Questões de Língua Portuguesa da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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O termo destacado em: “(...) termos gasto tanto dinheiro na construção DE HOSPITAIS (...)” exerce função sintática de:

  • A.

    complemento nominal.

  • B.

    adjunto adverbial.

  • C.

    objeto indireto.

  • D.

    objeto direto.

  • E.

    predicativo

Assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente o processo de formação das palavras destacadas em “ESTRELUA bem merecia o REPARO de uma solidão.”

  • A.

    composição por aglutinação, derivação parassintética.

  • B.

    derivação sufixal, composição por justaposição.

  • C.

    composição por justaposição, derivação por aglutinação.

  • D.

    derivação regressiva, derivação prefixal.

  • E.

    composição por aglutinação, derivação regressiva.

Considerando os determinantes do substantivo, pode-se afirmar que, no início da narrativa, a traíra era realmente, para o protagonista, “um peixe”, conforme aponta o título do texto; mas, no desenrolar da trama, ele já poderia se referir à traíra como “o peixe”, como comprova a passagem “– E agora? – disse para o peixe. – Quê que eu faço com você?...”, porque:

  • A.

    no início da narrativa, a indeterminação de sentido do artigo em relação ao peixe é usada para criar expectativa em torno da história, apontando para o distanciamento entre o protagonista e o peixe em questão. Logo depois, o artigo objetiva criar ambiguidade, dupla interpretação sobre isso.

  • B.

    no início da narrativa, o artigo faz referência precisa ao peixe, para atribuir um caráter mais pessoal, com forte conteúdo reflexivo, e mostrar a importância do peixe para o protagonista. Logo a seguir, o que se quer é a representação da voz que fala numa perspectiva mais impessoal.

  • C.

    no início da narrativa, o peixe é um desconhecido, igual a outros que a personagem principal viu. Depois, o artigo individualiza o peixe, não se trata mais de qualquer peixe, mas daquele ao qual a personagem se afeiçoou.

  • D.

    no início da narrativa, o artigo é usado com a finalidade de particularizar o ser ao qual se refere. Em seguida, generaliza o ser, aproximando-o do protagonista.

  • E.

    no início da narrativa, o artigo é utilizado para construir e manter presente a ideia de proximidade e cumplicidade entre o peixe e o protagonista. Depois, com a morte do peixe, o ar t igo assume uma caracter íst ica de distanciamento entre os dois.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

“O pedido era estranho, mas ninguém podia negar. O tio Ricardote ainda teve a lucidez de inquirir”. Na composição desse período, o escritor emprega uma figura de linguagem denominada:

  • A.

    catacrese.

  • B.

    sinestesia

  • C.

    anacoluto.

  • D.

    eufemismo.

  • E.

    ironia.

A frase que NÃO apresenta problema(s) de regência verbal, levando-se em conta a língua escrita, é:

  • A.

    Preferiu sair antes do que ficar até o fim da festa.

  • B.

    Na noite de Natal, meu pai mandou proceder ao sorteio do amigo-oculto.

  • C.

    Os dados que dispomos não são suficientes para descobrir o amigo-oculto.

  • D.

    Sentamo-nos na mesa para fazer a ceia natalina.

  • E.

    Os amigos obedecem a ordem do sorteio.

Em relação ao SE em “(...) Se a mãe estivesse em casa, ela teria dado uma ideia (...)”, é correto afirmar que, morfologicamente, o termo é:

  • A.

    uma conjunção subordinativa integrante, ou seja, é elemento de ligação entre a oração subordinada substantiva direta e a oração principal.

  • B.

    uma conjunção subordinativa adverbial condicional, ou seja, é elemento de ligação entre a oração subordinada adverbial condicional e a oração principal.

  • C.

    pronome reflexivo, pois indica que a ação expressa volta-se sobre o próprio sujeito da ação verbal, nele se refletindo.

  • D.

    índice de indeterminação do sujeito, porque serve para deixar indeterminado um sujeito de 3ª pessoa, junto ao verbo intransitivo.

  • E.

    pronome apassivador, porque associa-se ao verbo transitivo para garantir o sentido passivo pretendido para a voz verbal, ou seja, contribui para a caracterização da voz do verbo.

Assinale a alternativa em que o verbo em destaque foi corretamente conjugado.

  • A.

    Se você INTERPOR um recurso, talvez consiga reverter a situação.

  • B.

    Ele INTERVIU assim que a situação piorou.

  • C.

    Se você VER que a situação piorou, volte para cá.

  • D.

    Quando você VIM para cá, traga a pasta da diretoria.

  • E.

    Você só será respeitado se se IMPUSER.

O Colégio “Y” organiza seu arquivo escolar em ordem alfabética. Coloque em ordem alfabética:

Carlos da Silveira

Carlos Silva Carlos Soares da Silva

Carlos da Silva Soares

Carlos de Souza e Silva

Carlos de Silva e Souza

  • A.

    Carlos da Silva Soares, Carlos da Silveira, Carlos de Silva Souza, Carlos de Souza e Silva, Carlos Silva, Carlos Soares da Silva,

  • B.

    Carlos da Silva Soares, Carlos da Silveira, Carlos Silva, Carlos de Silva Souza, Carlos de Souza e Silva, Carlos Soares da Silva,

  • C.

    Carlos da Silveira, Carlos Silva, Carlos Soares da Silva, Carlos da Silva Soares, Carlos de Souza e Silva e Carlos de Silva e Souza.

  • D.

    Carlos da Silva Soares, Carlos de Souza e Silva, Carlos da Silveira, Carlos de Silva Souza, Carlos Silva, Carlos Soares da Silva.

  • E.

    Carlos da Silva Soares, Carlos da Silveira, Carlos de Souza e Silva, Carlos de Silva Souza, Carlos Silva, Carlos Soares da Silva

João Cabral de Melo Neto foi um grande poeta brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras. Uma de suas obras mais importantes conta a dura trajetória de um migrante nordestino em busca de uma vida mais fácil e favorável no litoral. Publicado em 1955, foi transformado em filme em 1977 e, em 1981, virou um especial musical para a TV, tendo nomes como Tânia Alves e Elba Ramalho no elenco. Em2011, o especial foi lançado em DVD. De que obra estamos falando?

  • A.

    Grande Sertão: Veredas.

  • B.

    OCortiço

  • C.

    Vidas Secas.

  • D.

    Gabriela, Cravo eCanela.

  • E.

    Morte e Vida Severina.

Observe o uso do diminutivo nas frases:

1. “(...) E então pensou na traíra, sua TRAIRINHA, deslizando silenciosamente no tanque da pia, na casa escura.(...)”

2. “(...) – Uai, essa que você pegou estava VIVINHA na hora que eu cheguei, e você ainda esqueceu o tanque cheio d'água(...)”

A respeito da flexão sofrida pelas palavras em destaque, analise os itens a seguir:

I. O uso da forma sintética do diminutivo, na frase 1, atribui ao substantivo flexionado um sentido conotativo, contribuindo para a manifestação da afetividade do protagonistaemrelação ao peixe.

II. Na frase 2, o diminutivo intensifica a ideia de vivo. Vivinho = muito vivo, bem vivo, saudável.

III. Em ambas as frases os termos flexionados têm valor denotativo, pois o sufixo diminutivo atribui a eles sua significação normal, apesar de diminuída sua intensidade.

Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).

  • A.

    Somente o I está correto.

  • B.

    Somente o II está correto.

  • C.

    Somente I e II estão corretos.

  • D.

    Somente I e III estão corretos.

  • E.

    Somente II e III estão corretos.

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