Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os hífens presentes na palavra cravo-da-índia estão de acordo com as normas ortográficas vigentes na língua portuguesa, assim como todas as palavras que compõem as frases de qual das alternativas? Assinalea.
Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao emprego de vocativos nas correspondências oficiais:
A impessoalidade denota o caráter do assunto tratado, que são questões que dizem respeito ao interesse público.
Assinale a única alternativa INCORRETA sobre a impessoalidade na correspondência oficial.
Assinale a alternativa em que o termo ou expressão, de acordo com a forma como aparece no trecho abaixo, NÃO seja advérbio.
O Mirena é ainda mais potente que a pílula em termos de contracepção e também é mais confiável que o DIU de cobre, pois o hormônio liberado transforma o muco e impede que o espermatozoide chegue no útero. Mas, claro, nenhum método está isento de falhas, afirma [...] a ginecologista Rita Dardes, professora adjunta do departamento de ginecologia da Unifesp.
Passando para a voz passiva a oração: No caso do de cobre, repetimos esse controle após a primeira menstruação depois da colocação, a forma correta que está presente em qual das alternativas? Assinale-a.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
Como numa reação contra séculos de doutrinação gramatical e estigmatização da fala dos menos instruídos, alguns teóricos passaram equivocadamente a supervalorizar o erro e a relativizar a importância da língua padrão
Quanto à estrutura e processo de formação de algumas das palavras desse período, analise as alternativas a seguir e assinale a única correta.
Observe a crase em: Os franceses vão às urnas neste domingo. Agora assinale a alternativa em que, para o período estar correto, deveria, também, obrigatoriamente, haver crase.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
Assinale a alternativa em que está correto o emprego de a/há.
Releia o segundo parágrafo:
Há um uso regido pela gramática normativa que estabelece regras. Às vezes, elas são divertidas. Por exemplo: existe uma parte da gramática que trata da produção oral das palavras, ou seja, como pronunciar ou onde cairia a sílaba tônica de cada termo. Você tem dúvida, por exemplo, deve-se dizer rubrica ou rúbrica? Esse setor da gramática resolve.
Sobre os recursos de construção desse parágrafo, analise com atenção as proposições a seguir. Depois, assinale a alternativa que contenha conclusão correta sobre as mesmas.
I. A forma há do verbo haver é impessoal, pois não tem sujeito claro no período em que aparece.
II. A crase presente em às vezes justifica-se pelo fato de haver a presença de artigo mais preposição, exigida pela regência do verbo, diante de palavra feminina.
III. A palavra rubrica tem apenas uma forma correta para ser escrita, que é a paroxítona.
IV. Em: você tem dúvida, por exemplo, deve-se dizer rubrica ou rúbrica o autor utilizou corretamente pela colocação do pronome em próclise, pois a vírgula obriga que essa seja a forma correta de acordo com a norma padrão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...