Moro na Capital.
Procure o Decreto-Lei 292.
O governante se comportou como um Nero.
Eles estudaram no Colégio Pedro II.
Devemos reler O Espírito das Leis, de Montesquieu.
O apocalipse ideológico no Leste Europeu, jamais previsto pelos analistas, fortaleceu a idéia de que fora do capitalismo não há salvação. (L.9-11)
Assinale a alternativa que apresente pontuação igualmente correta para o trecho acima.
O apocalipse ideológico no Leste Europeu jamais previsto pelos analistas , fortaleceu a idéia de que, fora do capitalismo, não há salvação.
O apocalipse ideológico no Leste Europeu jamais previsto pelos analistas fortaleceu a idéia de que, fora do capitalismo, não há salvação.
O apocalipse ideológico, no Leste Europeu, jamais previsto pelos analistas, fortaleceu a idéia de que, fora do capitalismo não há salvação.
O apocalipse ideológico, no Leste Europeu, jamais previsto pelos analistas fortaleceu a idéia de que fora do capitalismo , não há salvação.
O apocalipse ideológico no Leste Europeu jamais previsto pelos analistas, fortaleceu a idéia de que fora do capitalismo não há salvação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...