Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Assinale a opção correta quanto à concordância verbal.
Devem haver formas mais eficazes de mobilizar a sociedade.
Haviam tantas pessoas na fila, que fecharam o guichê.
Descobriu-se novas formas de resolver o problema.
Eram eles quem fazia a ronda no local.
Surgiu, de repente, no final da rua, os dois comparsas.
Assinale a alternativa em que o uso do acento grave é obrigatório.
Ficou A olhar para os peixes sobre a pia.
Abriu A torneira para ver o que acontecia.
Ela está lá do jeitinho que A deixei.
Juro; pode ir A cozinha ver os peixes.
Podia dar alguma coisa A ele.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Leia o texto abaixo e responda às questões 45, 46 e 47.
Embora apresente algumas metáforas, o texto se constrói com base em outra figura de linguagem. Assinale-a.
Hipérbole.
Antítese.
Prosopopeia
Eufemismo.
Metonímia.
Aponte a frase em que NÃO deve ocorrer crase:
Àquela hora todos já tinham dormido.
Fiz referência àquele rapaz que conheci.
Costumo dirigir-me àquela banca do outro lado.
Fui para aquela rua, mas não à encontrei.
Agradeço àquele médico as orientações a mim dispensadas.
Estão de acordo com o fragmento todas as ideias expostas abaixo, EXCETO:
O papel do professor, como mediador entre a leitura e o aluno, torna-se cada vez mais importante, uma vez que sua participação no processo de desenvolvimento da criança influencia sobremaneira a formação do gosto pela leitura.
O processo de leitura se realiza de forma individual por parte do leitor, embora desencadeie e desenvolva na coletividade a importância da leitura para a formação crítica e social do indivíduo, estando ligada diretamente à forma como a escola desenvolve o trabalho de incentivo à leitura.
É preciso despertar na criança a noção de leitura como um processo abrangente de compreensão de sentido, fruto de diálogo com o que é lido. Algo muito vivo e desafiante, ao mesmo tempo, exigente e compensador.
A leitura desenvolvida na escola objetiva a transmissão de conhecimento padrão da língua e demais conteúdos curriculares, desarticulados da realidade do aluno, enfatizando a simples decodificação de códigos.
Ler é não só uma ponte para a tomada de consciência, mas também um modo de existir no qual o indivíduo compreende e interpreta a expressão registrada pela escrita e passa a compreender-se no mundo.
Assinale a frase corretamente pontuada.
Espera-se que, com os novos tempos as relações pessoais sejam mais sólidas e profundas.
Uma recente edição de revista americana, celebrava a liberação do casamento gay em NovaYork.
Namorado antigamente, não passava do portão de casa, mas, agora os tempos são outros.
O simpático prefixo ex, quando se trata de definir uma união que se desfez, dá conta do recado.
Esperam no altar da igreja o início da cerimônia, todos os convidados e os padrinhos.
Em [...] abrindo clareiras na treva COM as suas lanternas vermelhas ou azuis [...], a preposição destacada estabelece a seguinte relação de sentido:
instrumento.
companhia.
modo.
consequência
limite.
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
São várias as estratégias usadas por um escritor para interagir com o leitor. Uma dessas estratégias é a conversa com o leitor. Assinale a alternativa em cujo trecho o autor se dirige claramente ao leitor.
Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores, (...) (parágrafo 1)
A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. (parágrafo 2)
Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. (parágrafo 3)
Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras. (parágrafo 2)
Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? (parágrafo 3)
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Em (...) para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura RENDA. (parágrafo 3), a palavra RENDA está empregada, no texto, com o sentido de:
acabamento.
tecido.
juros.
rendimento.
vivenda.
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
No trecho, Na roça, é tomando café que se estabelecem e estreitam as relações, o SE é classificado como:
pronome integrante do verbo.
partícula de realce.
pronome reflexivo.
conjunção subordinativa condicional.
pronome apassivador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...