Questões de Língua Portuguesa da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta quanto à concordância verbal.

  • A.

    Devem haver formas mais eficazes de mobilizar a sociedade.

  • B.

    Haviam tantas pessoas na fila, que fecharam o guichê.

  • C.

    Descobriu-se novas formas de resolver o problema.

  • D.

    Eram eles quem fazia a ronda no local.

  • E.

    Surgiu, de repente, no final da rua, os dois comparsas.

Assinale a alternativa em que o uso do acento grave é obrigatório.

  • A.

    Ficou A olhar para os peixes sobre a pia.

  • B.

    Abriu A torneira para ver o que acontecia.

  • C.

    Ela está lá do jeitinho que A deixei.

  • D.

    Juro; pode ir A cozinha ver os peixes.

  • E.

    Podia dar alguma coisa A ele.

Leia o texto abaixo e responda às questões 45, 46 e 47.

Embora apresente algumas metáforas, o texto se constrói com base em outra figura de linguagem. Assinale-a.

  • A.

    Hipérbole.

  • B.

    Antítese.

  • C.

    Prosopopeia

  • D.

    Eufemismo.

  • E.

    Metonímia.

Aponte a frase em que NÃO deve ocorrer crase:

  • A.

    Àquela hora todos já tinham dormido.

  • B.

    Fiz referência àquele rapaz que conheci.

  • C.

    Costumo dirigir-me àquela banca do outro lado.

  • D.

    Fui para aquela rua, mas não à encontrei.

  • E.

    Agradeço àquele médico as orientações a mim dispensadas.

Estão de acordo com o fragmento todas as ideias expostas abaixo, EXCETO:

  • A.

    “O papel do professor, como mediador entre a leitura e o aluno, torna-se cada vez mais importante, uma vez que sua participação no processo de desenvolvimento da criança influencia sobremaneira a formação do gosto pela leitura.”

  • B.

    O processo de leitura se realiza de forma individual por parte do leitor, embora desencadeie e desenvolva na coletividade a importância da leitura para a formação crítica e social do indivíduo, estando ligada diretamente à forma como a escola desenvolve o trabalho de incentivo à leitura.”

  • C.

    “É preciso despertar na criança a noção de leitura como um processo abrangente de compreensão de sentido, fruto de diálogo com o que é lido. Algo muito vivo e desafiante, ao mesmo tempo, exigente e compensador.”

  • D.

    “A leitura desenvolvida na escola objetiva a transmissão de conhecimento padrão da língua e demais conteúdos curriculares, desarticulados da realidade do aluno, enfatizando a simples decodificação de códigos.”

  • E.

    “Ler é não só uma ponte para a tomada de consciência, mas também um modo de existir no qual o indivíduo compreende e interpreta a expressão registrada pela escrita e passa a compreender-se no mundo.”

Assinale a frase corretamente pontuada.

  • A.

    Espera-se que, com os novos tempos as relações pessoais sejam mais sólidas e profundas.

  • B.

    Uma recente edição de revista americana, celebrava a liberação do casamento gay em NovaYork.

  • C.

    Namorado antigamente, não passava do portão de casa, mas, agora os tempos são outros.

  • D.

    O simpático prefixo ex, quando se trata de definir uma união que se desfez, dá conta do recado.

  • E.

    Esperam no altar da igreja o início da cerimônia, todos os convidados e os padrinhos.

Em “[...] abrindo clareiras na treva COM as suas lanternas vermelhas ou azuis [...]”, a preposição destacada estabelece a seguinte relação de sentido:

  • A.

    instrumento.

  • B.

    companhia.

  • C.

    modo.

  • D.

    consequência

  • E.

    limite.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

São várias as estratégias usadas por um escritor para interagir com o leitor. Uma dessas estratégias é a “conversa com o leitor”. Assinale a alternativa em cujo trecho o autor se dirige claramente ao leitor.

  • A.

    “Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores,” (...) (parágrafo 1)

  • B.

    “A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita.” (parágrafo 2)

  • C.

    “Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.” (parágrafo 3)

  • D.

    “Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.” (parágrafo 2)

  • E.

    “Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero?” (parágrafo 3)

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Em “(...) para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura RENDA.” (parágrafo 3), a palavra RENDA está empregada, no texto, com o sentido de:

  • A.

    acabamento.

  • B.

    tecido.

  • C.

    juros.

  • D.

    rendimento.

  • E.

    vivenda.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

No trecho, “Na roça, é tomando café que se estabelecem e estreitam as relações”, o SE é classificado como:

  • A.

    pronome integrante do verbo.

  • B.

    partícula de realce.

  • C.

    pronome reflexivo.

  • D.

    conjunção subordinativa condicional.

  • E.

    pronome apassivador.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...