Questões de Língua Portuguesa da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"...caindo nas malhas da prostituição e da exploração do trabalho infantil – que constitui um grave problema social"; o comentário correto a respeito desse segmento do texto é:

  • A.

    o uso do vocábulo malhas mostra que a prostituição e o trabalho infantil são atividades que envolvem negativamente as crianças;

  • B.

    a prostituição e o trabalho infantil são mostrados como atividades negativas, mas de intensidade distinta;

  • C.

    o pronome que, colocado na parte final do segmento, refere-se simultaneamente a dois antecedentes: a prostituição e o trabalho infantil;

  • D.

    enquanto da prostituição representa o paciente do termo anterior, do trabalho infantil representa o agente do termo anterior;

  • E.

    o uso do sinal (–) informa que a frase a seguir corresponde à fala da autora do texto.

"...para manter a ordem e o bem-estar públicos..."; se esta oração reduzida adotasse a forma desenvolvida, sua forma correta seria:

  • A.

    para que se mantesse a ordem e o bem-estar públicos;

  • B.

    para que se mantessem a ordem e o bem-estar públicos;

  • C.

    afim de que se mantenham a ordem e o bemestar públicos;

  • D.

    afim de que se mantivessem a ordem e o bemestar públicos;

  • E.

    para que se mantivesse a ordem e o bem-estar públicos.

"Um pé de milho..."; às vezes empregamos vocábulos que designam partes do corpo humano na caracterização de seres inanimados. Esse processo está ausente em:

  • A. Deixei as sementes junto com os dentes de alho.
  • B. Na festa serviram um prato de língua de boi.
  • C. Pendurei o casaco nas costas da cadeira.
  • D. Os sapatos estavam perto da perna da mesa.
  • E. O filho da barriga da perna mama no peito do pé.

No texto do dicionário acima há dois segmentos, separados por um ponto-e-vírgula(;); em relação a esses dois segmentos podemos dizer que:

 

 

  • A.

    o segundo explica o primeiro;

  • B.

    apresentam dois sentidos diferentes do termo "polícia";

  • C.

    o primeiro é a causa do segundo;

  • D.

    o segundo contradiz o primeiro;

  • E.

    mostram que a polícia atua na prevenção do crime.

"Quero registrar a triste situação POR QUE passam milhões de crianças brasileiras..."; a frase abaixo em que a forma em maiúsculas está grafada ERRADAMENTE é:

  • A.

    Os menores não sabem POR QUE devem trabalhar tanto;

  • B.

    POR QUE o Estado deve preocupar-se com os menores?;

  • C.

    Os direitos POR QUE lutam os menores são legítimos;

  • D.

    Os legisladores desejam saber o PORQUÊ do atraso na proteção ao menor;

  • E.

    O menor fora da escola: a autora do texto só quer saber POR QUE.

"Os organismos geneticamente modificados..."; o item abaixo em que o advérbio sublinhado tem idêntico desempenho sintático ao da frase acima é:

  • A. O Brasil pretende produzir rapidamente soja transgênica;
  • B. Vários governos condenam veementemente os transgênicos;
  • C. Atualmente são muitas as pesquisas sobre transgênicos;
  • D. Os transgênicos são muito bem aceitos em vários países;
  • E. O Brasil deve pesquisar muito para usar os transgênicos.

LÍNGUA PORTUGUESA

 TEXTO 1

O segmento do texto em que o vocábulo destacado está empregado com valor conotativo é:

  • A. "...pivetes na ESCOLA do crime,...";
  • B. "...que se esgueiram como RATOS...";
  • C. "...para nos pedir um TROCADO.";
  • D. "...ou crivados de BALAS...";
  • E. "...ainda o confundi com um monte de LIXO."

As questões 15 a 20 mostram frases escritas de modo diverso; devem ser indicadas as formas mais adequadas de cada uma dessas frases em cada uma das questões.

  • A.

    Encaminhei os documentos perdidos as autoridades competentes;

  • B.

    Encaminhei os documentos perdido as competentes autoridades;

  • C.

    Encaminhei os documentos perdidos às autoridades competentes;

  • D.

    Encaminhei os documentos perdidos as competentes autoridades;

  • E.

    Encaminhei os documentos perdidos a autoridades competente.

O segmento do texto que apresenta uma estrutura diferente das demais, por NÃO ser comparativa, é:

  • A.

    "Nossos filhos serão como plantas que crescem em sua juventude";

  • B.

    "Algumas delas, tais como o hissopo, exercem um papel purificador";

  • C.

    "...em suas formas diversas, como a decomposição do espectro solar...";

  • D.

    "Invocam-nas como divindades";

  • E.

    "As plantas simbolizam também a manifestação da energia...".

A substituição correta do termo sublinhado por um sinônimo está em:

  • A. "Transplantei-o para o exíguo canteiro..." = raso;
  • B. "...e declarou desdenhosamente que aquilo era capim" = depreciativamente;
  • C. "...veio enriquecer o nosso canteirinho vulgar..." = popular;
  • D. "Anteontem aconteceu o que era inevitável..." = imprevisível;
  • E. "...que se afirma com ímpeto e certeza" = velocidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...