Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os recursos de coesão empregados no texto, marque a alternativa correta.
Considerando a linguagem empregada no texto, pode-se afirmar que nele se destaca o uso da
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2014
A respeito das questões gramaticais referentes ao período Ao tomar banho, feche a torneira enquanto se ensaboar., marque a alternativa correta.
Acerca das relações morfossintáticas do período "Aproveite a mesma água do tanque para lavar pisos e pátios"., marque a alternativa correta.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Marque a alternativa que, sem violar a variante padrão da língua portuguesa, reproduz integralmente o sentido do período Pesquisa diz que brasileiros gastam mais água que o resto do mundo.
Pesquisa especula que brasileiros gastam mais líquido que o mundo inteiro.
Pesquisa afirma que brasileiros gastam mais água que o resto do mundo.
Pesquisa alerta, que uma pequena parte dos brasileiros gasta mais água que o restante do universo.
Pesquisa diz que o resto do mundo, gasta muito menos água que todos os brasileiros juntos.
Pesquisa declara. O mundo inteiro gasta menos água que uma pequena parcela da população brasileira.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Segundo o sentido e os aspectos morfossintáticos do período O Dia Mundial da Água é comemorado nesta sexta-feira, dia 22., marque a alternativa correta.
Outra redação possível para o período seria Nesta sexta-feira, dia 22, comemorar-se-á o Dia Mundial da Água.
O período exemplifica um caso de oração sem sujeito, o que confere maior impessoalidade ao texto.
O predicado verbo-nominal põe em evidência o enfoque dado ao sentido da data.
A redação Comemora-se, nesta sexta-feira, dia 22, o Dia Mundial da Água preserva o tipo de sujeito do texto original.
O agente da passiva é o termo Dia Mundial da Água.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Considerando a função dos conectivos para a garantia da coesão e da coerência textuais, marque a alternativa correta.
A substituição de Em razão da (2º período) por Em virtude da comprometeria o sentido original do texto.
Na oração que reflete a preocupação com a preservação e a economia deste recurso natural. (2º período), o pronome relativo retoma um termo cujo núcleo é campanha, por isso poderia ser substituído por a qual.
A oração que reflete a preocupação com a preservação e a economia deste recurso natural também poderia ser reescrita assim: que não só reflete a preocupação com a preservação, mas com a economia deste recurso natural, pois não ocorreria qualquer tipo de prejuízo ao texto original.
A substituição de Sugestões não faltam por Sugestões, todavia, não faltam preservaria a coerência do texto.
No último período, a última oração poderia também apresentar a seguinte redação: que o seu endereço é Estação de Tratamento de Esgoto, na Avenida Perimetral Norte s/n, Setor Goiânia 2.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
A oração que brasileiros gastam mais água completa o sentido do verbo da oração anterior, por isso exerce a função sintática de
sujeito.
complemento nominal.
aposto.
objeto indireto.
objeto direto.
Acerca dos recursos linguísticos e das intenções do autor do texto, marque a alternativa correta.
Como, no início do texto, é uma conjunção utilizada para estabelecer uma comparação.
Embora (2º período) serve para introduzir uma ideia de adição em relação ao período anterior.
O pronome seu (2º período) funciona como elemento coesivo, pois retoma o vocábulo água (1º período).
A oração se o consumo de água continuar nos níveis atuais (considerando o alto desperdício) aparece entre vírgulas, pois explica o sentido da oração anterior.
Além de introduz uma ideia de conclusão.
Sobre o uso dos pronomes e das conjunções no texto II, marque a alternativa correta.
O pronome essas (2º parágrafo), acompanhado de substâncias, foi utilizado para retomar atrazina e ametrina (1º parágrafo).
No trecho em plantações de cana-de-açúcar e milho. (1º parágrafo), o vocábulo em destaque é uma conjunção que introduz ideia de explicação.
Para tornar clara a relação de sentido entre os parágrafos, o segundo poderia ser introduzido pela conjunção adversativa Entretanto.
Se, no lugar de outros (2º parágrafo), fosse utilizado o pronome tais, o sentido do texto seria preservado.
A conjunção como, no trecho final do 2º parágrafo, une duas informações indicando a ideia de condição entre elas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...