Questões de Língua Portuguesa da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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LEIA O TEXTO 1 E RESPONDA ÀS QUESTÕES 1 A 10

 

Ao final do texto, a expressão "subido na vida" aparece entre aspas por ser:

  • A.

    uma frase importante do texto;

  • B.

    um modo de falar próprio dos negros;

  • C.

    a expressão dos brancos em relação aos negros;

  • D.

    uma expressão coloquial bastante difundida;

  • E.

    uma citação de alguém importante.

"Milhares de aves se empoleiravam nos arbustos costeiros e centenas delas voavam gritando acima de nós, num cenário que parecia nos remeter ao passado" (l. 15). Nesse trecho, há o emprego da vírgula apenas uma vez. No entanto, caso quisesse, o autor também poderia ter optado pela seguinte redação:

  • A.

    Milhares de aves, se empoleiravam nos arbustos costeiros e centenas delas voavam gritando acima de nós, num cenário que parecia nos remeter ao passado;

  • B.

    Milhares de aves se empoleiravam nos arbustos costeiros, e centenas delas voavam gritando, acima de nós, num cenário que parecia nos remeter ao passado;

  • C.

    Milhares de aves se empoleiravam, nos arbustos costeiros, e centenas delas voavam, gritando, acima de nós, num cenário, que parecia nos remeter, ao passado;

  • D.

    Milhares de aves se empoleiravam, nos arbustos costeiros e centenas delas voavam, gritando acima de nós, num cenário que parecia nos remeter ao passado;

  • E.

    Milhares de aves se empoleiravam nos arbustos costeiros, e centenas delas voavam gritando, acima de nós num cenário que parecia nos remeter ao passado.

Muitos termos do texto aparecem entre aspas; assinale a correspondência correta entre emprego das aspas e a justificativa do seu emprego, segundo informações de gramáticas de língua portuguesa:

  • A.

    as aspas abrem e fecham citações: "sarados";

  • B.

    as aspas indicam que as palavras estão tomadas materialmente, sem função na frase: "proprietários";

  • C.

    as aspas marcam palavras de outro texto, transferidas para o texto presente: "Compra-se ouro";

  • D.

    as aspas assinalam a presença de uma palavra fora de seu sentido habitual: "Belo espécime humano em exposição";

  • E.

    as aspas mostram um termo de linguagem coloquial: "Vendem-se cartões telefônicos".

Essa frase que começa com a dupla negativa se relaciona com a frase nominal seguinte, a única do primeiro parágrafo. Quanto ao emprego do ponto que as separa, podese dizer que sua presença configura:

  • A.

    uma prática viciosa, pois os dois trechos deveriam ter sido escritos numa única frase tendo em vista o fato de haver uma correlação sintática;

  • B.

    uma opção redacional, que se baseia no fato de o uso do ponto marcar uma pausa potencial enfática, mais prolongada do que a da vírgula;

  • C.

    uma obrigatoriedade no uso do ponto simples, conquanto a segunda frase de fato se refira sintática e semanticamente à primeira;

  • D.

    um recurso de estilo próprio do jargão jornalístico, que leva em conta a supremacia do fato referencial sobre a argumentatividade;

  • E.

    uma intervenção retórica do redator na estrutura sintática do parágrafo para reduzir a dimensão das frases e privilegiar o fato jornalístico.

LEIA O TEXTO 1 E RESPONDA ÀS QUESTÕES 1 a 8

"Ao encontro de" tem sentido diferente a "de encontro a"; a frase abaixo em que a expressão sublinhada deveria ser substituída pela que está entre parênteses é:

  • A. Os executivos preocupam-se acerca do futuro das empresas. (a cerca);
  • B. Porventura a vida profissional dos executivos está mudando? (por ventura);
  • C. Senão ocorressem mudanças, os executivos também não mudariam. (se não);
  • D. Alguns executivos vieram de baixo e triunfaram por esforço próprio. (debaixo);
  • E. As empresas estão a fim de progredirem. (afim).

O texto abaixo serve de base para as questões 14 a 30.

HAMBÚRGUER
                                        Márcio Bueno, A origem curiosa das palavras

             Sanduíche de carne moída, temperada, ligada com ovo, amoldada em bife e frita na chapa. Em países de língua inglesa, há quem entenda que hamburger, se não é atualmente, pelo menos na sua origem foi um sanduíche de ham (presunto, em inglês) com burger (que deveria ser carne). A impressão foi reforçada quando surgiram variedades como o eggburger (ovo com carne) e o cheeseburger (queijo com carne). Mas a história é bem diferente – hambúrguer nunca teve qualquer relação com o presunto. Tudo começou com nômades da Europa Oriental e Ásia, que costumavam comer carne crua finamente cortada. Inspirados neste hábito, no início do século XVIII marinheiros alemães do porto de Hamburgo inovaram, passando a cozinhar a carne. Quem levou para os Estados Unidos a receita de carne moída temperada, amassada em bolinhos redondos e frita como um bife, foram imigrantes alemães. O alimento começou a ser chamado de Hamburg steak (bife de Hamburgo), nome que em pouco tempo foi encurtado para hamburger. Com certa freqüência divulga-se que o sanduíche foi inventado nos Estados Unidos, mas a participação dos norte-americanos foi apenas juntar ao bife o pão.

Entre os segmentos do texto abaixo, aquele em que a preposição sublinhada é puramente gramatical, de presença obrigatória por questão de regência, é:

  • A.

    "Sanduíche de carne moída...";

  • B.

    "ligada com ovo";

  • C.

    "Em países de língua inglesa...";

  • D.

    "queijo com carne";

  • E.

    "qualquer relação com o presunto".

"Quando tiver muitos argumentos, não empregue senão os melhores. Quando não tiver nenhum, empregue-os todos" (Urbano de Castro)"

Se colocarmos as formas verbais sublinhadas na segunda pessoa do singular, as formas adequadas serão, respectivamente:

  • A.

    não empregues / emprega;

  • B.

    não emprega / emprega;

  • C.

    não empregueis / empregue;

  • D.

    não empregueis / empregai;

  • E.

    não empregues / empregue.

Nas linhas 19 e 21, nota-se a presença de duas expressões em itálico. Esse recurso se deve ao fato de ambas:

  • A.

    estarem grafadas em idioma estrangeiro;

  • B.

    retratarem a erudição do autor;

  • C.

    serem caso de gíria e ironia;

  • D.

    integrarem o léxico internacional;

  • E.

    ocorrerem metaforizadas.

O item em que o sentido da oração sublinhada está ERRADAMENTE indicado, é:

  • A. "O que você faz quando liga para alguém e quem atende é uma máquina" – tempo;
  • B. "...regravar a mensagem porque errou a colocação do pronome" – causa;
  • C. "Sei de gente que muda a voz para falar com secretária eletrônica" – finalidade;
  • D. "O teste definitivo para você saber se está ou não integrado no mundo moderno é a secretária eletrônica" – condição;
  • E. "Ao saber que estão sendo gravados..." – tempo.

As questões 04 a 06 são feitas com base no seguinte texto de Somerset Maugham:

            Felipe lembrou-se da história do Rei do Oriente que, desejando conhecer a história da humanidade, recebeu de um sábio quinhentos volumes; ocupado com negócios de Estado, pediu-lhe que a condensasse. Ao cabo de vinte anos, o sábio voltou e a sua história ocupava agora apenas cinqüenta volumes; mas o rei, já velho demais para ler tantos livros volumosos, pediu-lhe que a fosse abreviar mais uma vez. Passaram-se de novo vinte anos, e o sábio, velho e encanecido, trouxe um único volume com os conhecimentos que o rei procurara; este, porém, estava deitado em seu leito de morte, nem tinha mais tempo de ler sequer aquilo. Aí o sábio deu-lhe a história da humanidade numa única linha: "nasceram, sofreram, morreram."

"Felipe lembrou-se da história do Rei do Oriente que, desejando conhecer a história da humanidade, recebeu de um sábio quinhentos volumes; ocupado com negócios de Estado, pediu-lhe que a condensasse"; os vocábulos sublinhados exercem, respectivamente, as funções de:

  • A.

    sujeito / sujeito;

  • B.

    sujeito / objeto direto;

  • C.

    objeto direto / objeto direto;

  • D.

    objeto direto / sujeito;

  • E.

    objeto direto / objeto indireto.

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