Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
Quanto à acentuação, assinale a alternativa em que a justificativa para a presença ou ausência do acento em algumas palavras do texto esteja INCORRETA.
Quanto aos recursos de construção de sentido e correção do texto, analise as proposições a seguir:
I. Leia: Diversas substâncias têm sido estudadas como inseticidas, uma vez que os mais usados atualmente vêm perdendo sua eficiência. Os verbos ter e vir aparecem acentuados, o que confere correção ao período, pois seus sujeitos estão na terceira pessoa do plural.
II. A crase presente em Nos países tropicais, devido ao calor e à umidade, é comum a proliferação de mosquitos, seria dispensada se ao invés de umidade, tivéssemos a palavra aquosidades.
III. A vírgula presente em: No Brasil e em outros países, o Aedes aegypti é o maior causador da dengue justifica-se por estar separando duas orações coordenadas.
IV. Em Na culinária brasileira, o cravo está bastante presente devido ao aroma e sabor característicos, o termo característicos está no masculino por concordar com o substantivo masculino cravo.
No texto, a palavra pré-instalado aparece separada corretamente por hífen, pois sempre se emprega o hífen em palavras compostas com o prefixo pré.
Assinale a alternativa INCORRETA de acordo com as regras vigentes sobre a aplicação ou não do hífen:
No texto, a palavra histórico-comparativos aparece separada, corretamente, por hífen, pois sempre se emprega o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e que sejam de natureza nominal, adjetiva, numeral ou verbal, constituindo unidade semântica, com acento próprio.
Assinale a alternativa em que todas as palavras apareçam grafadas corretamente de acordo com as regras vigentes sobre a aplicação ou não do hífen:
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
Observe as ocorrências de porque/por que, destacadas no texto. Agora assinale a alternativa que contenha as palavras que completem corretamente os espaços nas proposições a seguir:
I. O caminho _______ venho é mais longo.
II. Não há nenhum ________ que não tenha resposta.
III. As razões _________ falou não ficaram claras.
IV. Ninguém falou, não se sabe ___________.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
Assinale o erro de concordância nominal:
Assim como a palavra essencial está corretamente grafada com SS, assinale a alternativa que contenha outra em que se apresente correto o emprego desse dígrafo.
Em: a dinâmica da evolução linguística é mais complexa do que parece à primeira vista, a crase foi corretamente empregada por tratar-se de uma locução adverbial com palavra feminina. Assinale a alternativa em que a crase deveria, obrigatoriamente, ser empregada para que o período estivesse correto.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
Assinale a alternativa em que todas as palavras do período estão acentuadas (ou não) corretamente pelas normas vigentes.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
Assinale a única oração em que o sujeito seja indeterminado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...