Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Há evidente equívoco na identificação do segmento de texto a que se refere o pronome em destaque na seguinte alternativa:
Preserva-se o sentido de: Em que pesem essas diferenças, quando falamos em Ética, atribuímos valores, positivos e negativos, às condutas. (parágrafo 3), com a substituição de EM QUE PE SEM por:
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2014
Em: [...] mesmo quando não tínhamos uma ditadura escancarada. (parágrafo 4), a palavra MESMO está empregada com sentido idêntico ao que expressa em:
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2014
Os prefixos em destaque, usados na formação das palavras de cada um dos pares a seguir, possuem idêntico valor significativo, EXCETO os que formam as palavras do seguinte par:
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2014
Na reescrita de: A democracia, regime em que a maioria escolhe os governantes, é também o regime da igualdade, em que todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos. (parágrafo 2), infringirá norma do padrão culto da língua aquele que:
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2014
Na tentativa de substituição (com adaptações, se necessárias) da forma verbal destacada em: [...] mesmo que DISCUTAMOS como defini-lo [...] (parágrafo 3), comete-se ERRO de flexão ao empregar:
Mantém-se o acento grave, indicativo da crase, no A observado em: Faz parte da essência democrática o direito À divergência. (parágrafo 4) com a substituição de À DIVERGÊNCIA por:
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
Ao recorrer às expressões andar de cima, andar de baixo (parágrafo 2) para conferir maior visibilidade a uma oposição observável no grande edifício social, o autor explora a seguinte figura de linguagem:
Consoante as normas de pontuação em vigor, e sem perder de vista o sentido do texto, pode-se substituir por dois-pontos o ponto que finaliza todos os períodos a seguir,EXCETO:
Altera-se fundamentalmente o sentido do enunciado com a substituição da locução em destaque proposta em:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...