Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"Em 1911 o dinamarquês Niels Bohr sugeriu um modelo que se assemelhava a uma miniatura do Sistema Solar."
Escrita na voz passiva analítica, essa frase do texto passa a ter a seguinte construção:
Em 1911 sugeriu-se um modelo que era assemelhado a uma miniatura do Sistema Solar.
Em 1911 sugeriu-se um modelo que se assemelhava a uma miniatura do Sistema Solar.
Em 1911 o dinamarquês Niels Bohr sugeriu um modelo que devia ter-se assemelhado a uma miniatura do Sistema Solar.
Em 1911 um modelo que se assemelhava a uma miniatura do Sistema Solar foi sugerido pelo dinamarquês Niels Bohr.
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
Há equívoco ortográfico em uma palavra da seguinte frase presente no texto:
Nela, os elétrons eram estudados não apenas como ondas voando soltas no espaço, mas também como confinadas numa certa região.
Com o avanço da Química e da Física do século 19, o conceito de átomo foi reevocado pelo inglês John Dalton.
Explicar as variações na energia emitida por objetos aquecidos, por exemplo, revelou-se muito difícil.
Ela envolvia cálculos muito complicados, o que era um problema.
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"Mas entender o átomo não era o único desafio para os físicos dos anos 1900."
Em cada alternativa abaixo, reescreve-se essa frase do texto. A nova redação não é bem sucedida do ponto de vista gramatical em:
Mas entender, para os físicos dos anos 1900, o átomo não era o único desafio.
Mas, para os físicos dos anos 1900, entender o átomo não era o único desafio.
Mas entender o átomo não era, para os físicos dos anos 1900, o único desafio.
Mas entender o átomo, para os físicos dos anos 1900, não era o único desafio.
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"Aqui se via a influência da Física de Newton: os físicos tendiam a imaginar as partículas como se fossem pequenas "bolas de bilhar".
Nessa frase, os dois-pontos são empregados como instrumento de coesão com a seguinte função:
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
A alternativa em que cada palavra é acentuada graficamente devido a fundamentação distinta das demais é:
Idéias, há, é.
Próprio, tê-lo, elétron.
Porém, Demócrito, alguém.
Irlandês, ondulatória, água.
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"Para entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga." Dentre as modificações impostas a essa frase do texto, a que lhe altera o valor semântico original é:
Por entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.
A fim de entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.
No intuito de entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.
Com o fito de entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga.
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"Uma vez descoberto o elétron, os físicos do começo do século 20 tinham de imaginar como ele se inseria no átomo."
Nesse segmento do texto, a expressão uma vez denota o seguinte valor semântico:
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"As "bolinhas" deixaram o cenário de vez."
Nessa frase do texto, a locução de vez equivale semanticamente ao seguinte advérbio:
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"Mas entender o átomo não era o único desafio para os físicos dos anos 1900." Nesse trecho do texto (sexto parágrafo), a palavra mas tem a seguinte função:Introduz uma oração de valor semântico adversativo.
Vincula as idéias do parágrafo anterior com as do parágrafo seguinte.
Relaciona os fatos presentes em sua frase às informações anteriormente oferecidas.
Traça uma conexão opositiva entre o significado de sua oração e o do período seguinte.
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"No século 6 a.C. os primeiros filósofos gregos chegaram à conclusão de que os objetos que viam ao seu redor seriam compostos por algo mais fundamental."
Nessa frase do texto, o pronome possessivo atua como instrumento de coesão, correlacionando as seguintes palavras:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...