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O termo em negrito no enunciado "Mas não para pânico público, nem para sair comprando do próprio bolso caixas e caixas de oseltamivir (marca registrada Tamiflu)" (4º §) tem o seguinte propósito, em relação ao conteúdo do tópico do quarto parágrafo:
justificar;
especificar;
analisar;
refutar;
retificar.
No trecho "Até que haja contágio entre humanos, e não de ave para homem, corre-se o risco de gastar dinheiro à toa", a oração introduzida pela conjunção até que expressa, em relação à oração em negrito, um fato:
posterior, visto em seu término;
anterior, visto em seu início;
imediatamente anterior;
simultâneo;
reiterado.
No trecho "Talvez, apenas, na nunca materializada pandemia de Sars, a 'pneumonia asiática', que tirou o sono de muita gente em novembro de 2002 e causou menos de 800 mortes", a conjunção em negrito está empregada com o mesmo valor relacional que na seguinte passagem de Graciliano Ramos:
"Madalena estava prenha, e eu pegava nela como em louça fina."
"Ela se revelou pouco a pouco, e nunca se revelou inteiramente."
"O nordeste começou a soprar, e a porta bateu com fúria."
"Aproximei-me na ponta dos pés e li o endereço de Azevedo Gondim."
"Saiu da cadeia e tornou-se um cidadão respeitado."
"Poderia ser também uma espécie de cauda do pavão"; nesse segmento do texto estaria errado escrever-se a forma calda, de significado distinto. A alternativa em que se trocou a forma da palavra sublinhada é:
O resultado da pesquisa é iminente;
O conserto do microscópio permitiu ver o fio de cabelo;
Os cientistas alemães emigraram para os Estados Unidos;
A costureira esperava terminar de cozer todo o vestido;
Alguns primatas são predatórios.
A concordância verbal está em conformidade com a norma preconizada pela gramática em:
Não existe atualmente no Brasil grandes projetos em curso na área de educação.
Fazem muitos anos que a educação deixou de ser prioridade entre nós.
Os projetos que deveria estar em votação no Congresso encontram-se arquivados.
Antigamente haviam homens que se preocupavam com a educação no País.
A maioria dos projetos brasileiros pertencem a setores da educação tecnológica.
Todos os pronomes abaixo destacados remetem a elemento anterior a eles no texto, COM EXCEÇÃO do que se encontra na alternativa:
"mais precisamente com proteínas de sua superfície" (6º §);
"do que ainda não se tem notícia" (7º §);
"de que isso se torne uma realidade" (7º §);
"nada garante que isso vá ocorrer" (8º §);
"que no entanto teria efeitos devastadores" (9º §).
Levando-se em conta a língua culta padrão, pode-se afirmar que a escolha do pronome átono revela desconhecimento de regência verbal no seguinte fragmento de diálogo:
- Professores tinham um alto reconhecimento social? / - Tinham-no, certamente, há algum tempo atrás.
- Quem vai substituir os atuais mestres à medida que eles forem se aposentando? / - Boa pergunta: quem vai substituir-lhes?
- Existem estímulos para procurar essa carreira? / - Não, por isso procurá-la é cada vez menos comum.
- A falta de investimentos em educação tem desagradado à população brasileira? / - Sim, tudo indica que lhe tem desagradado muito.
- Alunos do terceiro ano do ensino médio tiveram seu nível de conhecimento classificado entre crítico e muito crítico? / - Sim, infelizmente o tiveram.
No texto, para assinalar o término do período, usa-se ponto depois de:
I - em último em matemática. (2º §)
II - não é muito melhor. (2º §)
III - mas também de prestígio. (5º §)
IV - não permite tergiversações. (6º §)
Sem prejuízo das normas de pontuação em vigor, o sentido dos enunciados torna possível a substituição do referido sinal pelo sinal de dois pontos em:
I, II, III;
I, II, IV;
I, III, IV;
II, III, IV;
todas as hipóteses apresentadas.
Pêlo é uma palavra que recebe acento gráfico porque deve indicar que sua vogal é tônica, ao contrário de pelo (contração da preposição por + artigo), em que a mesma vogal é átona. O mesmo ocorre no vocábulo:
Leio o texto com atenção e responda às perguntas que seguem.
A locução isto é, com duas ocorrências (3º § e 7º §), introduz no texto, em relação ao que foi dito anteriormente, uma:{TITLE}
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