Questões de Língua Portuguesa da Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual alternativa indica a classificação do substantivo em destaque no trecho acima?

  • A. Próprio, abstrato.
  • B. Próprio, concreto.
  • C. Comum, abstrato.
  • D. Comum, concreto.

Qual alternativa indica corretamente a passagem da voz ativa para a voz passiva nas orações a seguir?

  • A. O livro foi lido por muitas crianças da escola. → Leu-se o livro.
  • B. O mundo girou rapidamente. → Girou-se o mundo, rapidamente.
  • C. O galo cantou ao raiar o dia. → Raiou-se o dia com o canto do galo.
  • D. Os garis comeram a sobremesa. → A sobremesa foi comida pelos garis.

Na relação entre termos regentes e termos regidos, há verbos transitivos que necessitam de uma preposição para estabelecer um nexo de dependência sintático-semântica entre as palavras, como em “Os povos indígenas respondem às indagações da natureza”.

Em qual das frases abaixo o verbo apresenta a mesma transitividade daquele que aparece no exemplo dado?

  • A. Muitos refugiados perderam tudo durante a guerra insana.
  • B. Os vizinhos não viram o eclipse lunar noticiado pelos jornais.
  • C. A verdadeira cidadania consiste em direitos iguais para todos.
  • D. Ontem, as notícias mais inesperadas se espalharam rapidamente.

Há significantes que não possuem marcas de número, quer no singular quer no plural, pois se mostram alheios à classe gramatical de número. Qual das palavras citadas exemplifica esse enunciado?

  • A. Xis.
  • B. Giz.
  • C. Funil.
  • D. Gérmen.

Leia o texto de Ferreira Gullar, poeta maranhense fundador do neoconcretismo.

Observe abaixo as palavras grifadas no seu contexto. Em qual alternativa a classificação morfológica está corretamente indicada no colchete?

  • A. “é todo mundo” [adjetivo]
  • B. “fundo sem fundo” [conjunção]
  • C. “Uma parte de mim” [preposição]
  • D. “outra parte estranheza” [pronome]

Complete, corretamente, as lacunas da assertiva quanto ao emprego dos pronomes relativos e identifique a seguir a alternativa com a sequência correta.

Pedro lia um livro muito interessante __________ autor o havia autografado para seu avô _________ era muito amigo do escritor, pois cresceram juntos e lá ___________viviam tudo era magia e encantamento.

  • A. onde / que / cujo
  • B. que / onde / cujo
  • C. cujo / que / onde
  • D. cujo / onde / que

Que relação os pronomes demonstrativos estabelecem com as pessoas do discurso nas imagens da charge a seguir?

  • A. Imagem 1: distância; imagem 2: distância.
  • B. Imagem 1: distância; imagem 2: proximidade.
  • C. Imagem 1: proximidade; imagem 2: distância.
  • D. Imagem 1: proximidade; imagem 2: proximidade.

A colocação pronominal é a posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo a que se referem.

Qual das alternativas apresenta a sequência correta?

  • A. Mesóclise / Próclise / Ênclise / Próclise.
  • B. Mesóclise / Ênclise / Mesóclise / Ênclise.
  • C. Ênclise / Próclise / Mesóclise / Mesóclise.
  • D. Mesóclise / Mesóclise / Ênclise / Próclise.

Analise o fragmento de texto a seguir, de autoria do romancista alagoano Graciliano Ramos.

Em qual das alternativas a relação lógico-semântica estabelecida está correta?

  • A. “[...] a palavra foi feita para dizer.” – HIPÓTESE
  • B. “Depois que enxáguam, dão mais uma molhada.” – FINALIDADE
  • C. “Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes.” – ACRÉSCIMO
  • D. “Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa.” – COMPARAÇÃO

Observe os períodos a seguir:

Qual alternativa apresenta informações corretas em relação aos empregos lógico-semânticos do verbo “assistir”?

  • A. Ver / Ver.
  • B. Ver / Dar assistência.
  • C. Dar assistência / Ver.
  • D. Dar assistência / Dar assistência.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...