Questões de Língua Portuguesa da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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O texto abaixo serve de base para as questões 14 a 30.

HAMBÚRGUER
                                        Márcio Bueno, A origem curiosa das palavras

             Sanduíche de carne moída, temperada, ligada com ovo, amoldada em bife e frita na chapa. Em países de língua inglesa, há quem entenda que hamburger, se não é atualmente, pelo menos na sua origem foi um sanduíche de ham (presunto, em inglês) com burger (que deveria ser carne). A impressão foi reforçada quando surgiram variedades como o eggburger (ovo com carne) e o cheeseburger (queijo com carne). Mas a história é bem diferente – hambúrguer nunca teve qualquer relação com o presunto. Tudo começou com nômades da Europa Oriental e Ásia, que costumavam comer carne crua finamente cortada. Inspirados neste hábito, no início do século XVIII marinheiros alemães do porto de Hamburgo inovaram, passando a cozinhar a carne. Quem levou para os Estados Unidos a receita de carne moída temperada, amassada em bolinhos redondos e frita como um bife, foram imigrantes alemães. O alimento começou a ser chamado de Hamburg steak (bife de Hamburgo), nome que em pouco tempo foi encurtado para hamburger. Com certa freqüência divulga-se que o sanduíche foi inventado nos Estados Unidos, mas a participação dos norte-americanos foi apenas juntar ao bife o pão.

As formas cheeseburger e eggburger mostram:

  • A.

    a criatividade vocabular do povo brasileiro;

  • B.

    um equívoco sobre um dos vocábulos componentes;

  • C.

    estrangeirismos que devem ser substituídos por palavras vernáculas;

  • D.

    a valorização das formas estrangeiras entre o público jovem;

  • E.

    palavras de grafia adaptada ao sistema português.

"Funcionários visitantes" não é o mesmo que "visitantes funcionários"; a troca de sentido é motivada pela alteração de duas classes de palavras que são:

  • A.

    adjetivo / substantivo;

  • B.

    verbo / advérbio;

  • C.

    pronome / numeral;

  • D.

    conjunção / preposição;

  • E.

    artigo / interjeição.

LEIA O TEXTO 2 E RESPONDA ÀS QUESTÕES 7 A 10

Vocábulo ou expressão do texto que NÃO traz qualquer ligação semântica com a multiplicidade de culturas diversas:

  • A.

    pluralismo;

  • B.

    síntese intercultural;

  • C.

    perfil brasileiro;

  • D.

    mosaico;

  • E.

    diálogo entre culturas.

A alternativa que mostra uma classe de palavra ERRADAMENTE classificada é:

  • A.

    analfabeto – substantivo;

  • B.

    21 – numeral;

  • C.

    aquele – pronome;

  • D.

    ler - verbo;

  • E.

    mas – advérbio.

A frase em que há erro de regência é:

  • A. O isolamento é um estado a que se atribuem males.
  • B. A solidão não é algo a que se aspira.
  • C. A solidão não é um estado de que se precisa.
  • D. A solidão é algo a que se chega sem notar.
  • E. A solidão é algo de que não se pode conformar.

"Compra-se ouro" / "Vendem-se cartões telefônicos"; nesses dois cartazes, o autor do texto mostra cuidado com a norma culta da língua. O cartaz abaixo em que esse mesmo cuidado NÃO se verifica é:

  • A.

    Alugam-se quartos para rapazes solteiros;

  • B.

    Precisam-se de ajudantes para serviços domésticos;

  • C.

    Contratam-se serventes de pedreiros;

  • D.

    Consertam-se roupas;

  • E.

    Emprestam-se livros para estudantes pobres.

O texto II se inicia com um período escrito na voz ativa. Transpondo-o para a voz passiva, o resultado será:

  • A.

    Durante as quatro horas de travessia, o balanço do barco, o mar instável e a chuva tinham posto parte de nosso efetivo enjoada e cabisbaixa;

  • B.

    Parte de nosso efetivo foi posta enjoada e cabisbaixa pelo balanço do barco, o mar instável e a chuva, durante as quatro horas de travessia;

  • C.

    O balanço do barco, o mar instável e a chuva haviam posto parte de nosso efetivo enjoada e cabisbaixa, durante as quatro horas de travessia;

  • D.

    Parte de nosso efetivo, durante as quatro horas de travessia, ficara enjoada e cabisbaixa pelo balanço do barco, o mar instável e a chuva;

  • E.

    Pelo balanço do barco, o mar instável e a chuva, durante as quatro horas de travessia, parte de nosso efetivo tinha ficado enjoada e cabisbaixa.

No trecho "a paisagem mudara por completo" (l. 6), observa-se a utilização do pretérito mais-que-perfeito com o intuito de descrever uma ação:

  • A.

    concomitante da natureza e da embarcação;

  • B.

    ocorrida antes da chegada da embarcação;

  • C.

    posterior à passagem da embarcação;

  • D.

    da natureza, vagamente situada no passado;

  • E.

    exercida pela natureza sobre o narrador.

LEIA O TEXTO 2 E RESPONDA ÀS QUESTÕES 9 a 15

"O problema é muito complexo, tendo em vista que não temos um sistema prisional, mas depósitos de seres humanos que cometeram delitos e respondem a ação penal"; nesse segmento do texto, o vocábulo que é substantivo e não um adjetivo é:

  • A. penal;
  • B. prisional;
  • C. humanos;
  • D. complexo;
  • E. delitos.

Embora narrando um fato já acontecido, o texto apresenta diversas formas verbais no presente do indicativo. Isto tem como finalidade:

  • A.

    revelar os sentimentos do narrador;

  • B.

    aproximar a ação narrada do leitor;

  • C.

    mostrar o estado de confusão do narrador;

  • D.

    expor o caráter ficcional da narrativa;

  • E.

    distinguir a fala de diferentes locutores.

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