Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O texto abaixo serve de base para as questões 14 a 30.
HAMBÚRGUER
Márcio Bueno, A origem curiosa das palavras
Sanduíche de carne moída, temperada, ligada com ovo, amoldada em bife e frita na chapa. Em países de língua inglesa, há quem entenda que hamburger, se não é atualmente, pelo menos na sua origem foi um sanduíche de ham (presunto, em inglês) com burger (que deveria ser carne). A impressão foi reforçada quando surgiram variedades como o eggburger (ovo com carne) e o cheeseburger (queijo com carne). Mas a história é bem diferente – hambúrguer nunca teve qualquer relação com o presunto. Tudo começou com nômades da Europa Oriental e Ásia, que costumavam comer carne crua finamente cortada. Inspirados neste hábito, no início do século XVIII marinheiros alemães do porto de Hamburgo inovaram, passando a cozinhar a carne. Quem levou para os Estados Unidos a receita de carne moída temperada, amassada em bolinhos redondos e frita como um bife, foram imigrantes alemães. O alimento começou a ser chamado de Hamburg steak (bife de Hamburgo), nome que em pouco tempo foi encurtado para hamburger. Com certa freqüência divulga-se que o sanduíche foi inventado nos Estados Unidos, mas a participação dos norte-americanos foi apenas juntar ao bife o pão.
As formas cheeseburger e eggburger mostram:
a criatividade vocabular do povo brasileiro;
um equívoco sobre um dos vocábulos componentes;
estrangeirismos que devem ser substituídos por palavras vernáculas;
a valorização das formas estrangeiras entre o público jovem;
palavras de grafia adaptada ao sistema português.
"Funcionários visitantes" não é o mesmo que "visitantes funcionários"; a troca de sentido é motivada pela alteração de duas classes de palavras que são:
adjetivo / substantivo;
verbo / advérbio;
pronome / numeral;
conjunção / preposição;
artigo / interjeição.
LEIA O TEXTO 2 E RESPONDA ÀS QUESTÕES 7 A 10
Vocábulo ou expressão do texto que NÃO traz qualquer ligação semântica com a multiplicidade de culturas diversas:
pluralismo;
síntese intercultural;
perfil brasileiro;
mosaico;
diálogo entre culturas.
A alternativa que mostra uma classe de palavra ERRADAMENTE classificada é:
analfabeto – substantivo;
21 – numeral;
aquele – pronome;
ler - verbo;
mas – advérbio.
A frase em que há erro de regência é:
"Compra-se ouro" / "Vendem-se cartões telefônicos"; nesses dois cartazes, o autor do texto mostra cuidado com a norma culta da língua. O cartaz abaixo em que esse mesmo cuidado NÃO se verifica é:
Alugam-se quartos para rapazes solteiros;
Precisam-se de ajudantes para serviços domésticos;
Contratam-se serventes de pedreiros;
Consertam-se roupas;
Emprestam-se livros para estudantes pobres.
O texto II se inicia com um período escrito na voz ativa. Transpondo-o para a voz passiva, o resultado será:
Durante as quatro horas de travessia, o balanço do barco, o mar instável e a chuva tinham posto parte de nosso efetivo enjoada e cabisbaixa;
Parte de nosso efetivo foi posta enjoada e cabisbaixa pelo balanço do barco, o mar instável e a chuva, durante as quatro horas de travessia;
O balanço do barco, o mar instável e a chuva haviam posto parte de nosso efetivo enjoada e cabisbaixa, durante as quatro horas de travessia;
Parte de nosso efetivo, durante as quatro horas de travessia, ficara enjoada e cabisbaixa pelo balanço do barco, o mar instável e a chuva;
Pelo balanço do barco, o mar instável e a chuva, durante as quatro horas de travessia, parte de nosso efetivo tinha ficado enjoada e cabisbaixa.
No trecho "a paisagem mudara por completo" (l. 6), observa-se a utilização do pretérito mais-que-perfeito com o intuito de descrever uma ação:
concomitante da natureza e da embarcação;
ocorrida antes da chegada da embarcação;
posterior à passagem da embarcação;
da natureza, vagamente situada no passado;
exercida pela natureza sobre o narrador.
LEIA O TEXTO 2 E RESPONDA ÀS QUESTÕES 9 a 15
"O problema é muito complexo, tendo em vista que não temos um sistema prisional, mas depósitos de seres humanos que cometeram delitos e respondem a ação penal"; nesse segmento do texto, o vocábulo que é substantivo e não um adjetivo é:
Embora narrando um fato já acontecido, o texto apresenta diversas formas verbais no presente do indicativo. Isto tem como finalidade:
revelar os sentimentos do narrador;
aproximar a ação narrada do leitor;
mostrar o estado de confusão do narrador;
expor o caráter ficcional da narrativa;
distinguir a fala de diferentes locutores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...