Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação La Salle para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A conjunção que, linha 10, introduz uma oração:
De acordo com as regras gramaticais vigentes, analise as afirmações abaixo e verifique quais estão corretas. Para tanto, nos parênteses, marque (A) para as afirmações adequadas e (I) para as inadequadas.
( )Na linha 02, a palavra onde deve obrigatoriamente ser substituída por aonde.
( )0 verbo ter, na linha 03, deve receber acento circunflexo para concordar com o sujeito da oração.
( )Na linha 04, a palavra onde pode ser substituída por em que, sem alterar o sentido da frase.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as palavras abaixo e as afirmações que seguem.
Das afirmações acima, quais estão corretas?
Considerando o emprego do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 08, 25 e 27.
Observe as frases abaixo:
Estimo aquele policial.
Resistimos aos ladrões.
Considero Paulo o melhor policial.
Substituindo as palavras destacadas por um pronome oblíquo, temos:
Analise as afirmativas abaixo em relação ao vocábulo Ela (linha 12).
I - Na análise sintática, é classificado como complemento nominal do verbo afirmar.
II - Como elemento de coesão, retoma Marileia Souza.
III - Na análise morfológica, é classificado como pronome pessoal do caso reto.
Das afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)?
0 vocábulo tem (linha 17), dentro do contexto em que se encontra, sintaticamente é um:
Sobre as palavras sublinhadas em Uma placa amarela fixada na parede de um prédio na Travessa Cauduro no Bairro Bom Fim, Região Central de Porto Alegre, alerta que os carros estacionados na região costumam ser arrombados. (linhas 05 a 07), é correto afirmar que:
O segundo período, do quarto parágrafo do texto, contém:
As lacunas das linhas 13,14 e 38 devem ser, respectivamente, preenchidas por
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...