Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere o trecho selecionado a seguir.

Sobre os elementos linguísticos destacados e numerados, é correto afirmar:

  • A. o segundo é sinônimo de “magoadas”, tem valor de adjetivo e está em sentido conotativo.
  • B. o primeiro é sinônimo de “marginalizadas”, tem valor de advérbio e está em sentido denotativo.
  • C. o segundo é antônimo de “regozijadas”, tem valor de advérbio e está em sentido denotativo.
  • D. o primeiro é antônimo de “integradas”, tem valor de adjetivo e está em sentido denotativo.

Em relação à acentuação gráfica das palavras “críticas”, “currículo” e “pedagógico”, assinale a opção correta.

  • A. Todas são acentuadas por regras diferentes.
  • B. Todas são acentuadas pela mesma regra.
  • C. Apenas as duas primeiras são acentuadas pela mesma regra.
  • D. Apenas as duas últimas são acentuadas por regras diferentes.

Considere o trecho selecionado a seguir.

Sobre os elementos linguísticos destacados, é correto afirmar:

  • A. o primeiro e o terceiro têm valor morfológico diferente
  • B. todos têm o mesmo valor morfológico.
  • C. todos têm valor morfológico diferente.
  • D. o segundo e o terceiro têm valor morfológico diferente.

Considere o trecho a seguir.

Sobre o elemento linguístico destacado, é correto afirmar:

  • A. tem valor de advérbio, é sinônimo de “explícita” e está em sentido denotativo.
  • B. tem valor de advérbio, é sinônimo de “oculta” e está em sentido conotativo.
  • C. tem valor de adjetivo, é antônimo de “explícita” e está em sentido denotativo.
  • D. tem valor de adjetivo, é antônimo de “oculta” e está em sentido conotativo.

Considere o trecho selecionado a seguir.

Em relação aos elementos coesivos em destaque, é correto afirmar:

  • A. o segundo e o quarto substituem um referente exposto anteriormente.
  • B. todos podem ser substituídos por elementos linguísticos equivalentes.
  • C. o primeiro e o terceiro estabelecem o mesmo tipo de relação semântica.
  • D. só o primeiro pode ser substituído por elemento linguístico equivalente.

Considere o trecho selecionado a seguir.

Em relação aos elementos coesivos em destaque, é correto afirmar:

  • A. todos interligam períodos.
  • B. os quatro últimos interligam períodos.
  • C. o primeiro e o quarto interligam orações.
  • D. só o quinto interliga oração.

Assinale a opção em que o acento grave indicativo de crase está usado devidamente.

  • A. Associar à formação profissional ao Ensino Médio regular pode ampliar as chances do aluno se inserir no mercado de trabalho.
  • B. Na Educação Básica, é essencial garantir à mulheres a reflexão acerca das questões de gênero.
  • C. Na Educação à Distância, podem ser pensadas alternativas de formação profissionalizante para jovens egressos do Ensino Médio.
  • D. No que concerne à educação profissional, os alunos devem demonstrar capacidade de compreensão e expressão em diferentes linguagens e códigos.

Na situação exposta, o documento a ser produzido deve ser um

  • A. comunicado.
  • B. ofício.
  • C. memorando.
  • D. requerimento.

Considere o trecho selecionado a seguir.

Assinale a opção em que, mantendo-se o elemento em destaque no plural, são feitas, em registro culto, as alterações rigorosamente necessárias.

  • A. Se eles caem nas drogas, a família, perplexa, se pergunta: “Como foi possível? Logo eles, tão inteligentes!” Foi possível porque a família confundiu brilhantismo com segurança. Considerou-os uns adultos precoces. Deixaram de dar-lhes atenção, colo, carinho.
  • B. Se eles caem nas drogas, a família, perplexa, se pergunta: “Como foi possível? Logo eles, tão inteligentes!” Foi possível porque a família confundiu brilhantismo com segurança. Considerou-os uns adultos precoces. Deixou de dar-lhe atenção, colo, carinho.
  • C. Se eles caem nas drogas, a família, perplexa, se pergunta: “Como foi possível? Logo eles, tão inteligentes!” Foi possível porque a família confundiu brilhantismo com segurança. Considerou-o uns adultos precoces. Deixou de dar-lhes atenção, colo, carinho.
  • D. Se eles caem nas drogas, a família, perplexa, se pergunta: “Como foi possível? Logo eles, tão inteligentes!” Foi possível porque a família confundiu brilhantismo com segurança. Considerou-os uns adultos precoces. Deixou de dar-lhes atenção, colo, carinho.

Considere o trecho selecionado a seguir.

No trecho selecionado, o segundo e o terceiro períodos estabelecem, respectivamente, as seguintes relações de sentido:

  • A. causalidade e conclusão.
  • B. adversidade e explicação.
  • C. conclusão e adversidade.
  • D. explicação e causalidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...