Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O texto se inicia com um discurso em primeira pessoa: "Como me disse..." (L.1). Assinale a alternativa que apresente melhor análise desse procedimento e seu efeito ao longo do texto.
Apesar de se iniciar com um discurso em primeira pessoa, o texto mantém uma análise bem isenta por parte do autor, sem configurar essencialmente um conjunto exclusivo de suas opiniões.
A introdução do discurso em primeira pessoa é suficiente para denotar uma análise personalizada, carregada mais de opiniões que de fatos.
Ao iniciar o texto com um discurso em primeira pessoa, o autor pretendeu articular um único ponto de vista para a análise da condição do mercado interno brasileiro, sem levar em conta a opinião de outros analistas econômicos.
Mesmo iniciando o texto em primeira pessoa, o autor não se nega a mesclar informações colhidas de estatísticas a opiniões estritamente pessoais, que não encontram respaldo em uma análise mais global da conjuntura econômica.
Ao situar seu discurso em primeira pessoa, o autor se deixa comprometer pela visão alheia, reproduzindo unicamente o que lhe chega como dados estatísticos, o que compromete a veracidade da análise que pretende realizar.
Toda sala foi limpa.
A campanha foi realizada por toda empresa.
Toda a natureza se revolta contra os ataques do homem.
Toda vez que você vier, não se esqueça de falar com o secretário.
Toda criança tem direito a ser tratada com respeito.
"...se é que vai algum dia..." (L.10)
"...enquanto não se acha o jeito de fazer o ovo de Colombo ficar de pé." (L.17-18)
"O que se faz?" (L.25)
"Não se está dizendo aqui que tais medidas sejam, por definição, equivocadas." (L.30-31)
"...agora, o que se está fazendo é buscar "acalmar" os que temem perder lucros na fase de transição." (L.41-42)
"Assim, a cautela do BC tem lá sua serventia, já que posterga a corrida certa dos bancos em busca da rentabilidade perdida." (L.14-15) O termo grifado pode ser substituído, na frase acima, sem prejuízo de sentido, por:
Assinale a alternativa que contenha a melhor interpretação para o trecho
"enquanto não se acha o jeito de fazer o ovo de Colombo ficar de pé" (L.17-18).
Os bancos continuam a aplicar seus recursos da mesma forma que vinham fazendo antes enquanto não se lhes apresentam as vantagens e facilidades de outras formas de investimento.
Os bancos continuarão a investir em títulos do governo até que apareça uma solução mágica para suas perdas.
Os bancos só continuam a investir em títulos do governo porque outras formas de investimento serão sempre inviáveis.
Os investimentos feitos pelos bancos só se deslocarão para outros ramos se o governo oferecer garantias, como aumento da taxa-Selic, por exemplo.
Uma vez que não se ofereceu ainda segurança para os bancos investidores, eles preferem partir para formas arriscadas de investimento em detrimento da estabilidade oferecida pelos títulos do governo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...