Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2007
Assinale, CORRETAMENTE, a alternativa em que a palavra apresentada flexiona-se no plural da mesma forma que a palavra sublinhada em "Muitos outros acidentes aconteceram no nosso país e não foram noticiados." (l. 03-04).
"trânsito".
"filha".
"cor".
"mundo".
"namorado".
TEXTO 02 (Para as questões de 14 a 18)
A alternativa que contém uma palavra em que a regra para o uso do acento gráfico difere da regra que orienta a acentuação da palavra científica é:
"vítimas";
"impossível";
"cérebros";
"física";
"máquina".
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2006
TEXTO 01 (Para as questões de 01 a 13)
Observe os segmentos I e II, abaixo.
I. "... parte de nossas elites insiste em seguir o esquema dos antigos "amos ausentes"..." (l. 18-19).
II. "É enorme a capacidade de surpreender do conjunto de seres que formam as sociedades (...)." (l. 48-50).
Considerando-se a concordância verbal, de acordo com a Gramática Normativa, é CORRETO afirmar, em relação aos segmentos I e II:
em I, a concordância está incorreta, pois a forma verbal "insiste", que se apresenta na terceira pessoa do singular, deve concordar com "elites";
em II, a concordância está incorreta, pois a forma verbal "formam", que se apresenta na terceira pessoa do plural, deve concordar com "conjunto";
somente em I a concordância verbal está correta, porque o verbo "insistir", em sua forma "insiste", pode concordar com "parte de";
somente em II a concordância está correta, porque o verbo "formar", da maneira como está contextualizado, concorda com "seres";
"insistir" e "formar", nos respectivos segmentos, estão empregados em sua forma correta: em I, o verbo "insistir" pode ser empregado tanto no singular quanto no plural; em II, o verbo "formar" pode mesmo concordar com "seres".
TEXTO 01 (Para as questões de 01 a 13)
Observe a seqüência:
"Perplexa diante desse quadro muito grave, parte de nossas elites insiste em seguir o esquema dos antigos "amos ausentes"; ou seja, tenta manter-se à distância, cercada de muros, ..." (l. 17-21).
A expressão em destaque, introduz uma seqüência que tem por finalidade:
conferir veracidade à seqüência anterior;
esclarecer a idéia apresentada anteriormente;
opor-se ao que foi apresentado na seqüência anterior;
confrontar teses;
corrigir o pensamento expresso anteriormente.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2006
TEXTO 02 (Para as questões de 14 a 18)
É CORRETO afirmar em relação à seqüência: "...para dar "satisfação" às vítimas do crime." (l. 05-06) que:
a regência verbal está em desacordo com a norma culta porque "às vítimas do crime" deve anteceder "satisfação";
a regência verbal obedece às regras da Gramática Normativa, visto que o verbo "dar" exige um único complemento – objeto direto -, tal como se apresenta no trecho;
a regência verbal obedece às regras da Gramática Normativa, visto que o verbo %u201Cdar%u201D é transitivo direto e indireto, logo exige dois complementos, tal como se apresenta no texto ;
a regência verbal obedece às regras da Gramática Normativa, visto que o verbo "dar" exige um único complemento – objeto indireto -, tal como se apresenta no trecho;
a regência verbal não obedece às regras da Gramática Normativa, visto que o verbo "dar" é intransitivo mas, no texto, apresenta-se como transitivo indireto.
TEXTO 01 (Para as questões de 01 a 13)
No TEXTO 01, as idéias continuam inalteradas se substituirmos:
"Perplexa" (l. 17), por "excluída";
"desarranjos" (l. 01), por "transtornos";
informais" (l. 30), por "vulneráveis";
"desorientados" (l. 59), por "coresponsáveis";
"desafios" (l. 40), por "tarefas".
TEXTO 02 (Para as questões de 14 a 18)
Observe as seqüências I e II, abaixo.
I. "... ainda que não funcionem como computadores..." (l. 09-10)
II. "...Talvez atribuir culpa e responsabilidade, bem e mal, sejam constructos mentais de milênios de evolução." (l. 18-20)
Em I e II, os termos destacados podem ser substituídos, sem prejuízo para o sentido do texto, respectivamente, por:
"embora" e "Provavelmente";
"como" e "Efetivamente";
"se" e "Realmente";
"conforme" e "Jamais";
"para que" e "Provavelmente".
Língua Portuguesa - Frase, Oração e Período - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2006
TEXTO 01 (Para as questões de 01 a 13)
Observe esse trecho do quinto parágrafo do TEXTO 01, transcrito abaixo.
"Para Ignácio Izuzquiza, estamos acostumados a identificar a realidade com um particular sentido de solidez, com a rotina de todos os dias. Mas quanto mais sólidos nos sentimos, mais vulneráveis seremos para a surpresa."
Esse trecho é constituído por dois períodos que apresentam idéias:
iguais, em função do tema;
que não se opõem, porque ambas referem-se à solidez;
que se opõem, o que é lingüisticamente marcado pela palavra "Mas";
que se opõem, porque em nossa língua não é possível encadearmos idéias similares em períodos distintos;
idênticas, porque em nossa língua os períodos de um mesmo parágrafo não podem apresentar idéias divergentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...