Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tome como objeto de análise o seguinte trecho do TEXTO 2: "Concebido para analisar apenas questões constitucionais, volta e meia o STF se vê diante de processos envolvendo brigas de vizinhos ou batidas de automóveis". Nas alternativas abaixo, a posição do fragmento sublinhado foi alterada. Assinale a alternativa em que a alteração não interferiu no sentido do enunciado.
Volta e meia concebido para analisar apenas questões constitucionais, o STF se vê diante de processos envolvendo brigas de vizinhos ou batidas de automóveis.
Concebido para analisar, volta e meia, apenas questões constitucionais, o STF se vê diante de processos envolvendo brigas de vizinhos ou batidas de automóveis.
Concebido para analisar apenas questões constitucionais, o STF se vê, volta e meia, diante de processos envolvendo brigas de vizinhos ou batidas de automóveis.
Concebido para, volta e meia, analisar apenas questões constitucionais, o STF se vê diante de processos envolvendo brigas de vizinhos ou batidas de automóveis.
Concebido para analisar apenas questões constitucionais, o STF se vê diante de processos envolvendo, volta e meia, brigas de vizinhos ou batidas de automóveis.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2008
Questões da regência verbal condicionam o emprego do sinal indicativo da crase. No trecho a seguir, esse sinal foi empregado adequadamente: "A proibição à biografia de Roberto não pode significar uma brecha para a censura?" O emprego desse sinal também está adequado em uma das seguintes alternativas. Identifique-a.
Cada vez mais somos expostos à explorações de nossa privacidade. Graças à ela, é que podemos preservar nossa intimidade.
O brasileiro, desde muito cedo, começa à ter acesso à uma imprensa sensível à velha dicotomia entre público e particular.
À discussão a respeito da censura à imprensa convém termos acesso o mais rápido possível. A isso temos pleno direito.
Até onde à atuação das pessoas pode garantir a preservação da privacidade à que temos pleno direito?
Não podemos sujeitar-nos à censuras descabidas. Por sinal, à quem podemos atribuir o interesse por nos tirar o acesso à este direito?
Analise a pontuação do trecho seguinte: "Motivo alegado pelas autoridades: o estrangeiro não pode entrar porque é mutilado e tem mais de 60 anos de idade." Os dois pontos usados têm a função de indicar a introdução de uma:
conclusão.
explicação.
correção.
ressalva.
hipótese.
No trecho: "O STF poderia fazer algo semelhante para nortear a Justiça a respeito da velha dicotomia entre público e particular.", a opção pela forma verbal grifada sugere a pretensão do autor de:
fazer uma sugestão.
propor uma correção.
fazer uma ressalva.
expressar uma certeza.
confirmar uma hipótese.
No fragmento seguinte do texto, o autor usa adequadamente o verbo haver: "há muitas normas legais aplicáveis no julgamento de um determinado delito." Observe outros usos desse verbo e identifique aquele que está empregado segundo a norma padrão.
Caso hajam muitas normas legais aplicáveis no julgamento de um determinado delito, o que há de prevalecer depende da competência do advogado.
Houveram muitas normas legais aplicáveis no julgamento de um determinado delito. No final, havia apenas a competência do advogado ou a decisão do juiz.
Devem haver muitas normas legais aplicáveis no julgamento de um determinado delito, e o que pode prevalecer no final há de depender da competência do juiz.
Se haviam sido aplicadas muitas normas legais no julgamento de um determinado delito, o que houve no final dependeu da competência do advogado.
No caso de haverem muitas normas legais no julgamento de um determinado delito, haveria de prevalecer os julgamentos dos juízes.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2008
Observe a concordância dos verbos nos enunciados seguintes e identifique aquele em que essa concordância se fez conforme as regras da normapadrão.
No final do século XIX e início do século XX, notável presença de instituições e populações estrangeiras foram observadas na região da fronteira brasileira.
Segundo informações recentes, a construção de mais três escolas estão nos planos da Secretaria de Educação do Estado.
Segundo os analistas ambientais do Ibama, a ocupação urbana nas áreas limítrofes da reserva amazônica comprometeram os efeitos ecossistêmicos positivos da área.
O conhecimento existente sobre as leis brasileiras está disperso e a discussão e a identificação dessa questão devem constituir prioridade nacional.
A pesquisa sociológica levada a efeito por grandes projetos coletivos dos anos 70 confirmaram a hipótese sobre o caráter excessivo da legislação brasileira.
Na escrita de textos formais, convém atentar para certas regras da norma-padrão. Nessa perspectiva, assinale a alternativa em que se faz uma observação correta.
Diz-se: "Trata-se de um assunto repleto de nuances." Mas se deveria dizer: Tratam-se de assuntos repletos de nuances.
Diz-se: "volta e meia o STF se vê diante de processos envolvendo brigas de vizinhos". Mas se deveria dizer: Os tribunais se vêm diante de processos...
Diz-se: "há assuntos que deveriam ser abordados pelo Supremo." Também seria correto dizer: Existe assuntos que deveria ser abordados pelo Supremo.
Diz-se: !Até onde o interesse público se sobrepõe à vida privativa das pessoas?! Mas não estaria correta a formulação: Até aonde o interesse público se sobrepõe à vida privativa das pessoas?
Diz-se: "deve-se considerar que os famosos escancaram suas vidas pessoais." Também seria correto dizer: Devem-se considerar que os famosos escancaram suas vidas.
Analise o trecho seguinte: "Concebido para analisar apenas questões constitucionais, volta e meia o STF se vê diante de processos envolvendo brigas de vizinhos ou batidas de automóveis." Esse trecho (feitas as devidas alterações formais) poderia ter sido iniciado com a expressão conectiva:
Ainda que...
Uma vez que...
Tanto que...
Mesmo que...
Por mais que...
No fragmento de oração: "Estou assustada," (l. 01), compreendemos que antes da palavra "Estou" temos a palavra "Eu", mesmo que ela não apareça escrita. Assinale, CORRETAMENTE, a alternativa em que isso NÃO se verifica.
"Estou assustada,..." (l. 01).
"Procuro sempre ensinar,..." (l. 07).
"Não sei se estou conseguindo expressar o que sinto." (l. 05).
"Estou montando uma palestra..." (l. 12-13).
"Em que mundo vivemos?" (l. 11).
Na oração: "Em que mundo vivemos?" (l. 11), a forma verbal apresenta-se no tempo presente. Assinale, CORRETAMENTE, a alternativa em que essa forma verbal encontra-se no tempo futuro.
"Em que mundo vivíamos?"
"Em que mundo viveremos?"
"Em que mundo viveríamos?"
"Em que mundo vivêssemos?"
"Em que mundo vivermos?"
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...