Questões de Língua Portuguesa da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise a ortografia das palavras presentes nas proposições. Em seguida, assinale a alternativa que contenha a análise correta sobre elas.

I. Excencial – excentricidade – necessidade.

II. Exequível – exigível – exceção.

III. Mulherzinha – Sutilesa – timidez.

IV. Mussulmano – intuição – embaçado.

  • A. Há erro em apenas uma das proposições.
  • B. Há erro em todas as proposições.
  • C. Há erro em apenas duas das proposições.
  • D. Há erro em três das proposições.

Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, em relação a esta frase:

"A educação é crucial para o avanço de um país – e quanto antes chegar às pessoas, maior será o seu efeito e mais barato ela custará."

( ) Substituindo-se pessoas por gente o acento indicador de crase permanece.

( ) Na frase, crucial equivale a muito importante.

( ) Em para o avanço de um país há ideia de finalidade.

( ) Em quanto antes há ideia de tempo.

( ) O travessão foi empregado para destacar a expressão que lhe é posposta.

( ) Passando chegar para o imperfeito do subjuntivo (chegassem), e mantendo a correlação entre os tempos verbais da oração, as formas verbais será e custará ficam seria e custaria.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços.

  • A.

    V – F – F – F – V – F

  • B.

    F – V – F – V – F – F

  • C.

    V – F – V – F – F – V

  • D.

    F – V – V – V – V – V

Considere as afirmativas abaixo, a respeito de pontuação.

I. Com as aspas em "gatos" (4), "adiantamentos" (6) e "barracão" (22) o autor ironiza o significado que essas palavras têm no texto.

II. Dentro dos travessões duplos (17/18) as vírgulas separam termos com mesma função sintática.

III. Com as interrogações do último parágrafo o autor expõe sua dúvida em relação à responsabilidade do povo pela existência de escravos hoje, no país.

IV. Na última linha do texto as vírgulas que separam o advérbio têm apenas valor enfático; excluídas, não alteram nem a estrutura nem o sentido da frase.

V. A palavra precária (19) equivale a ruim, sem sabor.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    II, III e V

  • C.

    II, III, IV e V

  • D.

    I, II, III e V

O emprego INCORRETO da crase está na alternativa:

  • A.

    Roupas à Luís XV.

  • B.

    Baile à fantasia.

  • C.

    Venda à prazo.

  • D.

    Vendas à vista.

emprego correto da vírgula está na alternativa:

  • A.

    O destino, meus amigos, prepara surpresas.

  • B.

    A professora, tem muita experiência no caso mas não quer contestar as ordens da diretora.

  • C.

    A Reforma Ortográfica, foi contestada pelos alunos, mas deve ser obedecida.

  • D.

    Os manifestantes, protestaram contra o projeto aprovado na Câmara de Vereadores.

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A justificativa para o emprego do acento indicador de crase, em pagar pensão à ex-esposa (14), valeria também para fazer uma fortuna (13), se uma fosse substituída por a.

  • B.

    Em Implica menos dinheiro, fama e projeção social (7) o verbo é transitivo direto; assim, é errado empregá-lo com preposição (Implica em).

  • C.

    A regência do verbo lembrar (9) é a mesma de fazer (13) e conhecer (16).

  • D.

    A palavra imprescindível (2) faz o plural como inevitáveis (3) e a regra de acentuação gráfica é a mesma para as duas palavras.

Observe as duas afirmações abaixo.

I. "Quem gosta de um aperitivo antes de sentar à mesa, pode experimentar, com moderação, a tiquira, aguardente de origem indígena à base de mandioca."

II. Quem gosta de um aperitivo, antes de sentar à mesa pode experimentar, com moderação, a tiquira, aguardente de origem indígena à base de mandioca.

Assinale a alternativa INCORRETA, em relação a elas.

  • A.

    Em I e II a vírgula depois de tiquira é obrigatória, porque separa esse substantivo de seu aposto: aguardente de origem indígena à base de mandioca.

  • B.

    Nas duas frases não haveria diferença de sentido, se fosse escrito sentar na mesa.

  • C.

    Em I, somente pode experimentar tiquira quem gosta de um aperitivo antes de sentar à mesa.

  • D.

    Em II, pode experimentar tiquira quem sempre aprecia um aperitivo; goste de fazê-lo antes ou depois de sentar à mesa.

Observe as frases abaixo.

Visitamos a pequena Carutapera, na divisa com o Pará, onde encontramos mulheres que retiravam toda a carne de montes de caranguejos. Elas recebem R$1,00 por quilo de carne. Cada caranguejo é vendido nas praias de Fortaleza (Ceará) a R1,50 ou R$ 2,00 a unidade.

Pode-se transformar as duas frases sublinhadas em um único período, imprimindo-lhes uma ideia concessiva, com as seguintes alterações (e substituição do ponto entre elas):

  • A.

    embora cada caranguejo seja vendido

  • B.

    a fim de que cada caranguejo seja vendido

  • C.

    se cada caranguejo for vendido

  • D.

    porque cada caranguejo será vendido

Assinale a alternativa INCORRETA, quanto à pontuação.

  • A.

    As vírgulas da linha 1 isolam uma expressão que se introduziu entre o sujeito e o predicado.

  • B.

    Na linha 3 os parênteses intercalam uma explicação necessária à compreensão da frase.

  • C.

    Com as interrogações (13, 15 e 16) Stephen Kanitz coopta o leitor para os problemas levantados no texto.

  • D.

    Com as aspas da linha 12 o autor ironiza o significado que a palavra por elas destacada adquire no contexto; com as das linhas 10-11, ele evidencia uma citação.

Relacione as duas colunas, identificando a classe gramatical das palavras em destaque no texto abaixo.

"No Maranhão tem festa o ano inteiro. De janeiro a dezembro acontecem manifestações para todos os gostos, sempre marcadas por características próprias da tradição local, o que as tornam únicas." (http://www.turismo.ma.gov.br/pt/)

1. Na – da

2. a – para – por

3. inteiro – marcadas – características

4. manifestações – tradição

5. sempre

6. as

( ) substantivos

( ) pronome

( ) combinação de preposição e artigo

( ) preposições

( ) adjetivos

( ) advérbio

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.

  • A.

    3 – 6 – 2 – 3 – 1 – 5

  • B.

    3 – 5 – 1 – 6 – 2 – 6

  • C.

    4 – 6 – 1 – 2 – 3 – 5

  • D.

    4 – 5 – 2 – 1 – 3 – 6

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...