Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

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Considere o período selecionado a seguir.

Assinale a opção em que a reescritura do trecho obedece às convenções relacionadas ao uso da vírgula.

  • A. Como esperar, contudo, que se enfatize num mundo regido pela competitividade, a solidariedade?
  • B. Como esperar contudo, que se enfatize, num mundo regido pela competitividade, a solidariedade?
  • C. Como esperar, contudo que se enfatize, num mundo regido pela competitividade, a solidariedade?
  • D. Como esperar, contudo, que se enfatize, num mundo regido pela competitividade, a solidariedade?

Respeitando-se as convenções da norma culta, a forma verbal “hᔠpode ser substituída por

  • A. “existem”.
  • B. “existe”.
  • C. “têm”.
  • D. “tem”.

No dia 02 de outubro de 2013, a cidade de Ceará-Mirim recebeu a Presidenta da República Dilma Rousseff e o Reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, para a inauguração de três novos campi do Instituto Federal: Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama. Na ocasião, também estiveram presentes várias autoridades do Estado, Município e regiões vizinhas que presenciaram o descerramento das placas de fundação das novas unidades.

Os Pronomes de Tratamento utilizados para a presidenta da república e para o reitor do IFRN são, respectivamente,

  • A. Vossa Excelência e Vossa Magnificência.
  • B. Vossa Magnificência e Vossa Excelência.
  • C. Vossa Eminência e Vossa Excelência.
  • D. Vossa Magnificência e Vossa Senhoria.

Em relação aos elementos linguísticos destacados e numerados, é correto afirmar.

  • A. O segundo é partícula apassivadora e acompanha verbo na voz passiva.
  • B. O primeiro é pronome oblíquo e acompanha verbo na voz reflexiva.
  • C. O terceiro é partícula expletiva e acompanha verbo na voz ativa.
  • D. O quarto é pronome oblíquo e acompanha verbo na voz passiva.

O Colégio de Dirigentes, órgão integrante da administração superior do IFRN, tem funções normativas, consultivas e deliberativas sobre matéria administrativa, tais como:

- definir a distribuição interna de recursos;

- propor normas e ações para o aperfeiçoamento da gestão;

- analisar e propor ações que visem ao aperfeiçoamento da ação educativa da Instituição.

No final de cada encontro, é redigido um documento que contenha, de forma resumida e clara, as ações fundamentais dessas reuniões, denominado(a).

  • A. Carta.
  • B. Decreto.
  • C. Ofício.
  • D. Ata.

Considere o trecho selecionado a seguir.

A oração em destaque evidencia a presença de

  • A. linguagem denotativa.
  • B. linguagem conotativa.
  • C. variante informal.
  • D. variante regional.

A Diretoria de Gestão de Pessoas do IFRN (DIGPE), localizada na Reitoria da Instituição, constantemente vem aprimorando suas diretrizes operacionais de funcionamento e precisa encaminhá-las às Coordenações de Gestão de Pessoas localizadas nos campi.

Considerando o caso hipotético, o diretor de Gestão de Pessoas deve utilizar como documento oficial, para transmitir as orientações.

  • A. o ofício.
  • B. o memorando.
  • C. a deliberação.
  • D. a portaria.

Em relação aos elementos linguísticos destacados e numerados, assinale a opção correta.

  • A. Cada um deles apresenta regência diferente.
  • B. Ambos apresentam a mesma regência.
  • C. O primeiro exige complemento com auxílio de preposição.
  • D. O segundo exige complemento sem auxílio de preposição.

A Reitoria do IFRN recebe diariamente um volume considerável de documentos oficiais dos diversos órgãos da Administração Pública. Um desses documentos faz uma consulta pela possibilidade de redistribuição, para o IFRN, de servidor lotado em outro Instituto Federal.

Considerando esse caso hipotético, os documentos oficiais recebido pelo Reitor e enviado como resposta à solicitação, devem ser, respectivamente,

  • A. ofício e ofício.
  • B. ofício e memorando.
  • C. memorando e telegrama.
  • D. memorando e memorando.

Os elementos linguísticos “perplexa” e “precoce” têm, respectivamente, sentido de

  • A. “inconformada” e “rebelde”.
  • B. “amedrontada” e “problemático”.
  • C. “atônita” e “prematuro”.
  • D. “questionadora” e “insubordinado”.
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