Questões de Língua Portuguesa da Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre os recursos de coesão empregados no texto, marque a alternativa correta.

  • A. Em “até a hora de enxaguá-los”, o vocábulo destacado refere-se a “os dentes” e “a barba”.
  • B. Em “para ensaboar pratos e talheres”, o conectivo destacado poderia ser substituído por afim de.
  • C. “los”, “só abra a torneira para enxaguá-los”, refere-se a “pratos” e “talheres”.
  • D. Em “seu tanque ou máquina de lavar”, o conectivo destacado relaciona dois termos por meio da ideia de adição.
  • E. Na passagem “para lavar pisos e pátios”, o conectivo destacado introduz ideia de explicação.

Considerando a linguagem empregada no texto, pode-se afirmar que nele se destaca o uso da

  • A. conotação.
  • B. denotação.
  • C. conotação, mas com várias passagens denotativas.
  • D. denotação, mas com várias passagens conotativas.
  • E. conotação, embora o vocábulo “água” tenha sido empregado denotativamente.

A respeito das questões gramaticais referentes ao período “Ao tomar banho, feche a torneira enquanto se ensaboar.”, marque a alternativa correta.

  • A. Há três orações, sendo que cada uma delas apresenta um sujeito diferente.
  • B. Apenas a 1ª oração contém um verbo transitivo direto.
  • C. A última oração não possui sujeito, já que apresenta um verbo impessoal.
  • D. “se” classifica-se como partícula apassivadora.
  • E. Todas as orações contêm predicado verbal.

Acerca das relações morfossintáticas do período “"Aproveite a mesma água do tanque para lavar pisos e pátios".”, marque a alternativa correta.

  • A. As duas orações são coordenadas entre si.
  • B. A 1ª oração é subordinada à 2ª.
  • C. A 2ª oração desempenha o papel de adjunto adverbial da 1ª.
  • D. A 2ª oração desempenha o papel de adjunto adverbial da 1ª.
  • E. A 2ª oração desempenha a função de sujeito da 1ª.

Marque a alternativa que, sem violar a variante padrão da língua portuguesa, reproduz integralmente o sentido do período “Pesquisa diz que brasileiros gastam mais água que o resto do mundo”.

  • A.

    Pesquisa especula que brasileiros gastam mais líquido que o mundo inteiro.

  • B.

    Pesquisa afirma que brasileiros gastam mais água que o resto do mundo.

  • C.

    Pesquisa alerta, que uma pequena parte dos brasileiros gasta mais água que o restante do universo.

  • D.

    Pesquisa diz que o resto do mundo, gasta muito menos água que todos os brasileiros juntos.

  • E.

    Pesquisa declara. O mundo inteiro gasta menos água que uma pequena parcela da população brasileira.

Segundo o sentido e os aspectos morfossintáticos do período “O Dia Mundial da Água é comemorado nesta sexta-feira, dia 22.”, marque a alternativa correta.

  • A.

    Outra redação possível para o período seria Nesta sexta-feira, dia 22, comemorar-se-á o Dia Mundial da Água.

  • B.

    O período exemplifica um caso de oração sem sujeito, o que confere maior impessoalidade ao texto.

  • C.

    O predicado verbo-nominal põe em evidência o enfoque dado ao sentido da data.

  • D.

    A redação Comemora-se, nesta sexta-feira, dia 22, o Dia Mundial da Água preserva o tipo de sujeito do texto original.

  • E.

    O agente da passiva é o termo “Dia Mundial da Água”.

Considerando a função dos conectivos para a garantia da coesão e da coerência textuais, marque a alternativa correta.

  • A.

    A substituição de “Em razão da” (2º período) por “Em virtude da” comprometeria o sentido original do texto.

  • B.

    Na oração “que reflete a preocupação com a preservação e a economia deste recurso natural.” (2º período), o pronome relativo retoma um termo cujo núcleo é “campanha”, por isso poderia ser substituído por a qual.

  • C.

    A oração “que reflete a preocupação com a preservação e a economia deste recurso natural” também poderia ser reescrita assim: que não só reflete a preocupação com a preservação, mas com a economia deste recurso natural, pois não ocorreria qualquer tipo de prejuízo ao texto original.

  • D.

    A substituição de “Sugestões não faltam” por Sugestões, todavia, não faltam preservaria a coerência do texto.

  • E.

    No último período, a última oração poderia também apresentar a seguinte redação: que o seu endereço é Estação de Tratamento de Esgoto, na Avenida Perimetral Norte s/n, Setor Goiânia 2.

A oração “que brasileiros gastam mais água” completa o sentido do verbo da oração anterior, por isso exerce a função sintática de

  • A.

    sujeito.

  • B.

    complemento nominal.

  • C.

    aposto.

  • D.

    objeto indireto.

  • E.

    objeto direto.

Acerca dos recursos linguísticos e das intenções do autor do texto, marque a alternativa correta.

  • A.

    “Como”, no início do texto, é uma conjunção utilizada para estabelecer uma comparação.

  • B.

    “Embora” (2º período) serve para introduzir uma ideia de adição em relação ao período anterior.

  • C.

    O pronome “seu” (2º período) funciona como elemento coesivo, pois retoma o vocábulo “água” (1º período).

  • D.

    A oração “se o consumo de água continuar nos níveis atuais (considerando o alto desperdício)” aparece entre vírgulas, pois explica o sentido da oração anterior.

  • E.

    “Além de” introduz uma ideia de conclusão.

Sobre o uso dos pronomes e das conjunções no texto II, marque a alternativa correta.

  • A.

    O pronome “essas” (2º parágrafo), acompanhado de “substâncias”, foi utilizado para retomar “atrazina e ametrina” (1º parágrafo).

  • B.

    No trecho “em plantações de cana-de-açúcar e milho.” (1º parágrafo), o vocábulo em destaque é uma conjunção que introduz ideia de explicação.

  • C.

    Para tornar clara a relação de sentido entre os parágrafos, o segundo poderia ser introduzido pela conjunção adversativa Entretanto.

  • D.

    Se, no lugar de “outros” (2º parágrafo), fosse utilizado o pronome tais, o sentido do texto seria preservado.

  • E.

    A conjunção “como”, no trecho final do 2º parágrafo, une duas informações indicando a ideia de condição entre elas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...