Questões de Língua Portuguesa da Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Em 1911 o dinamarquês Niels Bohr sugeriu um modelo que se assemelhava a uma miniatura do Sistema Solar."

Escrita na voz passiva analítica, essa frase do texto passa a ter a seguinte construção:

  • A.

    Em 1911 sugeriu-se um modelo que era assemelhado a uma miniatura do Sistema Solar.

  • B.

    Em 1911 sugeriu-se um modelo que se assemelhava a uma miniatura do Sistema Solar.

  • C.

    Em 1911 o dinamarquês Niels Bohr sugeriu um modelo que devia ter-se assemelhado a uma miniatura do Sistema Solar.

  • D.

    Em 1911 um modelo que se assemelhava a uma miniatura do Sistema Solar foi sugerido pelo dinamarquês Niels Bohr.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

Há equívoco ortográfico em uma palavra da seguinte frase presente no texto:

  • A.

    Nela, os elétrons eram estudados não apenas como ondas voando soltas no espaço, mas também como confinadas numa certa região.

  • B.

    Com o avanço da Química e da Física do século 19, o conceito de átomo foi reevocado pelo inglês John Dalton.

  • C.

    Explicar as variações na energia emitida por objetos aquecidos, por exemplo, revelou-se muito difícil.

  • D.

    Ela envolvia cálculos muito complicados, o que era um problema.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Mas entender o átomo não era o único desafio para os físicos dos anos 1900."

Em cada alternativa abaixo, reescreve-se essa frase do texto. A nova redação não é bem sucedida do ponto de vista gramatical em:

  • A.

    Mas entender, para os físicos dos anos 1900, o átomo não era o único desafio.

  • B.

    Mas, para os físicos dos anos 1900, entender o átomo não era o único desafio.

  • C.

    Mas entender o átomo não era, para os físicos dos anos 1900, o único desafio.

  • D.

    Mas entender o átomo, para os físicos dos anos 1900, não era o único desafio.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Aqui se via a influência da Física de Newton: os físicos tendiam a imaginar as partículas como se fossem pequenas "bolas de bilhar".

Nessa frase, os dois-pontos são empregados como instrumento de coesão com a seguinte função:

  • A. Substituir o travessão.
  • B. Apresentar uma explicação.
  • C. Determinar uma especificação.
  • D. Vincular o aposto a seu referente.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

A alternativa em que cada palavra é acentuada graficamente devido a fundamentação distinta das demais é:

  • A.

    Idéias, há, é.

  • B.

    Próprio, tê-lo, elétron.

  • C.

    Porém, Demócrito, alguém.

  • D.

    Irlandês, ondulatória, água.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Para entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga." Dentre as modificações impostas a essa frase do texto, a que lhe altera o valor semântico original é:

  • A.

    Por entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.

  • B.

    A fim de entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.

  • C.

    No intuito de entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.

  • D.

    Com o fito de entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Uma vez descoberto o elétron, os físicos do começo do século 20 tinham de imaginar como ele se inseria no átomo."

Nesse segmento do texto, a expressão uma vez denota o seguinte valor semântico:

  • A. Modal.
  • B. Causal.
  • C. Temporal.
  • D. Consecutivo.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"As "bolinhas" deixaram o cenário de vez."

Nessa frase do texto, a locução de vez equivale semanticamente ao seguinte advérbio:

  • A. Eventualmente.
  • B. Oportunamente.
  • C. Esporadicamente.
  • D. Terminantemente.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Mas entender o átomo não era o único desafio para os físicos dos anos 1900." Nesse trecho do texto (sexto parágrafo), a palavra mas tem a seguinte função:

  • A.

    Introduz uma oração de valor semântico adversativo.

  • B.

    Vincula as idéias do parágrafo anterior com as do parágrafo seguinte.

  • C.

    Relaciona os fatos presentes em sua frase às informações anteriormente oferecidas.

  • D.

    Traça uma conexão opositiva entre o significado de sua oração e o do período seguinte.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"No século 6 a.C. os primeiros filósofos gregos chegaram à conclusão de que os objetos que viam ao seu redor seriam compostos por algo mais fundamental."

 Nessa frase do texto, o pronome possessivo atua como instrumento de coesão, correlacionando as seguintes palavras:

  • A. Redor e filósofos.
  • B. Redor e objetos.
  • C. Objetos e viam.
  • D. Seriam e viam.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...