Questões de Língua Portuguesa da Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG)

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Na oração “Para evitar doenças transmitidas pela água.”, o termo destacado introduz ideia de

  • A. explicação e poderia ser substituído por Pois.
  • B. causa e poderia ser substituído por Afim de.
  • C. finalidade e poderia ser substituído por A fim de.
  • D. consequência e poderia ser substituído por Com vistas a.
  • E. finalidade e poderia ser substituído por Afim de.

Conforme a norma padrão, se, no lugar do verbo destacado em “Proteger açudes e poços utilizados para o abastecimento”, fosse empregado o verbo

  • A. Esquecer, a nova redação deveria ser Esquecer de açudes e poços utilizados para o abastecimento.
  • B. Lembrar-se, a nova redação deveria ser Lembrar-se de açudes e poços utilizados para o abastecimento.
  • C. Acarretar, a nova redação deveria ser Acarretar em açudes e poços utilizados para o abastecimento.
  • D. Preferir, a nova redação deveria ser Preferir açudes do que poços utilizados para o abastecimento.
  • E. Condenar, a nova redação deveria ser Condenar a açudes e poços utilizados para o abastecimento.

O vocábulo destacado em “Desde então, todos os países celebram o dia 22 de março” poderia, sem que houvesse qualquer alteração do sentido original, ser substituído por

  • A. Devido.
  • B. De repente.
  • C. A partir de.
  • D. Conquanto.
  • E. Ainda que.

Sobre as questões morfossintáticas que envolvem o período “O acesso à água é um direito humano fundamental.”, marque a alternativa correta.

  • A. O núcleo do sujeito simples é “água”.
  • B. O predicado é verbo-nominal.
  • C. “à água” é complemento nominal.
  • D. "O” e “um” desempenham funções diferentes.
  • E. “humano” funciona como predicativo do sujeito.

Se, no trecho “Toda pessoa deve ter água potável em quantidade suficiente”, o termo destacado fosse substituído por A maioria das pessoas, de acordo com a norma padrão,

  • A. o verbo “deve” poderia tanto permanecer na 3ª pessoa do singular quanto passar para a 3ª pessoa do plural.
  • B. o verbo “deve” deveria obrigatoriamente permanecer na 3ª pessoa do singular.
  • C. o verbo “deve” deveria obrigatoriamente passar para a 3ª pessoa do plural.
  • D. o verbo “ter” poderia assumir a forma “terem” desde que o verbo “deve” fosse mantido na 3ª pessoa do singular.
  • E. a locução verbal poderia apresentar a redação devem terem.

Apenas uma das alternativas a seguir apresenta vocábulos acentuados graficamente pela mesma regra. Marque-a.

  • A. “água” e “países”.
  • B. “países” e “hídricos”.
  • C. “acessível” e “domésticos”.
  • D. “é” e “água”.
  • E. “potável” e “disponível”.

De acordo com a norma padrão, marque a alternativa que apresenta uma redação que reproduz o sentido do trecho “conforme previsto na legislação brasileira e na Agenda 21.”

  • A. segundo previsto não só na legislação brasileira, mas na Agenda 21.
  • B. em consonância com o que prevê tanto a legislação brasileira quanto a Agenda 21.
  • C. conforme prevêm a legislação brasileira e a Agenda 21.
  • D. como é previsto não só na legislação brasileira, mas na Agenda 21.
  • E. devido aquilo que está previsto na legislação brasileira e na Agenda 21.

Sobre a relação entre as orações que constituem o período “Poupe enquanto há tempo!”, marque a alternativa correta.

  • A. A 1ª oração introduz uma informação que explica o conteúdo expresso pela 2ª.
  • B. A 2ª oração introduz ideia de tempo em relação ao que é declarado pela 1ª.
  • C. A 1ª oração revela a consequência do que é comunicado na 2ª.
  • D. A 2ª oração apresenta a condição para o que é solicitado na 1ª.
  • E. Entre elas, ocorre uma relação de causa e consequência.

Apenas uma das alternativas a seguir reproduz, em conformidade com a norma padrão, o sentido original do período “Poupe enquanto há tempo!”. Marque-a.

  • A. Enquanto há tempo, poupe!
  • B. Enquanto existe tempo poupe!
  • C. Economize, que tem tempo!
  • D. Enquanto tem tempo, preserve!
  • E. Poupe, caso haja tempo!

Tendo como referência o contexto em que foi empregado, o travessão em “22 de março - Dia Mundial da Água”, conforme a norma padrão, poderia ser substituído por

  • A. um ponto final.
  • B. uma vírgula.
  • C. reticências.
  • D. aspas.
  • E. uma exclamação.
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